The Denpa Men 3: The Rise of Digitoll - Análise

Com uma pitada de Animal Crossing, outra de Pokémon e outra de Zelda.

Produzido pela Genious Sonority Inc., a mesma produtora que nos trouxe há pouco tempo e para a eShop da 3DS o jogo de puzzles Pokémon Battle Trozei, The Denpa Men 3: the Rise of Digitoll é a terceira entrega de uma série de role play de nicho, aclamada entre os fãs, pela combinação que oferece de diferentes jogos da Nintendo, como Animal Crossing, Zelda e Pokémon. De facto, em Denpa Men 3 encontramos uma definição bastante clara dessas produções, ao ponto de quase estabelecerem o sentido e progressão desta aventura. Mas são os Denpa Men, as criaturas misteriosas que existem nas ondas rádio e que não podem ser identificadas a olho nu, que logo se destacam num primeiro contacto com o jogo. A única forma de os detectar e aprisionar, é através da câmara fotográfica, o que é também o regresso a uma funcionalidade pouco usual.

O mundo onde passam a habitar estas criaturas não é muito diferente daqueles que vemos noutros jogos de role play. Podem até servir-se daquele que vemos em The Legend of Zelda para o termo de comparação. Ao fim de uma hora, rapidamente descobrimos que existem masmorras mas também muitas vilas, aldeias e ilhéus que atravessamos usando um pequeno barco. O design do jogo é algo minimalista e a recordar as criaturas dos jogos de cartas de realidade aumentada. Apesar do aspecto mais arredondado, há imensos pormenores e detalhes que ganham vida a partir de uma tela de cores primárias fortes, um pouco na linha dos jogos Pokémon da Genious Sonority.

1

A personalização das casas fica ao critério do jogador.

O processo de captura destas criaturas é bastante simples. Para começar, terão que aceder à antena da torre, na ilha do herói. Abrindo a câmara fotográfica da 3DS podemos rodá-la em qualquer direcção. Quando um Denpa Men for alvejado só têm que disparar um raio de electricidade na sua direcção, aprisionando-o de imediato. É importante mudar de localização se quiserem descobrir mais criaturas. Mas com quatro Denpa Men podem formar uma party e partir directamente para a aventura, combatendo inimigos no exterior mas também dentro de masmorras criadas a três dimensões.

Em termos de combate e classe das personagens, é interessante descobrir como os produtores conseguiram implementar o lado mais tradicional dos jogos de role play neste jogo. Há diferentes Denpa Men, sendo a cor e o tamanho, alguns dos critérios diferenciadores em termos de vulnerabilidades e ataques diante dos inimigos e capacidade de resistência. Um Denpa Men vermelho não recebe tantos danos quando é atacado por um adversário com poder de fogo. Inversamente, um Denpa Men azul ataca melhor um adversário com habilidade fogo e um Denpa Men mais pequeno e com pouca resistência, encontra na velocidade o seu maior trunfo. Em suma, as possibilidades estratégicas são significativas.

Além disso, é importante descobrir quais os Denpa Men que possuem uma antena na cabeça, o que significa que possuem uma habilidade especial. Esta pode ser um ataque especial de natureza física ou uma habilidade com poderes curativos e capaz de ressuscitar um colega da equipa derrotado em combate. Alguns até conseguem extrair tesouros dos monstros que enfrentam em batalha.

2

Imensos bens podem ser adquiridos no Bazaar.

Como terão à disposição mais de quatro Denpa Man, poderão conseguir diferentes combinações e definir uma equipa organizada de modo a garantir mais poder ofensivo, mas também podem optar por uma organização defensiva. As opções são bastante significativas neste processo de personalização, especialmente a partir do momento que passam a contar com uma criatura que se serve da habilidade "catch" com que conseguem surpreender os monstros adversários através de um processo de captura. Logo a seguir, estes monstros capturados podem ser convocados durante uma batalha, sendo preciosos aliados, especialmente pelos seus poderosos golpes físicos.

O combate é bastante estratégico, com todo um manancial de opções que numa primeira instância permitem o combate imediato ou a fuga. A qualquer momento podem ser utilizados diferentes itens e seguir por uma personalização dos golpes. Porém, há um lado mais causal neste combate, ao ser possível realizar golpes por turnos de forma automática. Se tomarem a decisão de tornar a batalha mais acelerada, os Denpa Men conseguem superar as dificuldades, curando os adversários feridos ou atacando com o poder especial que melhor se adequa em função do tipo de inimigos. O bestiário é grande e oferece um desafio gradual, especialmente quando penetram nos corredores finais das masmorras.

O sistema de subida de nível funciona através dos habituais pontos de experiência obtidos no final de uma batalha com final favorável. Existem algumas nuances, como o membro da equipa que não recolhe pontos por ter perecido ou a perda de vida do herói, sem hipótese de recuperação, que obriga a voltar a casa e a começar a masmorra desde o começo. É importante por isso ter os Denpa Men bem evoluídos, sob pena de serem esmagados por alguns rivais. As masmorras e espaços do mundo aberto estão pejadas de adversários e muitos deles realizam ataques à distância. Todavia, o sistema de combate ao fim de algumas horas se torna uma rotina e não sobra muito mais para descobrir a não ser caixas de tesouro, áreas secretas e novos objectivos. Dentro das masmorras, a sua estrutura labiríntica também complica a tarefa mas somos recompensados pelos tesouros que encontramos e pelos combates que garantem uma subida de nível.

3

Se perderem um Denpa Men em combate, podem recuperá-lo depois, desde que paguem uma franquia.

Mas onde Denpa Men 3 proporciona mais alguma frescura, é no que se pode fazer para lá da campanha. Numa notória aproximação a Animal Crossing, podem fazer serviço de jardinagem, plantando as sementes deixadas pelos monstros, que ao fim de algum tempo dão lugar a flores e frutos, mas também podem plantar árvores. Algumas das plantas só podem ser semeadas em certas condições. A pesca é outra das opções mas se quiserem peixe especial, terão que escolher muito bem a praia para o pescar. Os frutos, plantas e peixes podem depois ser comercializados no "Bazaar" da ilha, onde também podem comprar itens de outras pessoas.

A mobília, objectos decorativos, pinturas e tapetes das casas dos Denpa Men também podem ser adquiridos no "Bazaar". Há uma lógica de personalização inerente a todo este processo, embora com um conjunto de itens bem menos poderoso que o existente em Animal Crossing. Noutro capítulo, os jogadores podem alugar os Denpa Men que não estejam a ser utilizados, a jogadores de todo o mundo. Se tiverem sucesso, receberão uma renda pelo aluguer. Ainda no capítulo das opções online, encontramos as batalhas no Coliseu, onde podem optar por combater livremente ou a contar para um ranking.

Concluindo, The Denpa Men 3 - the Rise of Digitoll é um jogo de role play algo tradicional e fortemente inspirado em séries emblemáticas da Nintendo, como Animal Crossing e Pokémon. Sem atingir a maturidade e magnitude individual desses jogos, The Denpa Men 3, apesar de gravitar num minimalismo conceptual, não deixa de proporcionar uma experiência desafiante e significativamente guarnecida.

7 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação The Denpa Men 3: The Rise of Digitoll - Análise Vítor Alexandre Com uma pitada de Animal Crossing, outra de Pokémon e outra de Zelda. 2014-05-26T17:31:00+01:00 7 10

Comentários

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!