Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Molyneux diz que falar à imprensa sobre ideias é um erro

E relembra o tempo em que falou de Fable pela primeira vez na E3.

Peter Molyneux fez a sua primeira aparição pública depois da controvérsia de fevereiro em torno do jogo Godus, que falhou em cumprir com as recompensas prometidas na página do Kickstarter.

Segundo relatos do GamesIndustry.biz, Molyneux não abordou o tema de forma directa durante o evento Dubrovnik Reboot Festival, mas falou sobre o problema que tem sofrido ao longo da sua carreira: as promessas não cumpridas.

"Naquela altura eu comecei a cometer esse erro terrível," disse Molyneux relembrando quando falou sobre Fable pela primeira vez na E3. "Cometi o erro vezes sem conta, e se eu voltar a fazer isso provavelmente continuarei a cometê-lo, o erro que eu cometi foi ter falado à imprensa sobre as minhas ideias. Como podem ver, de uma perspectiva de desenvolvimento interactivo, a ideia que se tem no momento parece a coisa mais excitante de sempre. Parece que vai encaixar bem, mas por vezes tens de descartá-la."

Molyneux contou que a sua função era fazer com que a imprensa na E3 ficasse entusiasmada com o jogo, por isso ele falou sobre as ideias que gostaria de ver em Fable. Por exemplo, ele contou que gostaria que o mundo fosse capaz de evoluir a um ponto onde se um jogador plantasse uma bolota, com o tempo, ela cresceria até se tornar numa árvore.

"Para mal dos meus pecados, isso transformou-se em notícia de primeira página. Fable vai ter bolotas que crescem até se tornarem árvores. E é claro que não teve. O resultado é que toda a gente saltou para cima disso. As pessoas ficaram tão chateadas. É por isso que tens de ter cuidado com a imprensa. Eu não estava a mentir, mas as pessoas disseram logo 'Isso é uma fraude, devias ser preso'".

"O mesmo está a acontecer nos dias de hoje. Existem centenas de indies, e há apenas uma escolha do editor. Esse é o problema, tens de conseguir que o mundo fique entusiasmado com o teu jogo. Se isso significar ter de falar sobre bolotas e carvalhos para tentar ficar à frente dos outros, talvez o devas fazer. Pessoalmente, nunca irei fazer isso de novo."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Fable

Xbox Series X/S, Xbox, PC

Fables

PC

Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários