Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo aposta em sensor para analisar o sono e a fadiga

Explica mais sobre o seu plano para entrar na área da qualidade de vida.

No início deste ano a Nintendo anunciou os seus planos para expandir os seus negócios para a área da QOL (Quality of Life), mas não chegou a explicar bem o que pretendia alcançar ou quais são os produtos que está a desenvolver.

Na apresentação dos seus resultados financeiros para o passado trimestre, a Nintendo delineou mais o seu plano e revelou que está a desenvolver um dispositivo que analisará o sono e a fadiga dos utilizadores.

O dispositivo tem cinco características "non-sensing" para torná-lo mais fácil de usar. O utilizador não terá que "vestir" o dispositivo, não terá que recorrer a uma instalação, o contacto não será necessário, não haverá tempo de espera para usar o dispositivo e não terá que ser operado. Estas são as cinco regras "non-sensing".

"Visualizar o sono e fadiga ao automaticamente analisar a condição do sono dentro destas cinco regras non-sensing será o primeiro passo da Nintendo no negócio QOL", disse a Nintendo.

Para utilizar o dispositivos, os utilizadores apenas terão que colocá-lo à beira do local onde dormem.

"Dentro do sensor QOL estará um sensor de frequência de rádio que mede automaticamente coisas como o movimento do corpo, respiração e ritmo cardíaco, tudo sem contacto físico. Estes dados automaticamente recolhidos serão transmitidos para os servidores QOL na nuvem, que depois vão analisar os dados do sensor e visualmente representar os resultados do sono e fadiga".

A análise dos dados recolhidos será feita em parceria com a companhia ResMed, que opera nos Estados Unidos e "desenvolve, produz e promove equipamentos médicos para o tratamento, diagnostico e gestão de Distúrbio Respiratório do Sono e outras doenças crónicas".

Enquanto esta parceria trata da parte do sono, a Nintendo teve que recorrer a especialistas para a questão da fadiga, que na realidade não é uma doença.

"Tivemos sorte em encontrar vários peritos que tem organizado investigações de ponta na ciência da fadiga. Juntos, estamos agora a desenvolver tecnologia para calcular a fadiga".

Depois de analisados os dados do utilizador, calculando o estado do sono e fadiga, "serviços para melhorar a QOL serão propostos". "Mais especificamente, uma variedade de ações serão recomendadas", tais como fazer mais exercício e/ou mudar os hábitos alimentares.

"Ao continuar com as análises diárias, os utilizadores poderão observar uma mudança gradual alcançada pelas suas ações. Este ciclo pode contribuir para a melhoria da QOL", afirma a Nintendo.

Embora esta área de negócio seja diferente da especialidade atual da Nintendo, os videojogos, é dado o argumento de que "definimos o entretenimento como algo que melhora a QOL das pessoas de maneiras divertidas". Ao entrar neste novo negócio, a Nintendo também quer expandir a definição de plataforma, que por agora está associada a uma consola de videojogos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários