Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

CD Projekt fala sobre as mudanças gráficas de The Witcher 3 ao longo do seu desenvolvimento

E o impacto que as versões consola tiveram no desenvolvimento do jogo.

Um dos temas mais falados ao longo das últimas semanas foram as mudanças visuais que teve a versão final de The Wticher 3: Wild Hunt em relação ao que foi mostrado há dois anos no trailer dos VGX, onde os efeitos e outros elementos gráficos mostravam uma qualidade superior.

Em entrevista com os nossos colegas britânicos do Eurogamer, a CD Projekt falou sobre o assunto e explicou o que aconteceu na verdade.

De referir que o estúdio anunciou que enviaram hoje uma grande actualização com mais de 600 mudanças, entre elas várias melhorias a nível gráfico, que terá de passar o processo de certificação, e que por isso deverá demorar uma semana para ser lançada.

Vai também ser possível editar no PC os ficheiros .ini onde será possível ajustar a densidade da vegetação, melhor os efeitos de pós processamento e aumentar a draw distance, entre outras coisas. Esta possibilidade chegará antes da grande actualização acima mencionada.

Quando questionaram Marcin Iwinski, um dos fundadores da CD Projekt, se a versão consolas limitou o jogo no PC, ele respondeu que, "Se as consolas não estivessem envolvidas em The Witcher 3, o jogo não teria sido feito desta forma."

"As coisas não são assim tão simples, porque as versões consola permitiram-nos ir mais longe nas nossas possíveis vendas, conseguiram que obtivéssemos um orçamento maior para o jogo que investimos no desenvolvimento deste mundo gigantesco".

"Sim, provavelmente tínhamos conseguido uma melhor qualidade gráfica se tivéssemos desenvolvido o jogo apenas para o PC, já que não teríamos tido as limitações, estaríamos focados só nisso, tal como se nós tivéssemos desenvolvido o jogo apenas na Xbox One ou na PS4, mas se calhar não conseguiríamos fazer um jogo desta envergadura."

Quanto às mudanças que o jogo sofreu a nível gráfico, Iwinski comentou que houve uma grande variedade de problemas técnicos.

"Se olhares para o processo de desenvolvimento, criámos uma versão para apresentar ao público e quando a experimentámos, tinha um aspecto surpreendente."

"Nessa altura estávamos muito longe de completar o jogo. Então pusemos isso no mundo aberto do jogo e independente da plataforma, foi como 'Oh, raios, isto realmente não funciona'. Mas já o tínhamos apresentado, agora tínhamos que fazê-lo funcionar. E tentámos fazê-lo funcionar num mundo com uma escala gigantesca. Esta é a natureza do desenvolvimento de jogos".

Para além disso, Adam Badowski, chefe do estúdio, confirmou que o que foi mostrado no dito trailer foi capturado directamente de uma versão jogável do PC, esclarecendo que não se tratava de um vídeo pré-renderizado.

"Isso é indiscutível. Se as pessoas vêm mudanças, não há nada para discutir. Podemos ter tomado uma má decisão ao mudar o sistema de renderização, porque mudámos isso depois do trailer dos VGX," contou Badowski.

Ao que parece eles tinham em cima da mesa dois possíveis sistemas de renderização, mas acabou por ficar o actual porque fazia com que o jogo tivesse melhor aspecto tanto de dia como de noite, enquanto que o outro requeria muita iluminação dinâmica, algo que para um mundo aberto enorme não era viável.

Ver no Youtube

Quanto ao fumo e ao fogo realista presente no trailer dos VGX, este usava um sistema global de transparências que sem o DirectX 12 não funcionava muito bem, por isso decidiram descartá-lo para focarem-se noutras coisas, como certificarem-se de que as 5 mil portas de Novigrad funcionassem correctamente.

"As pessoas dizem que a versão de 2013 era melhor, mas o certo é que foram feitas uma grande variedade de melhorias desde então," apontou Platkow-Gilewski, produtor da CD Projekt. "O tamanho do mundo, o rácio de fotogramas por segundo..."

Badowski confirmou e mostrou-se satisfeito com o desempenho que conseguiram com o jogo, já que é a primeira vez que o estúdio está a receber felicitações pela boa optimização de um jogo.

"Se calhar não deveríamos ter apresentado esse trailer, não sei, mas não sabíamos que isso não iria funcionar, não foi uma mentira ou algo mal intencionado, é por isso que não comentamos activamente sobre isso," continuou Iwinski.

"Não estamos de acordo que tenha havido um downgrade, mas é a nossa opinião e os jogadores podem ter outra opinião. Se alguém decidiu comprar o jogo pelo que viu em 2013, lamentamos profundamente e estamos a discutir como podemos compensá-los porque isso não é justo."

"Queremos sublinhar que estamos a trabalhar continuamente na versão PC e iremos adicionar muitas coisas. Demonstrámos no passado que apoiamos os nossos jogos e estaremos atentos às opiniões que recebamos para fazê-lo melhor."

A CD Projekt disse também que está totalmente contra as criticas de alguns jogadores que dizem que o estúdio tentou esconder o jogo.

"Não tentámos esconder nada, não podes esconder o que as pessoas podem comparar e ver tão facilmente," disse Badowski.

"Para aqueles que ainda não estão decididos a 100% quanto à aquisição do jogo, eu convido-os a esperar para ver o que iremos lançar nas próximas actualizações," concluiu Iwinski.

Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários