Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Natal Nintendo - O que nos espera

Como um ano depois do seu lançamento a Wii U é uma grande opção.

Faz hoje precisamente um ano que a Nintendo apresentou, em Lisboa, a Wii U, a sucessora da plataforma mais bem sucedida da geração passada. As expectativas em torno do novo sistema de entretenimento eram altas. A inclusão do GamePad como elemento capaz de renovar a experiência jogável foi o ponto de partida para uma nova estratégia que assenta na jogabilidade assimétrica, ou seja, pela possibilidade de coexistirem emissões do mesmo jogo através de dois ecrãs. Porém, o primeiro ano de vida da Wii U foi tudo menos um passeio tranquilo. Pese embora o bom acervo de jogos aquando do lançamento, alguns bons originais "third party" como ZombiU e um sistema inovador de comandos, os meses que se seguiram ao virar do ano expuseram as dificuldades da consola em penetrar no mercado. Um dos problemas foi a falta de exclusivos e jogos sonantes que pudessem atrair novos jogadores. Mas também se provou complicado, para a Nintendo, levar os anteriores compradores da Wii a darem o salto para a nova geração da Nintendo pois as dúvidas sobre a natureza do sistema ainda pesaram.

Ainda que um pouco tardiamente, os jogos começam a chegar. Até à E3, os fãs e primeiros compradores da Wii U tiveram dificuldades em ter à sua disposição novos exclusivos, mas após a revelação de um catálogo forte e diversificado, com foco maior para a época natalícia através de jogos como Super Mario 3D World e com jogos exclusivos como Pikmin 3, The Wonderful 101, The Legend of Zelda: Wind Waker HD e Sonic World, a lançar desde o verão até ao Outono, este Natal pode representar para a gigante de Quioto um ponto de viragem.

The Wonderful 101 traz cavalares doses de acção e humor tipicamente Platinum Games à WiiU. 100 pequenos heróis que movem adversários gigantescos.

Com um ano de avanço para as novas consolas da Sony e Microsoft, a Nintendo apresenta uma oferta consolidada, através de títulos que demonstram já um grande aproveitamento das capacidades da consola, mas também pela distribuição dos jogos por diferentes géneros; dos títulos mais tradicionais, aos jogos de família. Por outro lado, o apoio "third party" ainda se mantém, apesar da quebra do laço que unia Nintendo e Electronic Arts ter sido um sinal preocupante que ainda se mantém. Contudo, já se viu noutras gerações, que é a Nintendo que mais consegue abastecer as suas máquinas.

No entanto, outras editoras mantêm a sua aposta na Wii U. Da Warner, Batman Arkham Origins atribui a especialidade dos comandos tácteis à nova aventura do morcego, enquanto que da Ubisoft, Rayman Legends revelou um aproveitamento do ecrã táctil que nenhuma outra versão foi capaz de atingir, o mesmo sucedendo com a nova versão de Deus Ex: Human Revolution. Call of Duty: Ghosts, da Activision, também pode ser jogado na máquina da Nintendo, bem como Skylanders, este título já no campo dos jogos baseados em figuras de plástico, género partilhado pelo novo concorrente: Disney Infinity. O apoio das outras editoras ainda permanece, mas é claro que há uma especial atenção sobre se esta época permite à Wii U recolher sucesso de modo a reconquistar as editoras. Até ao Natal de 2011, também a Nintendo 3DS encontrou dificuldades de penetração no mercado. Os exclusivos lançados no final desse ano contribuíram para um aumento exponencial de consolas vendidas, com os números a consolidarem-se nos meses seguintes e mesmo até hoje.

Também é possível tirar selfies em Wind Waker HD, mas escolham bem momento.

"Super Mario 3D World é o grande jogo para a Nintendo Wii U neste Natal."

É evidente que a Nintendo espera ter os mesmos resultados com a Wii U. À fornada de jogos actualmente disponíveis, formando um dos catálogos mais ricos e preenchidos, estão a ser retocados e polidos outros jogos que farão parte da oferta para 2014, entre os quais estão os muito apetecíveis Donkey Kong Country: Tropical Freeze e Mario Kart 8, que promete levar a insanidade das corridas à alta definição das pistas à volta do Mushroom Kingdom. E depois ainda há Bayonetta 2, a sequela de um dos jogos mais bem conseguidos de Hideki Kamiya, da excêntrica Platinum Games.

Há duas semanas estivemos em Lisboa a experimentar precisamente demonstrações destes e de outros jogos entretanto disponíveis. Se é verdade que boa parte dos jogos são essencialmente experiências do género acção, aventura e plataformas, a Nintendo aposta forte nos jogos em família e que tanto contribuíram para o sucesso da Nintendo Wii. Este género continua a ser abastecido por títulos que se emolduram no espírito da época, proporcionando condições para que várias pessoas possam competir entre si através de jogos simples, rápidos, acessíveis e bastante divertidos, sem entraves como longas apresentações, curvas de aprendizagem demoradas e processos interactivos para pessoas que têm pouco contacto com os jogos.

Nada como tricotar uma manta junto ao calor da lareira em Wii Party U.

Um dos mais importantes títulos de vocação familiar é precisamente Wii Party U, o jogo que reaproveita os comandos da Nintendo Wii, juntando-os ao moderno GamePad, a fim de proporcionar novos mini-jogos e competição para todos os jogadores situados no mesmo espaço. Este é talvez um dos jogos que faltou no lançamento da Wii U, embora se perceba que Nintendo Land fosse mais adequado por revelar o conceito de jogabilidade assimétrica e não confundir os consumidores. Outro jogo, dentro do mesmo género, que a Nintendo colocou à nossa disposição, foi Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games em mais um crossover de dois universos de personagens em luta pelas medalhas no frio da Rússia.

