Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PES 2015 - Antevisão

Série ruma para a conquista da nova geração.

Na E3 2014 tivemos a oportunidade de jogar pela primeira vez o novo PES 2015, num espaço dedicado ao jogo, algo parecido com um bar inglês, onde podíamos jogar de forma tranquila a primeira versão para imprensa. No local estavam também os produtores para tirar qualquer dúvida. A versão disponível tinha apenas duas equipas e um estádio para podermos experimentar. Diferente de outros anos, esta versão E3 estava já sólida, não havendo qualquer tipo de "erro" ou algo que parecia deslocado e inacabado, apesar de ser uma versão do início do ano.

Numa das partidas tive a oportunidade de jogar contra Kei Masuda, atual produtor da série, e apesar dos meus (acho eu) dotes para o jogo, rapidamente reparei que estava a jogar com quem sabe. A versão disponível era a da PlayStation 4 e apresentava melhorias gráficas sobre a versão do ano passado, principalmente na ambiente geral do jogo e nos modelos dos jogadores.

Um jogo sobre desporto, e pior, sobre o futebol, é muito difícil comparar a sua evolução quando não temos ao nosso lado o jogo anterior e talvez pela falta de tempo a ver os pequenos pormenores. Uma das novidades presentes e que tentei inúmeras vezes efetuar, na sua maioria sem sucesso, era o Joink Run, onde deixamos pressionado o R2+L2 para bloquear a bola no pé, andar para qualquer lado e depois largar o gatilho R2 e ao mesmo tempo com o analógico esquerdo levar o jogador para uma zona vazia de uma forma instantânea, de mudança de velocidade.

Esta nova funcionalidade da jogabilidade depois de dominada é muito interessante e traz o factor "engano" ao jogo, pois o adversário nunca sabe para que lado vamos avançar e se vamos avançar com velocidade. Não é em si uma finta, mas antes uma mudança rápida de direção e aproveitar o facto do adversário estar a olhar para nós, e sem saber para onde vamos.

"Este é o PES com maior qualidade gráfica, sem qualquer dúvida."

A progressão do jogo continua fiel à série onde se destaca a maior suavidade das transições, e melhor animação dos jogadores. PES 2015 continua com o novo motor do Kojima Productions, o FOX Engine, o mesmo que dá o poder gráfico, e não só, a Metal Gear Solid: V The Phantom Pain. O grande destaque no uso do motor de jogo, e em melhoria em relação ao ano passado, está a qualidade das texturas dos equipamentos, e também dos modelos dos jogadores, como a sua pele. Este é o PES com maior qualidade gráfica, sem qualquer dúvida.

Mas PES 2015 não vive apenas de gráficos e o FOX Engine entrega também novos recursos na simulação de futebol, em todas suas variáveis, desde a movimentação dos jogadores controlados pela IA, como em todas as estatísticas que ocorrem em cada segundo sobre o desenrolar do jogo e como cada jogador se comporta. A Konami afirma que o olhar de cada jogador será o mais real possível, dando personalidade a cada toque. Nisto que é o futebol, queremos realismo acima de tudo, e essa busca está a ser feita pelo PES Team. Pelo menos é a sua promessa. Mas existe ainda muito espaço para melhora, principalmente nos pequenos pormenores dos estádio e na relva, que teima ainda a ser lisa sem qualquer relevo.

Ainda presente no jogo, e talvez mais que nas versões passadas, está o ecrã preto quando a bola sai pela lateral, prejudicando muito a dinâmica e progressão do jogo. Este aspeto da ausência do ecrã preto já tinha sido introduzida em 2013 e 2014, mas no 2015 raramente foi visto. Ou seja, se atacamos por uma das laterais e o defesa corta para fora a ideia é podermos rapidamente, se quisermos, colocar a bola em jogo beneficiando do ataque e dos defesas não estarem nas suas posições. Com a introdução do ecrã preto todos os jogadores são recolocados nas suas posições corretas e assim perdemos a oportunidade de aproveitar os espaços vazios.

O Tevez é o Tevez?

Kei Masuda promete que muitas coisas serão alteradas e melhoradas, e que esta é apenas uma versão ainda por polir e melhorar. Mas uma coisa é certa, PES 2015 na nova geração tenta conquistar definitivamente os jogadores, trazendo um jogo coeso, sólido e extremamente divertido de jogar. Continuamos a gostar imenso de PES, mas queremos ver mais e talvez isso venha a acontecer. Os produtores no final da sessão pediram para que escrevesse a minha opinião sobre o jogo e que fosse o mais sincero possível sobre as melhorias e coisas que não vi que gostaria de ver incluídas.

Esta forma de encarar a crítica demonstra que o PES Team está focado na melhoria constante de um dos mais que tudo da Konami. PES 2015 está a ser produzido no Japão, onde quase tudo se passa, mas com uma mão da equipa em Londres que trata das questões artísticas, como menus e partes do jogo, bem como na passagem para o FOX Engine. As novidades prometidas são muitas e nós estamos mais que desejosos de receber a versão mais atualizada para podermos iniciar a nova época.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image

PES 2015

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.
Comentários