Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Última atualização de Assassin's Creed Unity aumenta a performance

Maiores ganhos na PS4 - mas a Xbox One também beneficia.

Assassins Creed Unity teve um tempo difícil desde o seu lançamento no final de outubro. Apesar de uma substancial atualização no dia de lançamento e atualizações adicionais, o jogo continuou a ser atormentado por problemas de performance, glitches e bugs. O nosso teste recente à terceira atualização - que prometeu melhorias no rácio de fotogramas - mostrou algumas mudanças muito suaves na fluidez total do jogo, mas os resultados foram amplamente inconclusivos.

Na semana passada, a Ubisoft lançou a quarta atualização designada especificamente para resolver problemas de performance nas consolas. Ocupando 6.5GB, a atualização inclui o que o produtor se refere como um renovação de Paris, além de outras correções de bugs e melhorias de frame-rate. A boa notícia é que a performance é realmente um pouco melhor em ambas as consolas, com a PS4 a sair particularmente beneficiada com a atualização. Em particular, cenários com centenas de NPCs correm mais suavemente do que antes. Enquanto cai para 20 fps o motor ainda é muito sobrecarregado, mas tirando essas situações, vemos um aumento entre 2-5fps na performance nalgumas cenários.

No geral, agora os resultados assemelham-se mais ao jogo da Xbox One quando o motor não está totalmente atribulado e como tal os controlos sentem-se mais ágeis, com menos trepidação na experiência geral. Correr pelas ruas laterais de Paris, a performance chega mais de perto do alvo 30fps, apesar das quedas de frame-rate ainda aparecem numa base regular. Do outro lado, correr pelos telhados vê-se um aumento menos pronunciado no frame-rate, com uma performance muito semelhante ao resto do jogo com a última atualização. Em última análise, a atualização mais recente não nos dá qualquer coisa como a atualização 30fps quase sólida, que se poderia esperar de um jogo de atual geração, mas definitivamente apresenta-nos uma melhoria bem-vinda - mesmo que isso seja entregue em vez de uma forma inconsistente de um cenário para a outra.

Após a quarto atualização estar instalado, a versão PS4 de Assassins Creed Unity ganha uma melhoria notável no frame-rate. No entanto, os resultados variam de uma cena para outra e às vezes a experiência não parece ou sente-se melhor do que antes.Ver no Youtube

A nova atualização também melhora o desempenho do jogo na Xbox One, embora a diferença não seja tão visível como na PS4. A principal melhoria no frame-rate ocorre em áreas congestionadas ou de áreas de elevado pormenor onde NPCs são encontrados, mas também se estende a outras áreas, ainda que em menor escala. Nós também achamos que, por vezes, o frame-rate permanece semelhante quando o jogo a corre com a primeira atualização, enquanto ocasionalmente são um bocado piores. Estas anomalias sugerem que algumas das diferenças que estamos a ver são mais provavelmente causadas por variações nas duas versões do jogo ao invés de problemas específicas com a própria atualização. A otimização certamente ocorreu, bem como a melhoria, mas ainda não há nenhuma mudança no jogo.

No geral, é claro que a atualização tem um efeito perceptível na melhoria do frame-rate, mas a que custo? O uso da palavra "renovação" para descrever as alterações a Paris é curiosa. Há a implicação de que sugere que um downgrade pode ter ocorrido - e as definições mudadas - para combater os problemas de performance que se sobrepuseram ao jogo.

No entanto, depois de repetir várias secções do jogo e compará-las com as nossas captações anteriores, não é exatamente claro o que foi ajustado. O nível de detalhe através dos NPCs e os ambientes parecem ser os mesmos, enquanto que o nível de detalhe (LOD) do streaming não parece ser diferente. Alguns utilizadores relataram um streaming mais pobre dos NPC com a nova atualização instalada, mas não conseguimos replicar o problema.

A quarta atualização finalmente faz com que a performance da PS4 fique mais perto da versão Xbox One, embora o frame-rate ainda não esteja tão suave em áreas muito movimentadas. A melhoria não ajuda a reduzir a gravidade da trepidação presente em cenas movimentadas cheias de NPCs.Ver no Youtube

No conjunto, Assassins Creed Unity, de fato, corre mais suavemente após a atualização mais recente estar instalada, embora a melhoria seja muito sensível ao contexto e ainda está muito longe dos 30fps bloqueadas visto em Black Flag. Em comparação com o jogo antes das atualizações, o frame-rate não desce tão abruptamente e a versão PS4 está agora mais semelhante à versão Xbox One durante a jogabilidade. No entanto, a performance ainda é variável, não conseguindo acertar nos 30fps em áreas movimentadas ou em locais detalhados.

Noutros lugares, a boa notícia é que uma série de bugs importantes também foram resolvidos: já não encontramos personagens a caírem através de paisagens e já não ficamos presos fora do mundo depois de morrer ou pular para a morte. A esse respeito, é bom ver o progresso que está a ser feito para melhorar o rude lançamento original, mas o facto de ter levado quatro atualizações para chegar a este ponto ainda é difícil de engolir.

E mesmo agora, há relatos de que a Ubisoft está a criar novos problemas, pois está a mexer com o código base de Assassin's Creed Unity - em alguns casos, a última atualização aparentemente faz o download de 40GB do jogo inteiro a partir do zero na Xbox One, em vez de apenas a atualização em si. Outra atualização está em desenvolvimento para resolver este problema, mas ainda há a sensação de que enquanto as melhorias palpáveis estão a ser feitas, o controlo de qualidade ainda não está bem onde deveria estar.

A primeira atualização comparada com a última atualização na Xbox One. A melhora não é tão pronunciada como é na PS4 e grandes áreas com NPCs ainda causam oscilações no frame-rate.Ver no Youtube

Read this next