Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Desmentidos activistas que diziam que Samus era transexual

Director de Metroid confirmou que Samus Aran é mulher.

Durante esta semana Brianna Wu e Ellen McGrody, activistas que lutam pelos direitos da comunidade LGBT, publicaram um artigo onde afirmam que Samus Aran, a protagonista de Metroid, era um personagem transexual. Como seria esperado o artigo gerou muita controvérsia na Internet, e os amantes dos videojogos rapidamente vieram a público desmentir esta informação.

Wu e McGrody argumentaram que num guia japonês de Super Metroid, Hirofumi Matsuoka, co-desenhador de Samus, afirmou que a protagonista do jogo não era mulher e usou o termo japonês nyūhāfu, um termo usado para definir personagens femininos com órgãos sexuais masculinos, para descrever Samus.

Já não é a primeira vez que isto causa controvérsia, em 2004 Sakamoto Yoshino, director de Metroid, Super Metroid e Metroid Fusion tinha sido questionado sobre o assunto onde garantiu que Samus é mulher.

A teoria de Wu e McGrody perde também força quando consideramos que Samus aparece como uma personagem feminina desde tenra idade em jogos como Metroid: Zero Mission e Other M. É também importante sublinhar que o manga oficial de Metroid menciona que Samus é mulher.

Read this next