Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Game and Watch Gallery 3 - Virtual Console 3DS

LCD school!

NES Remix é uma das últimas boas ideias da Nintendo para os fãs do retrogaming, pelo cruzamento que opera entre tradição história das grandes séries e desafios ancorados nas bases dos jogos arcade. Mas, antes dos "post it" que a "turma" de Yoshiaki Koizume gatafunha com ideias conceptuais para os mini jogos e quando este ainda se embrenhava em The Legend of Zelda Majora's Mask para a Nintendo 64, noutro sector da "fábrica", alguns produtores remasterizavam - no verdadeiro significado da palavra - os jogos oriundos da clássica linha de produção Game & Watch. A tradição destes sistemas portáteis de jogos no começo da década de oitenta foi de tal modo avassaladora que clones de toda a espécie foram lançados como pães quentes. Ao longo de quase 20 anos sedimentou-se uma porção da história da Nintendo em termos de sistemas portáteis, perdendo relevo com o lançamento do Game Boy, o leitor de videojogos 8-bit que veio possibilitar a leitura de cartuchos.

Em 2000 e conhecendo a importância das Game & Watch como elemento de identidade e passado da companhia, a Nintendo lançou para a Game Boy Color mais uma compilação que reuniu alguns dos melhores jogos, como Mario Bros., Greenhouse, Turtle Bridge, entre muitos outros. Das quase cinco dezenas de jogos para a Game & Watch, a Nintendo retocou um bom conjunto, acrescentando novos gráficos e músicas, efectuando ainda pequenas mudanças na jogabilidade, compatibilizando-a com o uso do d-pad e com um design mais apurado e próprio para os padrões gráficos da portátil e da época, pondo em destaque personagens relevantes como Yoshi e outras.

Antes e depois

Toad providencia as informações úteis sobre os jogos.

Quando Game & Watch Gallery 3 chegou à Game Boy Color, o jogo não era uma novidade. Terceira edição de uma série que começou no Game Boy na metade da década de noventa, os adeptos destas remasterizações já sabiam com o que contar. A particularidade reside na colocação, lado a lado, da versão clássica e moderna, podendo ser seleccionada a dificuldade, entre fácil ou difícil. Normalmente os jogos da Game & Watch eram bastante exigentes, mais difíceis que muitos jogos modernos e isso fica bem claro na forma como perdemos vidas com alguma facilidade.

Apesar de muito limitados em termos de jogabilidade, mais do que minimalista e composta por conceitos simples, quase como um desenho, estes jogos nem sequer continham gráficos tradicionais. Ao lado destes jogos, qualquer título 8-bit era como uma experiência imersiva, vinda de outro planeta. Isso não limitou os desafios, baseados em pontuações máximas e assentes em objectivos como fazer uma personagem transportar objectos ou eliminar insectos. Os primeiros jogos Game & Watch tinham 2 botões e só permitiam mover a personagem para a esquerda e direita. Posteriormente a Nintendo adicionou um d-pad à consola e incluiu movimentos ascendentes e descendentes.

Cinco jogos compõem a presente edição: Egg, Greenhouse, Turtle Bridge, Mario Bros. e Donkey Kong jr. Os três primeiros escapam um pouco à linha mais tradicional para os fãs, enquanto que Mario Bros. e Donkey Kong jr encerram mais alguma familiaridade. O último é a base do congénere arcade e Mario Bros. é um jogo cooperativo no qual duas personagens colaboram no sentido de fazer subir encomendas ao longo de uns tapetes rolantes. Em Egg um lobo apanha os ovos libertados pelas galinhas e em Greenhouse os insectos são eliminados por um spray similar ao Mafu ou Dum Dum. Em Turtle Bridge, tal como o nome sugere, temos que atravessar uma ponte de carapaças de tartaruga até à outra margem, onde entregamos um objecto.

Os heróis do Mushroom Kingdom em serviço.

Entre muitos sons electrónicos e alarmantes assim que perdemos uma vida, as versões clássicas não deixam de ser desafiantes e muito sufocantes, quando é quase impossível responder imediatamente às situações mais apertadas. As versões modernas mantêm o conceito e jogabilidade. Com melhores gráficos, músicas, novas sonoridades e inclusão de personagens do universo Super Mario Bros., a experiência sai reforçada mas ainda com bastantes limites e assente, mais uma vez, numa luta pela pontuação máxima.

A Nintendo acrescentou no entanto algumas recompensas para estimular o interesse dos jogadores, providenciando conteúdo adicional, como mais seis jogos Game & Watch na sua versão clássica que podem ser desbloqueados a troco de estrelas pelas melhores pontuações. No ecrã inicial encontram uma opção que vos dá acesso a uma galeria, com informações adicionais sobre mais jogos clássicos.

Reeditado na Virtual Console da 3DS, por 4,99 euros têm acesso a um pedaço de história, nostalgia e programação tipicamente Nintendo para uma plataforma portátil, a base da revisita às experiências clássicas anteriores que fizeram furor antes do Game Boy. Gallery 3 perfila-se ainda como boa alternativa para quem não tem uma Game & Watch. Agrupa uma boa série de clássicos e ainda oferece versões actualizadas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários