Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Zen Pinball 2 (novas mesas) - análise

Doctor Strange, Deadpool, Guardians of the Galaxy e The Walking Dead.

Quando se trata do género pinball, anteriormente em voga por imensas produtoras mas actualmente com menos balanço, a Zen Studios praticamente não encontra rival, e ocupa essa posição há bastante tempo. Com uma imensidão de mesas disponíveis para quase tudo o que é plataforma doméstica e portátil, o segredo do sucesso tem sido a diversidade de temas, através de ligações ao cinema, sendo talvez o exemplo mais sonante a produção das mesas com a licença oficial Star Wars.

Recentemente a Zen Studios adicionou um novo pacote de mesas para Zen Pinball 2, jogo também disponível para a Wii U. Ao preço de 2,99 euros por mesa, o conjunto pode ser adquirido por pouco mais de uma dezena de euros, correspondendo a quatro diferentes mesas: Doctor Strange, Deadpool Table, Guardians of the Galaxy e The Walking Dead. Mais uma vez, a produtora apela a um público muito específico, seguidor de sucessos de bilheteira do cinema norte-americano e séries acompanhadas por mais de dez milhões de espectadores, como The Walking Dead (estreia hoje uma nova temporada), embora sob o foco da Telltale Games

Anteriormente tivemos oportunidade para analisar diferentes mesas baseadas na série Star Wars e verificámos como qualquer uma reproduziu bem momentos icónicos dos filmes. Este novo pacote de mesas assenta no mesmo modelo, motor gráfico e mecânicas. As semelhanças são grandes. A narrativa continua a ocupar um espaço central, através de uma série de objectivos que temos de cumprir enquanto mantemos a bola em jogo. O aspecto realista das mesas impressiona, sobretudo pelos detalhes e pormenores como personagens, cenários e até certos acontecimentos que ocorrem na mesa quando cumprimos determinados requisitos para as missões. Embora os objectivos estejam assinalados a luz na mesa, nem sempre se descobre facilmente a saída que temos de apontar.

A mesa de Doctor Strange traz consigo 50 anos do herói da Marvel. O feiticeiro supremo vê-se mais uma vez na luta contra os poderes malignos de diferentes dimensões e outras forças. A mesa apresenta um design muito próximo dos comics. A componente sonora destaca-se pelos temas e ainda há personagens auxiliares como a magnífica Clea e o servo Wong. Em termos de mecânicas não introduz grandes novidades mas proporciona, desde cedo, algumas batalhas interessantes.

Noutro patamar, Deadpool vai um pouco mais longe, ao oferecer uma mesa que oferece mais transições, especialmente à custa do modo "Blind", que produz um apagão sobre a mesa deixando visíveis apenas a bola, os "flippers" e as rampas de lançamento. Existem "quick time events". Nolan North empresta a voz à personagem e contribui para um ambiente mais imersivo.

Para os fãs de Guardians of the Galaxy, a luta que opõe os cinco grandes guerreiros a Ronan the Accuser é o tema da mesa que logo nas primeiras bolas oferece um desafio especial. Quatro bolas são lançadas ao mesmo tempo, provocando uma espécie de caos que procuramos ao máximo controlar, embora com pouco sucesso. Mas a chances de tirar partido deste ritmo insano não são poucas. Com destaque dentro e fora da mesa. Todas as personagens encontram-se bem reproduzidas e haverá espaço para as batalhas contra Nebula e Yondu and the Ravagers.

Por último, a mesa The Walking Dead contou com a colaboração de dois membros da Telltale Games, Robert Kirkman e Skybound, garantindo uma aproximação ao jogo e ao modelo dos "quick time events". O resultado é esperado, oferecendo numa combinação apelativa entre design, atenção aos locais mais emblemáticos e ligação à narrativa da primeira temporada do jogo da Telltale. Os efeitos sonoros e visuais estão bem conseguidos e ainda sobra todo o drama ligado às mordeduras dos zombies.

As mesas oferecem ainda tabelas de liderança e outros parâmetros personalizáveis, assim como outras ligações online, embora em traços gerais sejam experiências muito próximas e na linha do que vimos nas mesas Star Wars. Atendendo à exclusividade do formato, os fãs dos jogos de "pinball" terão mais entusiasmo nesta diversidade proporcionada pela Zen Studios. Outros jogadores poderão optar por uma mesa que vá de encontro às suas preferências, sem prescindir da cedência de demonstrações, úteis para que possam experimentar antes de comprar.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários