Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Super Mario Bros. Deluxe - Virtual Console - Análise

Clássico guarnecido.

No final do milénio, o GameBoy Color era o sistema portátil dominante da Nintendo. Prestes a dar o seu lugar de destaque ao GameBoy Advance, plataforma mais poderosa e capaz de exibir produções mais avançadas, a Nintendo optou no entanto pelo GameBoy para lançar a versão definitiva do clássico da NES, o primeiro jogo que deu a conhecer ao mundo a grande aventura de plataformas de Super Mario e seu irmão Luigi. Esta decisão obrigou a uma adaptação particular do jogo, pois dadas as dimensões reduzidas do ecrã, os produtores viram-se forçados a reduzir a área disponível ao redor da personagem, causando alguns embaraços. Aliás, ao premir a posição superior e inferior do d-pad a perspectiva de jogo desloca-se ligeiramente para cima e para baixo revelando mais um pouco da área de jogo.

Luigi atrás das moedas vermelhas.

Tirando isso, o jogo continua a ser o mesmo que é na NES, com todas as cores que o jogo requer e que o chip gráfico de 8 bit da consola proporciona. Apesar dos anos que já passaram desde o lançamento original, e depois desta versão Deluxe em 1999, Super Mario Bros ainda é um jogo desafiante que mostra muito bem porque foi um dos mais influentes do seu tempo. Mas fazendo jus ao subtítulo, a Nintendo adicionou mais alguns modos por forma a destacar o jogo e compensar os compradores.

O primeiro aspecto revelador desse interesse é a existência de um mapa mundo semelhante ao de SMB. 3, onde vemos o protagonista avançar por uma série de pontos que constituem os níveis de cada mundo. Ao todo existem 32 níveis, repartidos por oito mundos. A conversão da versão Deluxe para a 3DS é quase perfeita. Nalgumas secções do nível parece no entanto verificar-se uma ténue mudança de cor e alguns frames ficam mais "salientes" em transições rápidas. Tirando isso o jogo possui o mesmo aspecto do original. Na passagem pelo mapa mundo, premindo o botão select é possível mudar de personagem e escolher Luigi.

O calendário é útil para anotar informações.

Mas o melhor do jogo e que o torna mais tentador é o conjunto de conteúdos suplementares, a começar pelo "Challenge mode" que é uma espécie de luta pela melhor pontuação dentro de cada um dos níveis percorridos no modo clássico. Nestes desafios terão que descobrir todas as moedas vermelhas e encontrar os ovos do Yoshi. Adicionalmente existem 8 mundos do jogo Super Mario Bros. 2, rebaptizados de Super Mario Bros. for Super Players, mas estes terão que ser desbloqueados. Paralelamente, os jogadores poderão desfrutar de um modo "time attack" contra uma personagem identificada como sendo um Boo. Os níveis deste modo são originais, o que pode ser um bom começo para quem completou o original. Por fim, existem mais alguns conteúdos desbloqueáveis como imagens, medalhas e mais alguns mini-jogos, como a caixa de brinquedos.

Super Mario Bros Deluxe ganhou relevância junto do GameBoy Color muito por força dos conteúdos adicionais. A adaptação do original ao ecrã mais pequeno da consola implicou um encolhimento que limita a perspectiva de jogo. Porém, os desafios suplementares, a oferta dos Lost Levels de Super Mario Bros 2 e mais alguns mini-jogos, abastecem significativamente o conteúdo.

Read this next