Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Semelhanças entre Escape From New York e Metal Gear Solid podia ter resultado em processo

Mas John Carpenter não quis.

Hideo Kojima é um fã do filme Escape from New York, realizado por John Carpenter, de tal modo que incorporou várias homenagens e semelhanças em Metal Gear Solid. Acontece que essas homenagens e referências poderiam ter resultado num processo.

A ser entrevistado pelo Hollywood Reporter, John Carpenter, largou a curiosidade de que a CanalPlus, a empresa que detém parte dos direitos do filme (a outra parte pertence a Carpenter) queria abrir um processo legal contra Metal Gear Solid. Mas o realizador não quis avançar com a ação.

"A CanalPlus também queria ir atrás do jogo Metal Gear Solid, que uma espécie de imitação de Escape from New York, mas disse-lhes para não fazerem isso. Eu conheço o diretor desses jogos, e ele é um tipo porreiro, pelo menos para mim," disse Carpenter.

O filme Lockout de 2012 não teve tanta sorte. A CanalPlus abriu um processo acusando este filme de ser uma imitação de Escape from New York e o tribunal decidiu a ser favor.

O processo não foi muito lucrativo. O acordo ficou estabelecido nos 80 mil euros (dos quais 20 mil foram para Carpenter), mas a CanalPlus queria na realidade ser compensada em 3 milhões de euros.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários