Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Phil Fish compara YouTubers a piratas

Deviam dividir lucros da publicidade.

O controverso criador de Fez, Phil Fish, foi ontem ao Twitter comparar os YouTubers a piratas, para depois apagar ou suspender a sua conta de Twitter por completo.

"Os YouTubers deveriam pagar uma grande porção dos seus lucros aos produtores dos quais roubam o conteúdo," afirmou. "Os lucros da publicidade deviam ser partilhados com os produtores. Isto deveria ser embutido no YouTube. Tudo o resto é basicamente pirataria."

"Se ganhas dinheiro ao colocar o meu conteúdo no teu canal, deves-me dinheiro. Tão simples quanto isso. Se compras um filme, és autorizado a exibi-lo publicamente para as pessoas verem gratuitamente? Não, isso é ilegal.

"Existem sistemas para evitar isso. Mas compras o Fez, colocas todo o seu conteúdo no YouTube, ligas os ads, ganhas dinheiro e isso é aceite. E os produtores não devem ser compensados pelo seu trabalho ser totalmente distribuído de borla para o mundo. Pois, faz sentido".

Esta discussão tem sido proeminente na indústria, quando cada vez mais se fala dos ganhos de grandes YouTubers como TotalBiscuit, EpicNameBro, Jesse Cox, e claro, PewDiePie com os seus 4 milhões de dólares ganhos por ano. A questão é que isto pode levar a maior exposição do que a cobertura nos meios tradicionais.

Assim, as produtoras e editoras deveriam ficar contentes com essa exposição. Mas nem sempre, a Nintendo por exemplo tem feito esforços para ficar com uma fatia destes ganhos de publicidade gerados por vídeos que usem o seu conteúdo. Mais recentemente, anunciou um programa de afiliados que irá permitir a divisão de lucros entre a companhia e os criadores dos vídeos.

"Bem, parece que é tempo de apagar todos os vídeos de Fez, huh?" Afirmou o popular YouTuber NorthernLion nos comentários de Phil Fish.

"Sei que não é nada pessoal, mas esse Tweet de Phil Fish deixa-me triste considerando que fiz o melhor para combater o ódio irracional contra ele e dizer às pessoas para jogarem o Fez porque é fabuloso apesar de tudo".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Fez

iOS, PS4, PS3, Xbox 360, PlayStation Vita, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.
Comentários