Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Google deixa de classificar como "gratuitos" os jogos com compras in-game

Recomendações da Comissão Europeia tiveram resultado.

Respondendo às recomendações da Comissão Europeia, a Google deixou de classificar como "gratuitos" os jogos da Google Play que contenham compras in-game para evitar que os consumidores sejam enganados.

Jogos gratuitos agora aparecem sem preço.

As recomendações da Comissão Europeia, que foram delineadas na semana passada e enviadas à Google e Apple, são as seguintes:

  • Os jogos publicitados como gratuitos não devem enganar os consumidores quanto aos verdadeiros custos envolvidos
  • Os jogos não devem conter exortação direta às crianças para comprar itens ou persuadir um adulto a comprar itens para elas
  • Os consumidores devem ser adequadamente informados sobre os arranjos de pagamentos para compras e não devem ser debitados por padrão sem o consentimento explícito dos consumidores
  • Os comerciantes devem dar um endereço email para que os consumidores possam contactá-los em caso de perguntas ou queixas

Por enquanto, a Google foi a única a implementar medidas para seguir as recomendações. Estas medidas deverão estar finalizadas em setembro de 2014 e além do abandono da classificação "gratuito", os pagamentos terão que, por padrão, ser autorizados antes de cada compra in-game.

A Apple não deu soluções para o problema, mas mostrou-se disposta a tratar das preocupações, embora sem revelar um plano ou data para implementar medidas.

As recomendações da Comissão Europeia vieram dar resposta às preocupações de vários países da Europa, onde tinham surgidos casos de grandes quantias monetárias gastas involuntariamente por crianças em jogos online.

Read this next