Sendo que por cá o Natal coincide com o Inverno chuvoso, frio e por isso nada convidativo a passeios nocturnos ou ao fim da tarde, e como se ingerem mais calorias de modo a manter o corpo mais quente, sobretudo as doçuras servidas à mesa de Natal, nada melhor que exercitar o corpo dentro de casa, recorrendo ao Wii Fit U, o novo jogo de exercício desenvolvido especificamente para a Wii U. Recorrendo novamente à balança a fim de calcular peso e funcionar como interface para a execução de exercícios e mini-jogos, a novidade deste título é precisamente a inclusão do acessório Fit Meter, um "pedómetro" do tamanho de um Tamagotchi, que marca o número de calorias gastas durante o tempo que passamos a jogar e fora dele.

A balança não engana e o Fit Meter marca as calorias gastas.

Com este aparelho podemos cumprir distâncias míticas como a maratona de Chicago, a maratona de Tóquio ou a de Nova Iorque, ou em alternativa subir os degraus da Torre Eifel. Há imensas propostas e desafios desportivos, mas também não foram ignorados os mini-jogos que obrigam o jogador a mexer o corpo e a libertar excessos calóricos. Num jogo mais movimentado, pressionei a balança com o pé libertando um jacto de água, a partir do GamePad, na direcção das que corriam do fundo para o centro do ecrã, atirando bolas de lama. Noutro jogo tinha que transportar pedidos dos clientes, como bolos e sumos, segurando-os na bandeja. Os passos sobre a balança permitem à personagem avançar. Com perícia e esforço físico é possível entregar todos os pedidos sem os deixar cair. Mas o jogo que me "quebrou" os abdominais foi a descida de trenó. Quase deitado sobre as balança e com as pernas levantadas, o exercício transformado em jogo foi especialmente duro. As deslocações do corpo para a esquerda ou direita permitiam-me negociar as curvas, algumas mais apertadas, com algum suor já avolumar-se sobre a testa. Mas na chegada à meta senti bem a dureza da descida. Isto repetido por três vezes equivale a um bom treino. Uma versão gratuita do jogo pode ser descarregada a partir da eShop, o que permite efectuar logo um bom conjunto de exercícios e antecipar a chegada dos doces de Natal.

Wii Sports Club recupera a tradição do clássico Wii Sports, agora com a possibilidade de aquisição individual de certos jogos, inscrição em clubes e entrada para um ranking europeu. A possibilidade de jogar on-line é outra das vantagens deste jogo.

Mario Kart 8 vai abrir as pistas no começo de 2014

Mario Kart 8 é outro dos jogos mais aguardados para 2014. Compatível com todos os acessórios que ligam à Wii, o detentor do GamePad pode tocar na buzina disponibilizada ao meio do ecrã táctil. Como é óbvio, as surpresas deste jogo não se resumem a isto, mas para ficarmos a saber mais teremos que esperar pela versão completa. Passível de ser jogado em dois jogadores através de ecrã dividido, por enquanto a maior novidade é a inclusão das pistas com sistema anti-gravidade. As motas do jogo anterior para a Wii também regressam nesta edição.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze é a sequela do jogo desenvolvido para a Wii. Mais arrebatador em termos gráficos e pejado de secções dentro de um mesmo nível que transitam sistematicamente de perspectivas, entre 2D e 3D, este jogo é um valioso tributo ao género das plataformas. A alta definição e a melhor capacidade da Wii U permitiu à Retro Studios desenvolver os cenários e as animações, resultando numa animação e fluidez de jogo nuns seguros 60 fps.

Super Mario 3D World pode ser jogado por toda a família.

Super Mario 3D World é o grande jogo para a Nintendo Wii U neste Natal. O nosso veredicto pode ser consultado por aqui. Trata-se de um jogo colossal em interactividade, e indicado para ser jogado por toda a família. A equipa de Yoshiaki Koizumi abriu pela primeira vez um Super Mario em 3D ao multiplayer local, ao mesmo tempo que preparou um conteúdo rico em quantidade e criatividade. A alta definição mostra que o famoso canalizador continua em grande forma. De facto, os anos não passam por Super Mario.

Ao fim de um ano de presença no mercado, a Nintendo Wii U possui um catálogo muito equilibrado, com jogos diferentes e alinhados por vários géneros, e de indiscutível selo de qualidade. Fica mais uma vez a certeza de que é a Nintendo a tomar a dianteira em termos de aproveitamento das capacidades do GamePad e da própria plataforma, sendo a produtora de hardware que mais desenvolve para os seus sistemas. E não é um trabalho nada fácil, conseguir disponibilizar uma oferta segura em termos de qualidade em tão pouco tempo. Mais nenhuma outra editora ou produtora de consolas faz isto. Super Mario 3D World é o jogo cabeça de cartaz para este mês (estará amanhã nas lojas), e até para os próximos tempos, mas The Legend of Zelda: Wind Waker, Pikmin 3, The Wonderful 101, entre outros, são outras propostas de indiscutível qualidade, exclusivas, reveladoras de uma boa adaptação à plataforma e que justificam a passagem para uma nova geração.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Mario Kart 8

Nintendo Wii U

Pikmin 3

Nintendo Wii U

See 4 more

Super Mario 3D World

Nintendo Wii U

The Legend of Zelda: The Wind Waker

Nintendo GameCube

The Wonderful 101

Nintendo Wii U

Wii Fit U

Nintendo Wii U

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários