Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Entrevista com Ashley Johnson - The Last of Us

A atriz norte-americana que dá voz e corpo a Ellie.

No seu primeiro trabalho para um videojogo, Ashley Johnson convenceu e conquistou, arrecadando o prémio Bafta, em 2014, pela melhor actuação, em The Last of Us, com a personagem Ellie. Veni, vidi, vici, talvez seja esta a melhor forma de classificar a sua entrada no mundo dos videojogos, dando corpo e voz a Ellie, uma das personagens principais do jogo da Naughty Dog.

A produção de experiências interactivas cinematográficas e realistas, das quais a Naughty Dog emerge como uma das principais impulsionadoras, dá a oportunidade para que actores e actrizes da indústria cinematográfica emprestem o seu talento e desempenho, tornando mais credível o guião mas também mais realistas e emocionais as "cut-scenes" e dentro do jogo.

O facto da californiana Ashley Johnson ser também uma fã dos jogos da Naughty Dog, terá contribuído para o sucesso da sua participação no jogo, embora o trabalho no estúdio, naqueles moldes, fosse uma descoberta.

EurogamerGostaria de se apresentar aos leitores e comunidade do Eurogamer em Portugal?
Ashley Johnson

Sim, eu chamo-me Ashley Johnson e desempenho o papel de Ellie em The Last of Us e participei também na gravação de voz e captura de movimentos para a personagem.

EurogamerThe Last of Us foi a primeira produção de videojogos em que participou. Desempenhou anteriormente algum papel que fosse próximo?
Ashley Johnson

Esta é a primeira vez que eu participo num videojogo. Já fiz alguns trabalhos através da gravação de voz, mas nunca estive num videojogo, nem cheguei a fazer captura de movimentos, o que faz desta uma experiência muito diferente.

EurogamerAtualmente, muitos jogos oferecem experiências realistas e cinematográficas. Como vê a diferença de trabalhar num filme e num videojogo?
Ashley Johnson

Eu penso que actualmente os jogos são criados com recurso às capturas em movimento e a diferença entre esse recurso e a gravação de um filme está, por exemplo, na ausência dos cenários habituais, tens de vestir estes fatos estranhos, com os quais se procede à captura dos movimentos, tens de imaginar o ambiente à tua volta porque não está lá nada. No essencial são essas as diferenças.

EurogamerComo foi trabalhar com a Naughty Dog, uma produtora particularmente conhecida pelas suas produções baseadas em argumentos e com uma componente cinematográfica e realista muito forte nos seus jogos? Foi fácil desde o primeiro instante que lhe pediram para desempenhar o papel de Ellie?
Ashley Johnson

Sim, eu já era uma grande fã da Naughty Dog devido à série Uncharted. Quando fiz a audição para The Last of Us e soube que a Naughty Dog era a produtora eu quis mesmo fazer parte, porque adoro os jogos que eles fazem.

Depois, quando entrámos na fase de produção, comecei a ir para o estúdio e a conhecer todas as pessoas envolvidas. A primeira semana de gravação foi contagiante, com um trabalho muito enérgico daquelas fantásticas pessoas e, no final, não posso esconder os elogios à Naughty Dog.

EurogamerNesta versão remasterizada de The Last of Us, teve que gravar novamente?
Ashley Johnson

Bom, nós não fizemos mais gravações. Eles trabalharam em vários aspectos do jogo mas no que respeita às gravações áudio, não regravamos.

EurogamerAlém disso, participou em mais algum elemento desta edição remasterizada?
Ashley Johnson

Na versão remasterizada eles adicionaram muitas coisas. Há um comentário com Neil Druckmann, Troy Baker e eu, onde observamos "cut-scenes" e cinemáticas, e conversamos sobre isso. É algo que nós adicionamos para a versão da PS4.

EurogamerEllie e Joel são as personagens centrais em The Last of Us, que passam por uma grande aproximação mas também por momentos de grande tensão. Como foi trabalhar com Troy Baker e como estabeleceu esse equilíbrio de diferentes personalidades?
Ashley Johnson

O Troy é espantoso, é um actor muito talentoso e, obviamente, já participou em imensos jogos. Ao longo dos dois anos que trabalhamos no jogo ele é quase como família para mim. Aprendi muito com ele e de certa maneira isso afectou a forma como desempenhamos o papel das personagens.

Joel e Ellie têm de ter aquela conexão durante o jogo, pois de outra forma não funcionava.

EurogamerReferiu dois anos de trabalho no jogo. Ainda é bastante tempo.
Ashley Johnson

Bem, agora que penso melhor nisso. Nós começamos a trabalhar no jogo em 2010, o que é muito perto de três anos. Eu sei que já estava em desenvolvimento pela Naughty Dog alguns anos antes mas a minha participação esteve muito perto dos três anos.

"Eu teria gostado do jogo mesmo que não estivesse nele."

EurogamerDisse atrás que tinha jogado a série Uncharted da Naughty Dog. Costuma jogar outros jogos?
Ashley Johnson

Sim, também jogo outros videojogos.

EurogamerComo foi quando jogou The Last of Us, ao rever-se na Ellie, mas a comandá-la ao mesmo tempo?
Ashley Johnson

Foi bom. Eu teria gostado do jogo mesmo que não estivesse nele. Foi um pouco estranho ao jogá-lo, porque de certo modo não é a minha imagem, apenas os movimentos e a voz, o que torna a experiência interessante e estranha. Mas de um modo geral eu adoro o jogo e gosto de jogar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
PS4
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários