Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PS3 utilizada para o estudo dos buracos negros

Foi criado um supercomputador com 200 consolas.

Gaurav Khanna é um astrofísico da Universidade de Massachusetts de Dartmouth, que, provavelmente, é um dos mais ardentes defensores do poder de computação da PS3.

De facto em 2009, Khanna comprou 16 consolas da Sony, a fim de ligá-las entre si para dar origem a um supercomputador para ser utilizado nos seus estudos. Num período em que as pessoas estão a tentar adquirir as novas consolas mais potentes, Khanna acrescentou mais 200 PS3 ao seu computador, agora fechado num ambiente refrigerado localizado dentro do campus.

Este supercomputador é actualmente utilizado pelo astrofísico para simular o comportamento dos buracos negros e a sua interacção com as estrelas e outros buracos negros, bem como para estudar a sua capacidade de se mover dentro da galáxia que os hospeda.

Ajudado por Richard Price (físico da Universidade do Texas de Brownsville) e Scott Hughes (astrofísico do MIT), Khanna conseguiu dar um volte de face em relação à teoria do deslocamento dos buracos negros, descobrindo através de complexos modelos matemáticos uma espécie de movimento contrário, capaz de parar este fenómeno.

Actualmente, o supercomputador composto pelas PS3 é usado por Khanna para efectuar cálculos complexos que vão além das tais simulações, sendo usado também para testar a vulnerabilidade dos sistemas de segurança cibernética. Este mega dispositivo criado por Khanna são comparáveis ao desempenho alcançado com cerca de 3.000 processadores encontrados nos portáteis e PC comuns.

No entanto Khanna não vai parar por aqui, uma vez que já tem agendado o uso da sua criação noutras áreas da astrofísica, entre as quais a sua utilização para apoiar o LIGO (Laser Interferometer Gravitationl Wave Observatory), com a finalidade de melhorar os modelos de emissão de ondas gravitacionais.

O supercomputador de Gaurav Khanna alimentado por 200 PS3.

Read this next