Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Entrevista a Nick Channon

Conversamos em Madrid com o produtor-chefe de FIFA 15

Nick Channon é o produtor-chefe de FIFA 15 e voltamos a encontrá-lo em Madrid, neste primeiro olhar sobre FIFA 15. FIFA 14 alcançou uma impressionante marca no Metacritc, um site agregador de análises, registando aí uma média de 87 e 88 em 100. Porém, o desafio passa por continuar a crescer e por dar ao novo FIFA uma nova apresentação e aos jogadores um jogo que lhes permita sentir o futebol. Com uma demonstração disponível que tivemos a possibilidade de jogar, por enquanto não nos foi possível obter informações sobre modos de jogo e outras funções que não estejam relacionadas com a jogabilidade e apresentação. Mesmo assim, temos já uma boa definição sobre o futebol virtual apresentado pela EA Sports para a próxima temporada.

Eurogamer.pt: Eu estive a jogar FIFA 15 por um bocado e fiquei com a sensação de que o jogo até parece mais rápido.

Nick Channon: Bom, a velocidade do jogo não mudou. Fizemos ajustes na resposta dos comandos mas o jogo tem a mesma velocidade. O que está é mais fluído e responsivo.

Eurogamer.pt: Outro detalhe que verifiquei é que para além dos novos movimentos dos jogadores, os seus contextos e objectivos foram alargados, o que gera mais alguma imprevisibilidade em lances ofensivos.

Nick Channon: Sim, uma das grandes mudanças este ano foi a redefinição que demos a certos sistemas. Anteriormente os jogadores tomavam certas decisões dentro de uma lógica de frame-rate. Com novo hardware nós passamos a dispor de mais processamento e podemos fazer coisas que até aqui não eram possíveis. Conseguimos tornar os jogadores mais inteligentes. Uma das coisas que queríamos fazer era tornar o comportamento dos jogadores mais humano. Por exemplo, se estiveres a jogar contra outra pessoa e a perder por 1-0, vais naturalmente mudar a forma de jogar e nós procuramos implementar essas reacções nos jogadores. Isso faz parte de uma das grandes mudanças para este ano.

Eurogamer.pt: Este ano FIFA apresenta-se muito forte do ponto de vista da apresentação e do que é sentir o jogo. Transportar toda a emoção foi uma das apostas para FIFA 15?

Nick Channon: É importante tornar o jogo mais fluído, conseguir que os jogadores se movimentem melhor e registo que tenhas verificado isso, é algo que queríamos para o jogo. Mas para mim, o futebol é o desporto mais emotivo do mundo. Há tanta paixão no futebol, tanta emoção que contagia a atmosfera no estádio e que se transmite aos jogadores. Ao criarmos o sistema de emoções, os jogadores são absorvidos por essa paixão. Eu penso que isso leva o jogo a outro nível

Eurogamer.pt: E depois há as claques, com o seu papel de apoio. Isto é uma tentativa para tornar o jogo de futebol mais atractivo?

Nick Channon: Sim, as claques são muito mais inteligentes este ano e também por isso o jogo está diferente. Não estamos só a falar no papel da inteligência artificial e como isso afecta o jogo mas também na atmosfera sentida no estádio que torna o jogo diferente cada vez que há um novo desafio.

Eurogamer.pt: Algumas claques receberam tratamento especial e podem servir até de incentivo para que o jogador opte por jogar com uma dessas equipas.

Nick Channon: Sim, o Liverpool tem o tema tradicional "you'll never walk alone". Uma das coisas é que isso tem influência sobre a intensidade de jogo.

Eurogamer.pt: O novo sistema de emoções dos jogadores produz novos comportamentos. Um avançado que falhe um golo é advertido pelos colegas e manifesta aquela reacção de desconsolo.

Nick Channon: Nós não quisemos seguir o modelo de mudanças dramáticas dentro da jogabilidade porque é algo perigoso de fazer e pode ser frustrante. Por isso optamos por modificar do lado visual e das animações, daí que essas mudanças sejam sobretudo nesse sentido, do contexto visual. Mais do que isso poderia afectar a jogabilidade.

Eurogamer.pt: Do ponto de vista do grafismo e dos visuais, o jogo está mais atractivo e bonito. Foi uma fasquia que impuseram quando começaram a trabalhar no jogo?

Nick Channon: O que nós mostramos só podia ser atingido com uma nova geração de consolas, é muito mais intenso e anteriormente não tínhamos o mesmo nível de processamento. Estamos a trabalhar neste jogo há 18 meses e os visuais operam uma mudança drástica. As emoções adquirem uma nova visibilidade. Os detalhes também prosseguem, como por exemplo ao nível dos efeitos de luz e também relvado. Agora os jogadores deixam ficar pegadas e isso é mais convincente.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 15

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PlayStation Vita, Nintendo Wii, PC, Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários