Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mighty Gunvolt - Análise

Mega Man renascido em 8 bit.

Enquanto não chega Mighty Nº 9, Mighty Gunvolt devolve a nostalgia e desafio de Mega Man. O conteúdo é escasso, mas a onda é boa e gratuita.

Mega Man é uma das minhas séries favoritas do período 8 bit, embora as edições para a SNES também sejam muito interessantes, assim como as posteriores, na Saturn, apesar do escasso número de cartuchos postos no mercado, pela Capcom, em meados dos anos 90, ser um dos factores impulsionadores para os preços exagerados com que muitos são colocados à venda. Já recentemente, apreciei ainda o desenvolvimento de Mega Man 9 e 10, num regresso às origens muito bem concebido, pela mão da Inti Creates, a mesma produtora que lançou no mercado japonês e americano, em 2014, este Mighty Gunvolt, gratuito na compra de Azure Striker Gunvolt (os dois exclusivamente para a 3DS), ainda que por um período limitado.

Gunvolt em acção.

Entretanto, em Abril, no decurso da última Direct, a Nintendo anunciou a chegada de Mighty Gunvolt e Azure Striker Gunvolt à Europa. Ambos os jogos foram lançados sem alterações face às publicações anteriores, pelo que o conteúdo é o mesmo, e em termos de estratégia de venda, o processo também não teve alterações. Assim, se optarem por comprar Mighty Gunvolt apenas, terão de pagar 3,49 euros. Mas se quiserem antes o jogo Azure Striker Gunvolt para a 3DS, terão a possibilidade de obter Mighty Gunvolt de forma gratuita, obtendo para isso um código de download, que vos será enviado para o mail da vossa Nintendo Network, tendo para isso que comprar o jogo até ao dia 2 de Julho, uma oferta muito tentadora, sem dúvida, especialmente sendo fãs dos jogos de plataformas e acção editados pela Capcom nos anos oitenta e noventa.

Na verdade, as semelhanças de Mighty Gunvolt com Mega Man são grandes, não fosse a Inti Creates ser uma produtora maioritariamente constituída por antigos programadores da Capcom, sobretudo os que trabalharam nas primeiras produções da série (o estúdio foi criado em 1996). Mighty Gunvolt é um jogo de design puramente 8 bit. Muita acção, plataformas, armas, variedade de inimigos e personagens seleccionáveis, constituem o prato forte do jogo. A única entrave, ainda significativa, desta experiência altamente revivalista, é a escassa dimensão do jogo, constituído unicamente por 5 níveis, que não levam muito tempo a serem percorridos, nem serão porventura dos mais difíceis. O teste maior é na luta contra os bosses.

Quanto à banda sonora, talvez não se encontre ao nível dos primeiros Mega Man, mas acaba por acompanhar bem os momentos de maior intensidade.

A estrutura do jogo é simples, oferecendo uma organização típica e algo básica de plataformas e posicionamento dos inimigos, mas bem conseguida e minimamente desafiante. Os fundos não são muito trabalhados, os sprites são moderados e nem é de esperar outro desenvolvimento no quadro visual, quando está em causa uma obra sustentada na geração 8 bit. A versatilidade encontra-se na selecção das três personagens elegíveis: Beck, de Mighty Nr. 9, Ekoro e Gunvolt, talvez a personagem padrão para a maioria dos jogadores, atendendo ao seu duplo salto e ataque permanente como uma comprida lança capaz de neutralizar os inimigos à distância. Por seu turno, Ekoro, o anjo da série japonesa Gal Gun revela algumas semelhanças com Pit (Kid Icarus), enquanto que Beck destaca-se pelo "dash".

É interessante descobrir qual a personagem que se molda melhor aos vários níveis disponíveis, algo que acontecia com Mega Man depois de ficarmos na posse da arma do boss. Essa exploração é interessante, mas não tarda até que fiquem com a sensação de terem visto tudo o que o jogo tem para oferecer, ainda que o jogo funcione como ponte para Azure Striker Gunvolt, oferecendo alguns bosses que irão defrontar mais tarde. Apesar da simplicidade e limitação em termos de conteúdo, Mighty Gunvolt é um jogo de cariz retro, apelativo e desafiante. Sem um preço muito elevado para o que oferece valerá a pena a sua obtenção por via do código descarregável gratuito.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários