Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Escolha dos Leitores 2013 - Top 30-21

Já vamos a meio da lista.

E assim chegamos ao final de mais um ano. 2013 foi um ano em cheio para o mundo dos videojogos repleto de experiências diferentes para todo o tipo de plataformas. Com tanta variedade e com tantos êxitos lançados ao longo dos últimos 12 meses, a escolha dos melhores de 2013 não pode ter sido fácil.

O período de deliberação dado foi de duas semanas, tendo a votação terminado na passada terça-feira. Como em anos anteriores, o Top 50 dos leitores será dividido e revelado em cinco partes. Publicaremos uma destas partes por dia até ao último dia de 2013.

O Top 50 dos leitores é um espelho dos jogos favoritos da comunidade Eurogamer Portugal e não tem qualquer influência da equipa da redação. Cada leitor teve a oportunidade de nomear cinco jogos, de modo a contribuir para esta lista, e de justificar as suas escolhas. Algumas dessas justificações vão aparecer ao longo do Top depois das conclusões das análises.

Se estão à procura do artigo "Os favoritos da redação", este ano decidimos apostar num formato em vídeo. Podem visualizá-lo aqui para descobrirem quais foram os jogos que mais marcaram os membros do Eurogamer Portugal em 2013.

30. Persona 4 Golden

Atlus / PS Vita

quinhopera disse: "Apenas o melhor jogo que joguei em minha vida."

marcofrosa disse: "Sendo um novato tanto a nível desta série, como ao tipo de jogo, devo dizer que fiquei impressionadissimo com Persona 4 Golden. Uma história de mistério com provavelmente umas das melhores personagens de um jogo e infinitas possibilidades de \"modificar\" o nosso herói como quisermos (mais corajoso, mais esperto,...), torna Persona 4 uma experiência longa, mas que parece curta devido ao nosso empenho no jogo. O sistema de luta é simples, mas difícil de dominar, devido às ínúmeras cartas e poderes especiais que podemos utilizar no jogo para derrotar os vários inimigos. Um jogo obrigatório para quem aprecia longas e divertidas experiências."

Diego_20 disse: "Quase 100 horas numa campanha de um jogo que mais do que isso é como se fosse o nosso próprio dia-a-dia. E aquele sistema de combate?! Adorei cada segundo, 10/10."

29. Far Cry 3: Blood Dragon

Ubisoft / PC / PS3 / Xbox 360

O que dissemos: "No final, haverá gente a chegar a Blood Dragon e a conhecer Far Cry 3 muito por força deste conceito visual. Baseado nos filmes de ficção científica dos anos oitenta, os produtores transportaram uma definição muito clara das fitas VHS, exemplificada no distúrbio da imagem quando a saúde do protagonista está a chegar ao fim. Por outro lado, a voz de Rex Colt, emprestada por Michael Biehn, do filme Terminator é mais uma homenagem às películas exibidas durante os anos oitenta e noventa, mas também aos jogos da era 8 e 16 bits, pois muitas das cenas animadas mais perecem ter saído de um videojogo de acção lançado na primeira metade da década de noventa. E depois a banda sonora, criação do duo australiano Power Glove, projecta uma sonoridade de tons retro e electrónicos de grande revivalismo, contribuindo para os grandes momentos, mas também para uma constante tensão fruto das combinações perigosas projectadas na ilha. Com ou sem Far Cry 3, Blood Dragon merece a aquisição e justifica o investimento, tal é a singularidade do conteúdo."

DPthedp disse: "É apenas um DLC, mas provavelmente o grande DLC deste ano, se fosse um jogo completo não perdia nada."

Juminha disse: "Não tem nada a haver com o jogo original e ninguém se importa. É muito divertido de se jogar, até diria que é uma "comédia" videojogavel. Precisamos de mais jogos destes num mercado atolado de coisas sérias e experiências repetitivas."

28. Killzone: Mercenary

Guerrilla Cambridge / Vita

O que dissemos: "Killzone: Mercenary não faz rigorosamente nada de novo (fora da série) mas o facto de fazer o que faz, com a qualidade que o faz e especialmente numa portátil é em si algo a louvar. A estrutura de jogo encaixa na perfeição num sistema que tem forçosamente que permitir sessões de jogo curtas e explora bem o universo criado pelo Guerrilla Games. Pena que algumas falhas impeçam este jogo de se tornar ainda melhor mas tal como está, esta é uma estrondosa prova que a Sony consegue implementar as suas filosofias e oferecer um produto de topo na sua portátil. Muitos não querem experiências caseiras numa portátil mas os que querem, façam o favor de se deliciarem."

Netweb disse: "Killzone: Mercenary é uma adição interessante ao catálogo da PlayStation Vita, provando que a portátil da Sony pode ser habitat dos maiores nomes do catálogo da Sony."

Vinny_gamer disse: "O melhor jogo da PS VIta até agora."

27. Hotline Miami

Abstraction Games / PS3 / Vita

O que dissemos: "A parte engraçada é que parece que todo o jogo foi criado sob o efeito de drogas, algo retirado de uma mente perturbada mas acaba por se mostrar como uma obra-prima imperdível para quem gosta de experiências novas. Quando se tecem elogios aos jogos independentes e aos seus produtores, são jogos como Hotline Miami que vêm de imediato à cabeça porque representam o melhor que podem encontrar. Os jogos perfeitos são um mito, mas na minha perspetiva, este é um adjetivo que atribuiu com segurança a Hotline Miami. Não mudaria nem um pixel."

RockyMotion disse: "Hotline Miami é um daqueles raros jogos onde a repetição e tentativa-e-erro motivam o jogador em vez de o aborrecer. Rápido. Frenético. Ultra-violento. Alucinante. E um dos jogos mais viciantes que alguma vez joguei."

Sleepunkot disse: "Para mim os Indies foram a maior revolução nunca se viu tanto jogo bom e este é mais um deles viciante e frustrante um autentico dark souls em pixels."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

DMC Devil May Cry

PS3, Xbox 360, PC

Far Cry 3: Blood Dragon

PS3, Xbox 360, PC

See 8 more

Fire Emblem: Awakening

Nintendo 3DS

Hotline Miami

PS4, PS3, PlayStation Vita, PC, Mac

Killzone Mercenary

PlayStation Vita

Metal Gear Rising: Revengeance

PS3, Xbox 360, PC

Metro: Last Light

PS3, Xbox 360, PC, Mac

Persona 4 Golden

PlayStation Vita, PC

Splinter Cell: Blacklist

PS3, Xbox 360, Nintendo Wii U, PC

The Legend of Zelda: The Wind Waker

Nintendo GameCube

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários