Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Swords and Soldiers II - Análise

Danados para o combate.

Humorístico, desafiante e divertido. Com vinkings destes vamos até ao fim do mundo, sem descobrir nada de novo, mas bem acompanhados.

Os vinkings continuam a fazer mossa, e a refastelarem-se em grandes banquetes, regando a goela com vinhos de rara espécie e comendo até mais não. O que não dispensam mesmo é o uso do machado de guerra. Em novos combates e sempre apoiados por um numeroso exército do qual emerge o seu chefe Redbeard, partem mais uma vez à conquista do mundo, enfrentando diferentes exércitos e facções; os persas e uma nova categoria composta pelos demónios. Este é mais uma vez o desejo da holandesa Ronimo Games, que começou por fazer da Nintendo Wii U uma primeira paragem - obrigatória - neste longo périplo que mais uma vez se oferece aos vikings. Se jogaram o primeiro capítulo da série - Swords and Soldiers -, não terão quaisquer dificuldades na adaptação à sequela. Os mandamentos do jogo são na sua maioria idênticos, embora com uma margem maior de soluções.

Aliás, o que torna este jogo divertido, é que mesmo tendo uma estrutura de estratégia, não é tão complexo como outras produções do tipo World of Warcraft ou Total War. É uma espécie de versão arcade dos jogos de estratégia, no qual facilmente gerimos as nossas unidades e opções durante as missões, através do ecrã táctil do Gamepad ou por via dos botões, sem descurar desafio e dificuldade. Torna-se por isso numa experiência mais cómoda, abreviada e acessível, removendo alguns dos obstáculos que tornam as experiências mais morosas e um autêntico sorvedouro de tempo. Aqui, a estrutura das missões permite curtos períodos de jogo, concentrados em batalhas e objectivos que promovem acções de grande intensidade e destreza mental, tudo isto emoldurado num belo design e proveitoso registo humorístico.

Nas facções, os demónios representam tudo aquilo que podemos esperar de criaturas vis: desde criaturas-bomba (rolam sobre pipos repletos de explosivos), até criaturas rastejantes, oriundas de locais infernais e cavernas, organizam-se com recurso a diferentes métodos. Já os persas, habituados ao calor e areia do deserto, seguem caminhos mais misteriosos. Conhecedores das mais belas técnicas arquitectónicas, projectam edifícios e estruturas descomunais, servindo-se ainda das artes mágicas para encontrar uma saída ou uma solução perante as mais diversas situações.

A acção desenrola-se da esquerda para a direita, através de uma linha em "scroll horizontal" que podemos percorrer usando o analógico direito, por forma a verificar o que acontece noutros pontos da área. A partir do momento que o exército entra em confronto a batalha toma lugar automaticamente, embora tenhamos algumas opções à disposição como a investida sobre alguns inimigos, usando ataques poderosos ou golpes especiais de um combatente viking. A formação de um exército mais poderoso depende dos recursos obtidos, nomeadamente o ouro, maioritariamente disponível nas cavernas controladas pelos demónios.

Ver no Youtube

Com recursos não só obtemos mais poderes (por via do aumento de manã, oriundo de construções que possibilitam um incremento do contador) como podemos "fabricar" mais soldados, enfrentando vagas maiores e mais poderosas de inimigos. O resultado é um combate cada vez mais caótico e frenético. Se a isso juntarmos os múltiplos objectivos por missão, encontramos um desafio bastante exigente mas nunca frustrante, sempre com novas opções à disposição. Muitas vezes a dificuldade está em tomar as decisões correctas no pouco tempo disponível. Basta uma opção menos acertada para perigar imediatamente a missão, terminando assim que a base de uma facção em confronto seja derrubada.

Swords and Soldiers 2 mantém a estrutura refrescante que fez do original um jogo muito apreciado pelos jogadores e globalmente apreciado pela crítica. Sem um modo online com opções para multiplayer a nível local, não deixa de contornar uma experiência algo limitada, mas mesmo assim bastante divertida, desafiante, com bom humor e um design apelativo e sólido. Vale pela estrutura menos complexa da gestão e pelo ritmo elevado da acção, obrigando a uma tomada de decisões muito rápidas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários