Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sucesso de Bravely Default deixa Square Enix a repensar Final Fantasy

Reconhece que a sua estratégia na série tem que mudar.

Ontem foi revelado que Bravely Default vendeu mais de 1 milhão de unidades em todo o mundo enquanto exclusivo Nintendo 3DS e isto parece estar a forçar a Square Enix a repensar na sua estratégia para Final Fantasy.

O sucesso de Bravely Default não só mereceu uma sequela como deixou a Square a pensar no que está a correr mal na imensamente popular série Final Fantasy. No Japão, Bravely Default vendeu mais de 400,000, o mesmo que Lightning Returns que foi lançado em duas plataformas ao mesmo tempo e pertence a uma série de grande nome.

Bravely Default é considerado pelos fãs como um Final Fantasy autêntico mas sem o nome para o confirmar e a Square confirma mesmo que teve uma prestação tão boa quanto jogos da série e agora repensar num novo modelo para o futuro.

O Silicon Studio, que trabalhou em 3D Dot Game Heroes, pensou desde o início em criar um sucessor espiritual de jogos como Final Fantasy V e inspirou-se em jogos clássicos da NES. O sucesso do jogo fora do Japão foi o que mais surpreendeu a Square Enix.

"No passado, ao desenvolvermos jogs de consola com uma premissa mundial, perdemos o nosso foco. Não só acabaram por ser jogos que não eram para os Japoneses como acabaram por ser jogos incompletos que nem sequer eram adequados para uma audiência global," reconheceu Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix.

As vendas dos jogos Final Fantasy estão em declínio e atualmente, ao contrário do passado, um jogo ostentar o seu nome parece ser um indicador negativo enquanto uma nova propriedade intelectual como Bravely Default sem reconhecimento prévio para reforçar conseguiu atrair os fãs.

Bravely Second está já a caminho e a Square Enix admite ter ficado espantada quando o primeiro, feito a pensar nos Japoneses, conseguiu conquistar o mundo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Bravely Default: Flying Fairy

Nintendo 3DS

Bravely Second: End Layer

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários