Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Naga Epic Chroma - Análise

Um rato de MMOs para os mais exigentes.

Pagar mais de uma centena de euros por um rato não é uma ideia que passa pela cabeça de muitos jogadores. Facilmente com esta quantia podiam comprar um bom rato tradicional e ainda ficavam com dinheiro para comprar um ou dois jogos novos. Mas o Naga Epic Chroma não é um rato para qualquer um, tem um público muito especifico em mente cuja a elite está disposta a pagar este valor por um produto que facilite o seu desempenho.

Com 19 botões ao alcance da vossa mão direita, o Naga Epic Chroma é um dos melhores ratos disponíveis para os género dos MMO. Como os jogos deste género têm tendência para ter um número ridículo de habilidades, os 12 botões laterais deste rato facilitam imenso o acesso a cada uma delas, e como todos estão a uma curta distância do polegar, o processo de ativar as habilidades também é mais rápido.

Utilizar os botões laterais para ativar as habilidades em vez dos números em linha do teclado é estranho ao início para quem não está habituado, mas depois de algumas horas a jogar, não se quer outra coisa. Acima de tudo, um rato com tantos botões representa liberdade para criarem os vossos próprios esquemas de controlos. Com o Naga Epic Chroma não só libertam várias teclas do teclado como têm liberdade na vossa mão esquerda para fazer outras coisas.

A funcionalidade é importante, mas este rato também é extremamente confortável e adapta-se de forma incrível à palma da mão. O material usado na construção tem uma agradável textura áspera e torna fácil de limpar qualquer sujidade, o que é um ponto positivo para quem sua das mãos ou tem o vício de ir comer para o computador. Do lado direito, existe uma cavidade construída especificamente para repousar o dedo anular e mais abaixo foi colocada uma borracha aderente para o dedo mindinho.

Reparem que os botões laterais são côncavos para que consigam carregar melhor neles.

Além do que já foi mencionado, a roda do rato tem pequenas saliências para que o dedo nunca escorregue na sua utilização mas é feita de uma borracha suave para que a pele da ponta do dedo nunca fique desgastada. A própria roda, indo mais além da sua função normal, esconde três botões: para aceder ao primeiro basta clicar na roda, enquanto os outros são ativados se a empurrarem para a esquerda e direita. Atrás da roda estão mais dois botões. Feitas as contas, temos portanto os dois botões principais, doze do lado esquerdo, e mais cinco no meio.

Até agora o que leram são pequenas afinações feitas relativamente ao modelo anterior, o que pode parecer insignificante, mas melhoram aquele que já era um rato considerado com uma das melhores opções para quem um produto dedicado a MMOs. Mas à vista desarmada, o que há de novo no Naga Epic Chroma é a ausência de fios e a possibilidade de personalizar as cores do logótipo, botões laterais e roda. A personalização de cores é uma adição puramente estética sem qualquer utilidade real, mas não deixa de ser um capricho engraçado brincar com os diferentes esquemas de cores (a razer afirma que podem escolher mais de 16 milhões de cores diferentes!).

Um rato Wireless é ideal para quem tem fobia a fios ou para quem quer utilizar o PC num segundo ecrã que se encontra distante da Torre (como acontece no meu caso). Se têm um animal de estimação traquinas, também podem evitar que o fio seja roído. Mas de outra forma, se não pretendem levar o rato para outro lado que não seja a secretária, ser wireless ou não pouca diferença faz em termos práticos. A única desvantagem é ter que carregar a bateria. O Naga Epic Chroma tem uma longevidade de cerca de 20 horas e por pré-definição, entra num modo repouso algum tempo após estar parado, ajudando a poupar a energia. Neste modo, o rato não fica completamente desligado, basta movê-lo um pouco para funcionar novamente. Em alternativa, para poupar energia ao máximo podem desligá-lo num interruptor localizado na parte inferior.

"Um rato com uma precisão e responsividade surreal, compatível com qualquer género de jogo"

O Naga Epic Chroma traz uma dock com uma base aderente que se liga ao PC por USB para colocar o rato a carregar. É possível recarregar o rato enquanto estão a usá-lo caso seja preciso. Basta retirar o cabo USB da dock e ligá-lo à parte frontal do rato, onde encaixa perfeitamente. Seja ligado por cabo ou por Wireless, a Razer aclama que o Epic Chroma é capaz, em qualquer uma das situações, de uma resposta de 1 milissegundo (mais rápido do que conseguem pestanejar). Juntem isto ao seu sensor 4G de 8200dpi e têm um rato com uma precisão e responsividade surreal, compatível com qualquer género de jogo, até mesmo um FPS, onde estes dois factores são importantes.

Como outros produtos da Razer, o acesso a um grande leque de definições está dependente da instalação do Razer Synapse, que é o programa a que terão de aceder para personalizar as cores, ajustar a sensibilidade e aceder a muitas outras opções. O programa inicia automaticamente com o Windows, o que é irritante, mas a sua utilidade acaba por superar este incómodo.

Quanto mais usava o Naga Epic Chroma, mais dele gostava. Voltar a jogar Star Wars: The Old Republic com o meu antigo rato simplesmente não foi a mesma coisa. Ao princípio estranhei a quantidade absurda de botões, depois já não me dava sem eles. É verdade que qualquer rato cumpre o serviço para jogar, mas para os mais exigentes, e para quem pode e está disposto a pagar o preço de 129.99 euros, o Naga Epic Chroma é um produto completo com excelente desempenho. Encontrar algo mais barato é fácil, mas melhor é difícil.

Read this next