Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

A Sucker Punch explica os aumentos de framerate no DLC de inFamous: Second Son

First Light corre mais rápido que Second Son - Será que estas melhorias serão também implementadas no jogo original?

Na nossa análise de performance a inFamous First Light, fizemos uma descoberta interessante: O seu DLC corre notoriamente mais rápido que Second Son, com um aumento geral de 12% em taxa de fotogramas nos testes lado a lado que apresentamos em baixo.

Quisemos descobrir o porquê - será que a menor escala do DLC ajudou a aumentar o framerate, ou será que a Sucker Punch otimizou o motor de jogo? E em cima disso, se o produtor de facto otimizou o motor de jogo, será que poderemos ver essas melhorias no jogo original? Contactamos a Sony e Sucker Punch para pedir esclarecimentos acerca deste assunto.

“Para First Light, fizemos algumas otimizações aos shaders e isso acelerou as coisas” - disse o produtor. "As melhorias mais notáveis foram feitas no nosso shader “water ripple” , e no modo de como fazemos o encoding/decoding no buffer gráfico. Para além disso, o DUP não tem fortificações tão grandes neste capítulo do jogo e isso tem um impacto significativo.

inFamous na PS4 usa rendering baseado em física para modelar a luz, onde os vários componentes do cenário, incluindo as propriedades dos materiais e o modo de como estes interagem com luz, estão todas contidas no buffer de geometria antes do processamento. Pelo que parece aqui as otimizações resultam num aumento significativo da performance: enquanto que ausência de fortificações no jogo contribui para aumentar o framerate, no vídeo ainda vemos aumentos substanciais de performance onde essas áreas também não estão presentes no jogo original.

: Esta tour do panorama da cidade de Seattle demonstra o que inFamous First Light corre mais rápido que o jogo original em situações idênticas. Queríamos descobrir porquê.Ver no Youtube
First Light Second Son
Frame-Rate mais baixo 33fps 28fps
Frame-Rate mais alto 49fps 45fps
Frame-Rate médio 40.36fps 35.92fps

Então será que estas melhorias podem ser incluídas no jogo original? Teoricamente, sim, mas a logística envolvida para tornar isso numa realidade não o deve de permitir.

"Quanto a fazermos um patch para Second Son, é pouco provável porque a atualização teria um tamanho de cerca de 60% do jogo completo - muitos gigabytes” - explica a Sucker Punch. “Estas melhorias são o resultado de embebermos os shaders dentro do próprio conteúdo da cidade, e por isso não nos basta aplicar uma atualização para resolver as coisas”."

Então será que estas melhorias em First Light melhoram a experiência de jogo quando comparados com Second Son? No geral, há um aumento de 5 fps quando o jogo está a correr com o framerate desbloqueado, algo que não é totalmente aparente. Onde sentimos mais a diferença foi em áreas onde o motor de jogo está sobre stress, pois First Light mantêm se mais facilmente acima dos 30 fps que o seu antecessor. A melhoria também é notória quando se joga com a opção de 30 fps fixos activados: a ação é muito mais fluída que em Second Son.

Em suma, podemos afirmar que o efeito é bastante subtil mas significante, demonstrando o quanto as otimizações feitas ao motor de jogo podem afectar a performance do jogo. Também é de salientar a rapidez com que estes produtores talentosos estão tirar cada vez mais e melhor partido do hardware da PS4.

Aqui podemos ver como inFamous First Light se comporta em algums clips de jogo mais gerais.Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários