Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Criador de Bloodborne conta alguns detalhes da sua vida

Miyazaki conta como ICO serviu de inspiração para entrar no mundo dos videojogos.

Hidetaka Miyazaki, criador da série Souls e do tão falado Bloodborne, revelou alguns detalhes interessantes da sua vida e de como chegou até à From Software.

Ele contou que cresceu num meio extremamente pobre, e que os seus pais nem sequer tinham dinheiro para comprar livros, o que o forçava a contentar-se com o que conseguia ler na biblioteca. E isso fez com que crescesse um pouco apático, sem sonhos nem quaisquer tipo de ambições.

Apesar de na altura os videojogos já lhe chamarem a atenção, Miyzaki estudou Ciências Sociais na Universidade de Keio, e apesar de antes de terminar o seu curso ter ponderado procurar trabalho na indústria dos videojogos, acabou por trabalhar naquilo para que tinha estudado.

Vários anos mais tarde relembrou que uns amigos deram-lhe a conhecer ICO, e que foi nessa altura que ele despertou para as possibilidades do meio e decidiu que queria fazer o seu próprio jogo. Por isso começou a procurar trabalho na indústria, com 29 anos e sem qualquer experiência, nenhuma companhia lhe dava trabalho.

Até que surgiu a From Software onde entrou como programador a ganhar 80% menos do que ganhava no seu trabalho anterior. Ali encontrou um projecto com problemas, chamado Demon's Souls. Um jogo que o estúdio não conseguia fazer com que funcionasse. Miyazaki mudou tudo e deu forma ao jogo que conhecemos hoje em dia.

Demon's Souls teve uma recepção desastrosa no Tokyo Game Show e inicialmente as vendas também não foram muito boas, mas a palavra espalhou-se, com uma comunidade forte em torno do jogo, onde os jogadores mais experientes escreviam guias e partilhavam a sua sabedoria nos fóruns, o jogo aos poucos foi-se vendendo, acabando por encontrar meses mais tarde uma editora para o ocidente.

De programador, Hidetaka Miyazaki é agora o presidente da From Software.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Bloodborne

PS4

Dark Souls 2: Scholar of the First Sin

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

See 1 more

Demon's Souls

PS5, PS3

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários