Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Hearthstone: Heroes of Warcraft - Guia, cartas, dicas sobre o jogo

Lacaios e feitiços

Por esta altura já devem ter ouvido falar de Hearthstone, o jogo de cartas coleccionáveis em formato digital criado pela Blizzard Entertainment, que se encontra neste momento ainda em estado beta. Tem semelhanças com o Magic the Gathering e o jogo de cartas do World of Warcraft, mas não existem versões físicas aqui, tudo funciona dentro da plataforma Battle.net, em formato digital e utilizando o Blizzard launcher, também ele ainda em beta.

O jogo consiste num combate entre dois heróis, que podem ser escolhidos dentro do universo das nove classes originais do World of Warcraft, Druid, Hunter, Mage, Paladin, Priest, Rogue, Shaman, Warlock e Warrior. Todos os heróis são representações de personalidades famosas da franquia, e podemos levá-los a combates contra a inteligência artificial, ou outros jogadores com o seu próprio herói e baralho.

O jogo:

Os baralhos contêm 30 cartas retiradas de uma "pool" de cerca de 200 únicas, sendo que cada "deck" não pode conter mais do que duas cartas iguais. Esta regra está limitada ao "constructed play", não tendo efeito no modo de jogo "Arena", mas já lá vamos. Durante as partidas os participantes começam com 30 pontos de vida, e o nosso objectivo passa por drenar a vida do oponente até 0, antes que este faça o mesmo com a nossa própria.

A ferramenta principal dos jogadores são as cartas, que têm um custo representado por um número no canto superior esquerdo dentro de um cristal azul. Para invocar cada uma, é necessário pagar o seu custo correspondente em cristais, o mesmo que a "mana", conceito reconhecível de outros jogos do género. A diferença aqui é que a acumulação de cristais é automática, ou seja, no primeiro turno tempo 1 cristal para gastar, no turno seguinte 2, e assim sucessivamente até ao máximo de 10.

Assim, no início de cada turno, recebemos 1 carta e 1 cristal adicionais, sendo que o jogador que começa tem a vantagem de ter acesso a 1 cristal mais que oponente até ao décimo turno. Para compensar este facto, o segundo jogador inicia o jogo com uma carta mais que o adversário, e ainda uma carta especial conhecida como "coin" (a moeda) e que garante 1 cristal azul até ao final do turno, uma vez por partida.

Não existem fases durante os turnos, sendo possível atacar com um lacaio, conjurar um feitiço, e voltar a atacar com um outro lacaio de seguida. Não há fase de manutenção, de desvirar ou final de turno, Existe apenas o nosso turno, e o turno do adversário, onde não podemos utilizar qualquer carta da mão, apenas assistir calmamente ao que se passa na mesa.

As Cartas:

Podemos dividir as cartas em três tipos diferentes: Os "minions", que são basicamente criaturas também elas retiradas do universo Warcraft (em Português o jogo refere-se a eles como Lacaios), os feitiços (Spells), e finalmente as armas (Weapons). No caso dos feitiços, existe uma espécie de subtipo conhecido como "secrets", que são efeitos que resolvem apenas depois de uma determinada condição se concretizar (exemplo: quando uma criatura morre, ou quando um oponente nos ataca directamente).

Lacaios:

Os minions (ou lacaios) são o tipo de carta mais comum (sempre cerca de dois terços do total de cada baralho) e o mais importante também, já que é com eles que mantemos o controlo da mesa na maioria dos casos. Estes distinguem-se pelos dois valores adicionais na parte inferior da carta, no lado esquerdo tem o ataque, e no lado direito a defesa/vida da criatura.

Atacam individualmente uma vez por turno, infligindo dano ao alvo igual ao valor relativo ao ataque. Já a defesa representa os pontos de dano que cada minion é capaz de sofrer antes de morrer. Estão divididos por tipo (Beast, Demon, Dragon, Murloc, Pirate, Totem e General), e podem possuir ainda uma ou várias características especiais que adicionam um efeito às suas potencialidades:

Taunt (Provocar): Minions com taunt devem ser atacados antes de qualquer outra criatura ou herói adversário.

Battlecry (Grito de guerra): Efeito desencadeado imediatamente quando a carta entrar no jogo a partir da nossa mão.

Charge (Investida): Um minion com investida pode atacar no turno que é invocado.

Deathrattle (Estertor da Morte): Efeito desencadeado quando o minion morre, ou é removido do campo de batalha de qualquer outra forma.

Divine Shield (Escudo Divino): Um escudo que absorve a primeira fonte de dano a atingir o minion, fazendo o escudo desaparecer.

Enrage (Enfurecer): O efeito é desencadeado quando um lacaio está abaixo da sua vida máxima. Fica irritada a criatura.

Stealth (Furtividade): Um minion com stealth não pode ser alvo do herói inimigo, um lacaio ou feitiço, mas pode ser afectado por área de efeito ou dano aleatório.

Windfury (Fúria dos Ventos): O Lacaio pode atacar duas vezes num turno.

Poison (Veneno): Representado por um frasco verde inscrito na parte inferior da carta, os minions com esta habilidade matam qualquer criatura que receba dano deles.

Feitiços:

Os feitiços provocam um efeito particular ao jogo, seja numa carta em concreto, como dano direto num minion ou herói, ou um produzem um efeito na mesa em geral (board), como o acto de eliminar todas as criaturas com a excepção de uma escolhida à sorte. Exemplos de efeitos:

Silence (Silenciar): Remove todo o texto original de uma carta, assim como todos os bónus nela presentes.

Overcharge X (Sobrecarregar X): O jogador que usar a carta com overcharge, tem menos X de mana disponível para o próximo turno.

Freeze (Congelar): O alvo é congelado durante o turno do jogador que invocou o efeito e o turno do oponente.

Combo (Combo): O Combo é um efeito desencadeado quando uma carta é jogada depois da primeira num único turno.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image

Hearthstone: Heroes of Warcraft

Android, iOS, PC, Mac

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.
Comentários