Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Há novas recomendações da Valve para o Early Access

Não são regras, mas antes conselhos para os produtores

A Valve atualizou a sua lista de recomendações/conselhos para os produtores terem em consideração antes de lançarem um jogo o Steam Early Access, que serve para que os consumidores possam comprar um jogo antes de estar acabado e contribuam com feedback para a versão final.

A primeira destas novas recomendações, publicadas originalmente pelo Giantbomb, é "Não lances o teu jogo no Early Access se não podes continuar a desenvolvê-lo com poucas ou nenhumas vendas".

Earth: Year 2066 foi um dos jogos removidos do Early Access pela Valve por não ser honesto com os seus compradores.

Já houve casos em que depois de lançados no Early Access, os jogos deixaram de receber atenção dos produtores porque as vendas foram poucas e como tal, estes chegaram à conclusão que não valia a pena continuar a perder tempo e dinheiro.

A segunda recomendação é sobre manter os utilizadores informados. Conforme dito pela Valve, "se sabes que uma das tuas atualizações no Early Access vai inutilizar os ficheiros de gravação ou obrigar o consumidor a começar algo de novo, assegura que dizes logo isso".

Outro conselho é desenvolver o jogo até um ponto que esteja jogável.

"Se tens uma demo tecnológica, mas sem muita jogabilidade, então é provavelmente demasiado cedo para o Early Access."

"Se tens uma demo tecnológica, mas sem muita jogabilidade, então é provavelmente demasiado cedo para o Early Access. Se estás a tentar testar um conceito ou ainda não percebeste o que os jogadores vão fazer no teu jogo, então é provavelmente demasiado cedo," diz a Valve.

Por último, a Valve sublinha que o Early Access não é o sítio ideal para jogos já muito próximos da versão final.

"Se tens toda a jogabilidade definida e apenas estás à procura de realizar o teste final de erros, então o Early Access não é o sítio ideal. Provavelmente apenas queres mandar algumas chaves aos fãs para realizar mais alguns testes. Pretende-se que o Early Access seja um sítio onde os consumidores possam ter impacto no jogo".

Importa perceber que isto são apenas recomendações e não regras, pelo que se quiserem, os produtores podem ignorar os conselhos da Valve. De qualquer forma, as novas recomendações são um indício de que a Valve controlará mais o Early Access de agora em diante para prevenir situações que sejam prejudiciais aos consumidores.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários