Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

LEGO Batman 3: Beyond Gotham - Antevisão

O derradeiro jogo de super-heróis?

A variedade de jogos LEGO é tanta que é difícil que não haja pelo menos um que vá de encontro aos vossos gostos. Mas, sem querer tirar mérito aos restantes jogos, LEGO Batman 3 tem o potencial para ser o melhor até agora. A TT Games já tinha feito um excelente trabalho com o segundo jogo desta licença, e com o terceiro, criou aquele com a capacidade para se tornar no derradeiro jogo de super-heróis, especialmente se são fãs da DC Comics.

Os holofotes continuam apontados para Batman, mas é notório que a TT Games gozou de grande liberdade para incluir e abordar o DC Universe em LEGO Batman 3: Beyond Gotham, uma tendência continuada de LEGO Batman 2, que contava com várias personagens jogáveis para além do cavaleiro das trevas. Aproveitando o sucesso obtido com os jogos anteriores, a TT Games não foi tímida em aproveitar as vantagens de ter ao seu dispor o DC Universe e incluiu mais de 150 personagens jogáveis. O número beneficia das variações de fatos que existem para algumas das personagens, mas não deixa de ser impressionante.

Entre as 150 personagens jogáveis estão as esperadas caras mais conhecidas da DC Comics mas também personagens obscuras que só serão reconhecidas para quem possui um conhecimento bastante alargado de banda desenhada (sabiam que existe uma Bat-Cow?). O valor não está somente na quantidade, cada personagem está fielmente caracterizada e com animações de luxo (desde os ataques à própria forma de andar) que elevam os jogos LEGO a um novo patamar.

Um jogo de super-heróis como este está sempre dependente de algum fan service e Batman 3: Beyond Gotham não falha nesse aspeto. Quando trocamos para o Super-Homem e este começa a voar, toca a música clássica dedicada à personagem. Igual tratamento foi dado à Wonder Woman. É apenas um detalhe, mas às vezes a diferença está mesmo nos detalhes e serve de prova que a TT Games quer agradar aos fãs.

LEGO Batman 3: Beyond Gotham traz algumas novidades para os jogos LEGO, que em conjunto com a quantidade de conteúdos, atenção dada aos pormenores e sensação de que temos algo em mãos extremamente polido tornam-no num jogo muito apelativo. É um facto que todos os jogos LEGO são parecidos, e este não é excepção, mas em simultâneo, cada um tem as suas particularidades e diferenças na jogabilidade. No caso de LEGO Batman 3: Beyond Gotham, essas particularidades estão na forma como a TT Games consegue adaptar tão bem os super-heróis para o formato LEGO.

Embora em grande parte siga o estilo tradicional dos jogos LEGO, Beyond Gotham transforma-se em algumas ocasiões num jogo diferente. No primeiro nível, no qual viajamos até ao espaço, há uma secção na qual é revelada uma faceta de shooter sidescroll. Curioso em saber se mais surpresas destas aparecerão no resto dos capítulos, coloquei essa questão ao produtor Matt Ellison, e a resposta foi afirmativa.

O subtítulo é Beyond Gotham porque, imediatamente no início do jogo, viajámos para o espaço e no decorrer dos quinze capítulos da história vamos visitar outras espaços que não sejam Gotham City, incluindo cidades europeias como Paris, Londres e Pizza. O vilão que os nossos super-heróis terão que enfrentar é o Brainiac, que regressa com a ambição de encolher vários sítios famosos do planeta e colecioná-los dentro de garrafas.

O ritmo do jogo depende de cada capítulo. As sequências apresentadas em Londres e Pizza estavam mais viradas para ação, enquanto a sequela inicial que experimentei consistia em vários puzzles na caverna do Batman em que tínhamos que descobrir como ativar o seu foguete espacial. Estes puzzles revelaram-se difíceis surpresas e cheguei a ficar encalhado em algumas partes. Esta sequência também serviu de oportunidade para experimentar os diferentes fatos de Batman e Robin, essenciais para completar os puzzles.

"LEGO Batman 3: Beyond Gotham está destinado a deixar em êxtase tanto os fãs do Batman como de outras personagens da DC Comics."

Mais uma surpresa de LEGO Batman 3 é o nível bónus do Batman dos anos 60, um tributo prestado à série de televisão daquela época com tudo a condizer, os fatos de Batman e Robin, o Batmobile e Batcave, que aparecem neste nível na sua forma clássica. A cereja no topo do bolo é a narração feita por Adam West, o ator que desempenhava o papel de Batman na série de televisão. Mais uma vez a TT Games mostra que prestou atenção aos pormenores e adicionou a este nível onomatopeias como na banda desenhada (Zlonk!) assim como a música clássica de Batman.

LEGO Batman 3: Beyond Gotham será lançado para todas as plataformas atuais, excluindo dispositivos iOS e Android. Se por acaso estão a considerar alguma das versões portáteis para a Nintendo 3DS e PlayStation Vita, fica o aviso de que a nível de conteúdos não serão iguais às restantes. Por exemplo, uma das diferenças será a quantidade de personagens disponíveis, que nestas versões será superior a 100 (as versões para as consolas caseiras e PC terão mais de 150 como mencionado no terceiro parágrafo).

Com mais de 150 personagens jogáveis juntamente com pormenores deliciosos, LEGO Batman 3: Beyond Gotham está destinado a deixar em êxtase tanto os fãs do Batman como de outras personagens da DC Comics. A familiaridade dos jogos LEGO também abona a seu favor e estão já garantidas cenas de humor bem pensadas e claro imensos colecionáveis para os mais dedicados.

LEGO Batman 3: Beyond Gotham será lançado a 14 de novembro para PC, Xbox One, PlayStation 4, Xbox 360, PlayStation 3, Wii U, PlayStation Vita e Nintendo 3DS.

A viagem e despesas de estadia em Londres foram pagas pela Warner Bros.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

LEGO Batman 3: Beyond Gotham

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PlayStation Vita, Nintendo Wii U, PC, Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários