Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Blackwidow Chroma - Análise

O que era bom ficou mais colorido.

Qualquer teclado serve para jogar no PC, desde os mais baratos aos mais caros, mas para quem procura o melhor e não olha a despesas, o Razer Blackwidow Chroma é um dos melhores produtos que podem encontrar nas lojas. Este novo teclado que foi lançado este mês é baseado no Blackwidow Ultimate, um teclado mecânico que foi desenvolvido com o intuito de cumprir os requisitos dos jogadores mais exigentes e que coloca os videojogos em primeiro lugar, ao contrário dos outros teclados, que primam a escrita.

O que o Razer Blackwidow Chroma vem trazer de novo é a opção de personalizar completamente o esquema de cores emitido pelo sistema de iluminação do teclado. O Blackwidow Ultimate já tinha as teclas iluminadas, essencial para quem tem o hábito de jogar às escuras, mas a cor estava limitada ao tradicional verde da Razer. Com o Chroma não há limites. Os utilizadores podem escolher entre 16.8 milhões de cores diferentes e com modos de iluminação distintos.

Recorrendo ao Razer Synapse 2.0, software que se tornou indispensável para os novos produtos da Razer, incluindo este teclado, terão acesso às ferramentas que precisam para trocar de cores e de modo de iluminação, seis no total (no site oficial podem brincar com as cores e cada um dos modos). Alguns destes modos, como o "Wave", que transforma o teclado num arco-íris, ou "Spectrum", que alterna entre várias cores, têm efeitos puramente estéticos. É no modo "Template" que o novo sistema de iluminação se torna útil.

Existem "Templates" para géneros (FPS, MOBA, MMO e RTS) ou para jogos específicos (League of Legends, Starcraft 2, DOTA 2 e CS: GO). O que estes Templates fazem é iluminar com diferentes cores as teclas que precisam para jogar estes géneros ou jogos. Claro que os jogadores mais experientes sabem de cor, efeito da memória muscular, onde estão todas ou quase todas as teclas essências, mas há sempre margem para erro. Com as teclas iluminadas de cores diferentes, têm uma ajuda para não carregarem na tecla errada naquele momento crucial.

No Razer Synapse 2.0 também se encontram outras opções úteis, como o controlo da luminosidade e possibilidade de apagar a luz do teclado automaticamente quando desligam o monitor, seja para poupar energia ou para que não sejam incomodados se deixarem o PC ligado e forem dormir.

Além deste lado útil, há a faceta estética e de personalização. Razer Blackwidow Chroma brilha neste sentido. Não sei quanto a vocês, mas adoro o facto de poder alterar a cor do teclado todos os dias e quando se joga às escuras, o efeito é fantástico. Quanto à personalização, não estão limitados aos Templates pré-definidos. Podem alterar a cor de cada tecla e gravar esse perfil para usar sempre que quiserem. Trocar de cores é uma questão de segundos.

Não confundam o Razer Blackwidow Chroma com um acessório unicamente virado para o lado da moda. É um teclado robusto e preparado para sobreviver ao constante metralhar de teclas que alguns jogos exigem. Quando o retiramos da caixa, sentimos de imediato a sua rigidez, pesando cerca de 1.5KG, bem mais pesado que um teclado normal. Não é um teclado feito para ser transportável, o seu peso, juntamente com as borrachas nos quatro cantos, servem para fixá-lo no sítio onde o colocarem. Acima de tudo, demonstra qualidade e durabilidade, dois factores obrigatórios quando se gastam centenas de euros num teclado.

Mas são as suas teclas que mais impressionam. Cada tecla tem um interruptor mecânico que responde ao mínimo toque e não falha nem uma vez quando clicado furiosamente (mais rapidamente falham os vossos dedos de tanto clicar do que as teclas). Sendo um teclado mecânico, as teclas dão feedback na forma do som "Click" quando pressionadas. Inicialmente, o som tornou-se irritante (existe uma versão Stealth menos barulhenta), mas é uma questão de hábito e aprendi a dar valor a este feedback adicional que indica que carreguei numa tecla. Quem utiliza um teclado normal, pode na primeira instância não notar numa diferença relevante, mas depois do uso regular de um teclado mecânico como este Razer Blackwidow Chroma, é difícil voltar atrás e utilizar outros teclados não será tão satisfatório.

Apesar de ser mais robusto e pesado, o Razer Blackwidow Chroma só excede o comprimento em cerca de 2 cm comparativamente ao teclado Asus que usava antes no escritório. O espaço extra é usado para cinco teclas adicionais do lado esquerdo que podem utilizar como atalhos para vários jogos ou outras funções do vosso PC. Relativamente à disposição de teclas, só há uma queixa a fazer: a Razer ainda não comercializa teclados com o esquema português. O teclado que recebemos tem o esquema americano, o que pode causar alguma confusão inicialmente.

Escondida no lado direito encontra-se uma entrada USB acompanhada por uma saída e entrada de áudio para que possam ligar facilmente o vosso headset e microfone sem ter que desviar o PC e conectar estes acessórios à parte traseira. A existência destas entradas significa que o Razer Blackwidow Chroma ocupará quatro orifícios da vossa máquina: duas entradas USB, a saída de áudio e a entrada de áudio.

Quanto ao conforto, apenas gostávamos que a parte inferior fosse mais longa para que fosse possível apoiar totalmente a parte anterior das mãos, semelhante ao design utilizado no Razer Deathstalker, que utiliza esta característica. Excluindo este pormenor, dificilmente este teclado causará alguma irritação em longas sessões. É estável, está bem construído e utiliza bons materiais, e todas as teclas estão bem espaçadas para que não corram o risco de carregar em duas delas simultâneamente.

Se leram até aqui, já devem ter percebido que o Razer Blackwidow Chroma deixou uma impressão bastante positiva, juntando o útil ao agradável. Como sempre no que toca a acessórios, o preço é a maior problemática. Na sua carcaça, esta versão Chroma não difere do Blackwidow Ultimate, que custa menos €40. Para quem tem um orçamento apertado ou quer poupar dinheiro, a melhor recomendação é a versão monocromática. Mas, se o preço não é problema, recomendamos o Razer Blackwidow Chroma, que junta desempenho ao mais alto nível com opções de personalização úteis, mas acima de tudo, com efeitos visuais fabulosos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
PC
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários