AiRace Speed - Análise

A grande velocidade.

Com Pilotwings Resort, Ace Combat Assault Horizon e Star Fox 64 na lista de jogos lançados para a portátil 3DS, não é fácil para os desconhecidos estúdios da QubicGames disputarem o género das corridas aéreas futuristas. À partida, AiRace Speed mostra alguns argumentos valiosos. Um jogo que faz da velocidade das suas naves espaciais um dos pontos de referência em termos de jogabilidade, aliado a um bom compromisso em termos de efeitos 3D, bem como um ambiente de ficção científica que recupera algumas coordenadas de Wipeout, são notas positivas para quem decide arriscar.

Contudo, desde o começo que ficam bem claras as limitações desta produção. A condução das aeronaves não é particularmente entusiasmante, especialmente porque se torna difícil contornar os obstáculos sem evitar um acidente e a quebra da frame rate nalguns momentos quebra alguma adrenalina que acumulámos quando mantemos premido o botão nitro por mais tempo. Infelizmente, estes problemas permanecem e até se agudizam à medida que percorremos novas pistas e circuitos. Assim, um jogo que tinha alguns méritos e aspectos diferenciadores perante os jogos supra listados, como que se deixa abater em pleno voo, deixando o jogador completamente refém de um conteúdo que nem sequer é particularmente vasto.

1

Atenção aos obstáculos.

18 circuitos desbloqueados sucessivamente através do cumprimento de tempos mínimos é tudo quanto a opções, o que limita a expectativa de quem procura algo mais a uma espécie de Time Trial, o principal e único modo de jogo. As tabelas individuais de pontuação e os resultados online justificam a ligação à rede, mas é pouco quando se procuram outros modos.

Contudo, há aspectos positivos que, acabando por cercar as falhas, conseguem manter a experiência satisfatória e minimamente apelativa. Um dos mais relevantes e decisivos aspectos tem que ver com a função 3D da consola. A profundidade provocada pelo efeito é realmente impressionante, especialmente quando entramos em túneis e aumentamos a velocidade do aparelho, passando por obstáculos e espaços apertados mesmo à justa. Uma desconcentração e uma viragem errada, ao ponto de levar a máquina a embater numa parede, é suficiente para implicar uma penalização de alguns segundos, adicionados ao tempo geral assim que a máquina retoma a velocidade a partir do último ponto intermédio de gravação. Os perfeccionistas deverão optar, nalguns casos, por voltar ao ponto de partida. A memorização das pistas facilita a passagem por túneis e zonas compostas por mais obstáculos, e com poucos acidentes, é possível obter um bom tempo.

2

Uma vintena de níveis para percorrer.

A música do género tecno contribui para uma atmosfera mais envolvente, com soundbytes que favorecem o aumento de adrenalina à medida quando aumentamos a velocidade do aparelho e nos sentimos dispostos a atravessar certos obstáculos quase às cegas. Outros segmentos das pistas, contudo, implicam uma abordagem mais cautelosa, mas nem sempre as manobras necessárias são alcançadas com facilidade. Apesar da boa física, não é difícil perder o controlo da aeronave ao reduzir a velocidade de modo a encontrar o túnel de saída. Os controlos são efectuados através dos botões, na primeira opção. Outra possibilidade é usar a stylus para controlar a aeronave, a partir do ecrã táctil. Mas se já no modo normal o processo se torna complicado, neste caso pode causar alguns momentos angustiantes.

Do ponto de vista da velocidade e dos efeitos tridimensionais, AiRace Speed consegue impressionar, só que isso nunca chega para afastar algumas limitações que o remetem para uma espécie de demonstração das capacidades da consola portátil. As aeronaves não são muitas e nem oferecem diferentes estilos de condução. Digamos que a QubicGames podia ter desenvolvido um pouco mais o conteúdo do jogo, mas por 5 euros, que é o seu preço na eShop, não vão ficar mal servidos.

6 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação AiRace Speed - Análise Vítor Alexandre A grande velocidade. 2013-11-11T12:38:00+00:00 6 10

Comentários

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!