Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Seirēn - Análise

Um robusto microfone multi-funções.

É um microfone de design atraente e boa qualidade de gravação para uso profissional, mas o preço é exagerado.

A minha primeira impressão ao pegar na caixa que trazia o Razer Seirēn foi de surpresa. Era pesada, demasiado pesada para trazer apenas um simples microfone. Certamente a caixa deve estar cheia de acessórios, pensei eu. Mas não, estava enganado. O peso na sua maioria podia ser atribuído Razer Seirēn, que logo a partir do momento que peguei nele pareceu-me o produto mais robusto desta marca. A carcaça do microfone é feita de metal robusto e denso, o que justifica o peso que sentia na caixa. Dificilmente este microfone cai da secretária com um abanão, e mesmo que caísse, é tão duro que provavelmente resistiria à queda sem problemas.

A Razer descreve o Seirēn como um microfone de qualidade profissional capaz de várias funções. Podem utilizá-lo para gravar clips de voz, transmissões em direto, gravar instrumentos, realizar podcasts e chamadas em conferência, entrevistas, cantar e tudo o resto que possam querer fazer com um microfone. Qualquer microfone é capaz de qualquer destas funções, a diferença está na qualidade. O Seirēn tem quatro modos que servem para as várias funções. Alternar entre cada um dos modos é fácil, basta rodar o botão atrás e conferir o modo ativado no pequeno ecrã LED frontal.

Os quatro modos do Razer Seirēn são: Cardioid, ideal para gravar clips de voz para vídeos, podcasts e transmissões em direto; Stereo, indicado para cantar e gravar instrumentos; Omnidirectional, para chamadas em conferência e situações em que seja necessário captar a voz de várias pessoas; e Bidirectional, o modo de excelência para gravações a dois, em que o som vem de duas direções diferentes. Através destes quatro modos de alternação fácil o microfone cobre todos os usos possíveis que lhe queiram dar, mas no nosso caso, gravar voz para colocar em vídeos e realizar transmissões em direto são as funções que mais nos interessam.

A Razer é tradicionalmente que faz acessórios para videojogos. O Razer Seirēn também serve para videojogos, mas a sua utilidade vai além desta área, o que mostra que a companhia está a tentar alargar o público interessado nos seus produtos. O seu foco continua a ser os videojogos, mas novos produtos como a pulseira Razer Nabu são uma evidência que a Razer quer esticar os seus horizontes.

Para utilizador comum, os quatro modos podem ser inicialmente ligeiramente difíceis de perceber, mas essencialmente o que fazem é focar o microfone nos sons vindos das direções desejadas e filtrar os sons indesejados em redor. O modo Cardioid foca-se nos sons que atingem a parte frontal do Microfone, de onde vem a voz do interlocutor, e diminui a captação dos sons de outras direções. Apesar deste modo e da existência de um botão para regular a sensibilidade, o Razer Seirēn ainda capta ruídos indesejados, mesmo quando a sensibilidade está no mínimo.

Um exemplo em que esta sensibilidade se torna prejudicial é gravar voz enquanto simultâneamente jogamos. Até com a sensibilidade no mínimo possível o microfone da Razer captava claramente o som do clique do rato, já para não falar do teclado (com um teclado mecânico, ainda pior). Contudo, excluindo esta falha que exige uma preservação máxima de silêncio na área na qual estão a gravar, a qualidade de gravação é estupenda. O microfone capta a voz nitidamente e graças a uma entrada 3.5 mm na parte inferior podemos ouvir a gravação em tempo real com zero latência.

Os quatro modos de captação de áudio.

"O microfone capta a voz nitidamente e graças a uma entrada 3.5 mm na parte inferior podemos ouvir a gravação em tempo real com zero latência."

Como é costume com os produtos da Razer hoje em dia, o software Razer Synapse vem por acréscimo. Enquanto noutros produtos este software tem funções úteis e outras até engraçadas, as únicas opções que há para o microfone é controlar o bit rate, que vai até 24bit, e o sample rate, que vai até 192kHz. Facilmente consigo pensar em outras funções que poderiam ser adicionadas, como um modificador para a voz e filtros para aqueles sons indesejados que fazemos enquanto falámos (já que o Pop Filter é um acessório que tem que ser comprado à parte).

O calcanhar de Aquiles do Razer Seirēn é o preço praticado. O microfone custa 179 euros. Há que entender que não é um produto para o utilizador comum, mas antes para aqueles que se querem dedicar seriamente à gravação de voz para vídeos, transmissões em direto e entrevistas. No fundo, é um produto para uso profissional, tal como a Razer aclama, no entanto, mesmo para profissionais existem alternativas tão boas mas mais baratas. Microfones como o Audio-Technica AT2020 e Blue Yeti também apresentam qualidade e custam menos do que o Seirēn (ainda assim são caros, qualquer um dos dois custa mais de 100 euros).

Apesar disto, o Razer Seirēn deixa impressões positivas. É um microfone com materiais de construção de qualidade, design simplista e atraente e fácil de usar. A qualidade das gravações é nítida, clara e fiel, mas peca pela sua ultra-sensibilidade que por vezes capta sons indesejados na área de gravação. Ultimamente, o seu preço é exagerado quando olhamos para os produtos da concorrência, que fazem o mesmo mas por menos dinheiro.

Read this next