Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Comic Workshop 2 - Análise

Editor visual sem mestre.

Um software quase só para profissionais das belas artes. Omite a envolvência e um acompanhamento mais orientado para certos objectivos.

Com o universo dos comics e manga tão conexo e quase parente directo dos videojogos (é verdade que ainda muito mais pode ser feito nessa aproximação, ao invés da quase nauseante insistência no cinema), a franquia Comic Workshop poderia dizer mais aos jogadores e titulares de uma 3DS do que Art Academy, muito mais focado na vertente clássica dos trabalhos visuais. Só que há uma diferença ainda significativa entre as duas produções, patente em factores como educação e aprendizagem. Enquanto que o último é muito mais compreensivo, expressivo, dialogante por força das aulas conduzidas com sapiência pelo mestre Vince, Comic Workshop 2 incorre no erro de muitos editores de imagem: oferece ferramentas e um editor mais alargado que o original, mas no fim é só o jogador, por sua conta.

O que faz de Art Academy uma sugestão irresistível no plano das artes visuais em plataformas portáteis como a 3DS não é só a produção e a autenticidade. Existe mais do que isso, nem que seja a condução muito segura e o incentivo constante dado ao aprendiz. De outra forma torna-se uma experiência algo vazia. Infelizmente é esse o traço mais patente de Comic Workshop 2, uma "app", se assim quisermos denominar, que dirá muito mais a quem saiba desenhar comics usando papel e um lápis. Os outros encontram um editor razoável e amplo, mas nunca o incentivo para os levar a descobrir o talento.

Existem bastantes técnicas e ferramentas, oferecendo autenticidade aos trabalhos, mas tudo depende do esboço e logo aí os principiantes ficam abandonados.

Aliás, percebendo a editora as limitações do original Comic Workshop, a sequela pode ser adquirida pelos titulares do original com um desconto de 40%. O editor e as ferramentas tocam os elementos essenciais para a criação de imagens ilustradas ao bom jeito da banda desenhada e manga, com uma interface algo simples e uma aplicação que ganha pela velocidade com que o nosso desenho é materializado. Se falharam o original e desconhecem em absoluto a série, poderão arriscar o manual interactivo, mas preparem-se. As explicações são meramente práticas e funcionais, nada envolventes e sem o carisma de um Art Academy, o que pode ser bastante aborrecido.

"a sequela pode ser adquirida pelos titulares do original com um desconto de 40%"

Por outro lado, não existem exemplos, nem metas, nem objectivos a atingir, o que dificulta ainda mais a tarefa a um principiante interessado no tema. Claro que é interessante descobrir técnicas como transparências, misturas de camadas, desenhos maiores e ferramentas que projectam os nossos desenhos, mas servem pouco se o nosso esboço é pouco mais do que um trapézio.

Comic Workshop 2 oferece algumas novidades face à produção anterior mas está longe de representar um jogo capaz de entusiasmar um forte leitor de comics e manga e levá-lo a encontrar a sua técnica de desenho, justamente por lhe faltar o imediatismo e um processo de aprendizagem acompanhado, como um curso, antes de deixar o jogador arriscar por si mesmo. Ao entregar o básico, omitindo um processo acompanhado para os principiantes, o jogo passa a ser quase um teste à sobrevivência, do qual só ficarão verdadeiros artistas, e mesmo esses sem grandes novidades à sua disposição.

Read this next