Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Star Wars Pinball: Heroes Within - Análise

Novas mesas para os dois lados da força.

Zen Studios cumpre a promessa, entregando 4 novas mesas. Uma boa opção para os fãs do pinball.

Se a indústria das mesas pinball tivesse a pujança de outros anos, a Zen Studios provavelmente teria uma participação na produção destes jogos para lá do mercado digital, onde é praticamente rainha e senhora por esta ocasião. É difícil encontrar uma produtora tão embrenhada nestes jogos (e cada vez mais uma cultura de nicho, nas mãos de coleccionadores e entendidos sobre a matéria). Muito focada neste particular sub-género desde a geração passada e não obstante dirigir as suas produções a uma audiência bem específica, o retorno dos fãs neste produto é quase sempre assegurado.

Vem isto a propósito do DLC da saga Star Wars Pinball, e dos descontos aplicados desde 4 de Maio, a data de comemoração da saga Star Wars e que abrange as novas mesas baseadas nesse particular universo, com o mesmo detalhe e rigor aplicados nas primeiras mesas de Star Wars Pinball. De certa maneira é um regresso que deixa não só orgulhosos os produtores, por mais uma vez trabalharem com contextos, músicas e arte tão populares e icónicas (da saga Star Wars), como também o é para os fãs, que podem ter a certeza de mais um trabalho em sintonia com as suas expectativas.

DLC composto por 4 mesas, em detrimento das 3 anteriormente disponibilizadas.

Heroes Within está disponível para uma grande variedade de plataformas: PlayStation 4, PlayStation 3, Vita, PC, iOS, Steam e, agora, também, na Nintendo Wii U, a versão que aqui vos trazemos. À semelhança da anterior oferta nas plataformas que primeiramente receberam o conteúdo, também na Wii U poderão descarregar quatro mesas adicionais pelo preço de 9,99 euros, o que dá sensivelmente 2 euros e meio por mesa, um valor deveras convidativo.

O conjunto inclui o seguinte: Han Solo, Star Wars Episode IV - A New Hope, Star Wars Pinball Droids e Star Wars Pinball Masters of the Universe. A atmosfera destas mesas está muito bem conseguida, numa representação muito assertiva e fiel dos momentos e filmes em questão, especialmente dentro, a partir do momento em que o esférico rola e faz tilt nas molas, com uma série de construções e missões bem criadas. Mas a música é o ponto inicial de maior apelo, algo que nos deixa motivados, antes mesmo de começarmos a "trabalhar" para a pontuação.

Ver no Youtube

Em Han Solo, por exemplo, as deixas principais estão presentes: das ordens emitidas a Chewbacca até à missão para destruir a Death Star, os principais momentos estão lá. Além disso existe um grande "Millennium Falcon" mesmo ao meio, na posição posterior da mesa, que a dada altura se abre apresentando um pequeno mini-jogo. Em Pinball Droids terão que ir a Tatooine resgatar C-3PO e R2-D2 das mãos de Jawas, com bastantes momentos pelo meio. A New Hope será imediatamente reconhecida pelos fãs, especialmente em termos de música e sonoridades, numa execução muito bem materializada, especialmente pela incorporação das principais cenas do filme. Por fim, Masters of The Force, uma espécie de representação do universo Star Wars pela interpretação da Zen Studios. Com uma mesa dividida entre o lado "dark" e "light", o jogador irá cumprir missões para Palpatine ou Master Yoda, onde não faltarão pontos de exploração.

Quanto às opções e modos de jogo, Heroes Within conta com o mesmo formato das primeiras mesas, permitindo que o jogador reúna pontos para um dos lados da força, podendo mudar a qualquer altura. A autonomia de cada uma das mesas é um ponto que dá qualidade ao "pack", pelas diferenças patentes e quantidade de missões, num trabalho que globalmente capta muito bem o sentido e dimensão da série Star Wars. Ainda assim, trata-se de um jogo que dirá sempre mais aos fãs e amantes de pinball, com aqueles factores sorte e perícia conjugados de forma particular, pois só assim é que poderão pular pelas missões e atingir scores elevados. Não sendo adeptos de pinball é provável que o interesse seja residual e aí o incentivo da aquisição poderá depender da relação que nutrem com a série cinematográfica.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários