Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Rockstar conta que a versão PC de GTA 5 esteve sempre planeada

Desenvolvimento inicial da versão PC foi feito em paralelo com as versões PS3 e Xbox 360.

Apesar de GTA 5 no PC chegar apenas 18 meses após o original e 5 meses após a versão da nova geração de consolas, a verdade é que a versão PC tem estado em desenvolvimento durante este tempo todo e virá com uma série de características únicas, para além dos gráficos mais detalhados e uma maior fluidez de jogo.

"Nós iríamos trazer sempre GTA 5 para o PC. Planeámos desde o primeiro dia a versão PC e tomámos decisões técnicas baseadas no facto que iríamos fazer uma versão PC," contou um dos produtores da Rockstar North ao PC Gamer.

"Apesar de começarmos o desenvolvimento da versão PC muito cedo, decidimos focarmos primeiro a nossa atenção na PS3 e Xbox 360 para conseguirmos puxar o máximo que podíamos, antes de virarmos a nossa atenção para as versões Xbox One e PS4," continuou.

"E depois usando a arquitectura partilhada suportada pelas novas consolas ajudou-nos a trabalhar na versão PC e a puxar o jogo o máximo possível, sabendo que tínhamos a oportunidade de fazer o jogo parecer-se e sentir-se melhor do que nunca."

O presidente da Rockstar Toronto, Kevin Hoare, disse que durante estes anos a produtora mudou a forma como desenvolvem jogos para o PC. Neste momento já não se fazem adaptações de consola para PC, muito pelo contrário, têm sempre por base o PC quando desenvolvem cada versão. Por isso devido às semelhanças das novas consolas com o PC, a produtora teve a tarefa bastante facilitada quando adaptou o jogo para a PS4 e Xbox One.

"Nós sabíamos que eventualmente iríamos criar a versão PC por isso o desenvolvimento inicial foi feito logo em paralelo com as versões consola," disse Hoare.

"Na verdade, algumas das preparações iniciais que fizemos para o PC, como os 64 bit e o suporte para o DX11, compensaram de forma muito generosa quando as arquitecturas da PS4 e Xbox One foram anunciadas."

Hoare contou que isso tornou o processo de transição para as novas consolas muito mais fácil e que os artistas já estavam preparados para criar o jogo nas resoluções mais altas do PC. Ele acrescentou também que foi incrível a Rockstar ter conseguido levar um jogo que já era espectacular na velha geração, desenvolver uma fantástica versão da nova geração de consolas e torná-lo ainda melhor no PC.

Grand Theft Auto V chega ao PC amanhã, dia 14 de abril. As versões PS3, Xbox 360, PS4 e Xbox One, já estão disponíveis.

Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto V

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários