Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Miles Jacobsen joga à defesa nesta entrevista de Football Manager 2014

Nega que o jogo precisa de descansar por uma época ou duas.

Colocamos algumas perguntas ao homem forte da Sports Interactive, o estúdio responsável por Football Manager, o simulador de treinadores que goza de imenso sucesso no nosso país. Miles Jacobsen, o diretor, falou-nos um pouco da versão de 2014 de Football Manager, e comentou ainda a entrada da série no Linux, garantindo que nada tinha a ver com o anúncio das Steam Machines ou do SteamOS, fiquem com a entrevista:

Eurogamer PortugalOlá Miles, permite-me começar por perguntar, onde está o modo "Fantasy draft" que discutimos na entrevista do ano passado?
Miles Jacobsen

Olá, bem, temos mais de 1,000 novas funcionalidades na versão deste ano. Temos também milhares de novas ideias que queremos implementar a certa altura, assim como versões de jogos Football Manager para outras plataformas. Quando for a altura, traremos o modo da Xbox de volta para outra plataforma!

Eurogamer PortugalEstou certo que possuem um sem número de métricas, como é que o modo Classics se portou na versão do ano passado, e como tencionam desenvolve-lo para o futuro?

Miles Jacobsen

Podemos dizer que correu da forma que esperávamos - Ficamos muito contentes com as reacções iniciais, e anunciamos que o vamos trazer para a Vita também, com gravação cruzada com as versões no PC, Mac e Linux, o que é entusiasmante.

O importante para nós ao alterar o Football Manager Classics, era que se mantivesse fiel ao jogo original e ao mesmo tempo livre de tudo que fosse supérfluo. Então, tudo o que considerarmos para o futuro, apenas será adicionado se realmente fizer sentido para o jogo e não requerer demasiado tempo.

Eurogamer PortugalA área onde penso que existe muito espaço para melhorias é durante as próprias partidas. Existem melhorias ao motor de jogo 3D das partidas, mas quanto à interacção com a equipa, e a inteligência artificial, podes falar um pouco disso?
Miles Jacobsen

Os módulos das conversas com a equipa mudaram substancialmente, alinhadas com o novo sistema de tácticas do jogo. Vamos sempre ter que adicionar conteúdo às conversas com a equipa, ela é agora mais inteligente (assim como o teu treinador assistente), as reacções são mais claras para o treinador e existem mais escolhas também. Adicionalmente, os efeitos são agora mais variados, baseado na personalidade de cada atleta.

Eurogamer PortugalAlguma vez sentiste que o jogo precisava respirar por algum tempo, talvez com conteúdo DLC durante uma ou duas épocas?
Miles Jacobsen

Não, temos muitas coisas que gostaríamos de fazer com a série, muitas funcionalidades que queremos adicionar! Além do mais, a reacção das pessoas mostra que continuam a gostar do jogo a cada versão, e nós continuamos capazes de melhorar a experiência da mesma forma que fizemos para o FM 2013 e FM2014, seria errado não permitir que os jogadores aproveitassem todas essas melhorias.

Eurogamer PortugalQual a principal diferença em desenvolver o jogo para a Vita comparativamente com a PSP?
Miles Jacobsen

São plataformas completamente diferentes, apesar das semelhanças estéticas, nenhum do código de jogo da PSP é utilizado no jogo da Vita.

Eurogamer PortugalO jogo estará finalmente no Linux, o anúncio recente das Steam machines teve alguma coisa a ver com esta decisão?
Miles Jacobsen

Nós anunciamos o Football Manager no Linux muito antes do anúncio do SteamOS, do qual nada sabíamos. Obviamente existiam rumores a circular sobre a chamada SteamBox, mas mesmo assim, a decisão de trazer o jogo para Linux foi tomada mesmo antes disso.

"Temos muitas coisas que gostaríamos de fazer com a série, muitas funcionalidades que queremos adicionar!"

A equipa tecnológica da Sports Interactive queria fazê-lo há muito tempo, mas tendo em conta as diferentes formas de Linux, as análises "custo-benefício" eram sempre muito fracas. Quando a Valve começou a lançar jogos para Linux com uma forma de distribuição específica e alvo principal, as coisas ficaram muito mais atractivas. Basicamente, decidimos apoiar essa distribuição e portar o jogo para ela. Agora que o SteamOS vai ser uma realidade, a decisão tornou-se ainda mais inteligente que inicialmente.

Eurogamer PortugalContinuam desligados do ecossistema de sala, vê isso a mudar com a nova geração de consolas à porta?
Miles Jacobsen

Não estamos fora do ecossistema da sala, temos suporte total para o modo Big Picture no Steam, incluindo a possibilidade de ajustar a escala do texto e gráficos, para que o jogo fique deslumbrante no ecrã da televisão. Então, podes jogar desde o teu computador, seja em Windows, MacOS, SteamOS ou Ubuntu, com a máquina ligada à tua televisão.

Eurogamer PortugalSuponho que teremos uma versão portátil para tablets e smartphones este ano também?
Miles Jacobsen

Sim, Football Manager Handheld 2014 vai estar disponível este ano, ainda antes do natal. Iremos anunciar detalhes assim que tivermos uma ideia mais clara de quando será o lançamento.

Eurogamer PortugalPara terminar, a mesma pergunta do ano anterior, qual é a sua novidade favorita na versão de Football Manager deste ano?
Miles Jacobsen

É uma pergunta impossível de responder, temos tantas adições ao jogo este ano, e se eu não gostasse delas todas, nunca teriam chegado à versão final. Football Manager é a soma de todas as suas partes, não é um jogo com uma grande funcionalidade, onde o resto é tudo "meh" ("risos").

Eurogamer PortugalObrigado Miles
Miles Jacobsen

Obrigado.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Football Manager 2014

PC, Mac

Football Manager Classic 2014

PlayStation Vita

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.

Comentários