Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PS3 estava planeada para 2005

Inicialmente não tinha uma placa gráfica.

Os planos originais da Sony para a PlayStation 3 passavam por lançar a consola para o mercado em 2005, confirmaram múltiplas fontes ao IGN.

Ultimamente, o que acabou por interferir com os planos da Sony e permitiu à Microsoft ganhar uma vantagem de um ano com a Xbox 360, foi a ideia de utilizar os SPUs da consola para realizar todas as tarefas, ou seja, a PS3 inicialmente não tinha placa gráfica.

Todavia, a ideia de usar os SPUs para tudo caiu por terra.

"Durante algum tempo, a PS3 não tinha GPU, tudo corria através dos SPUs. A ICE Team (Initiative For A Common Engine]) do Japão provou que isso era impossível. Seria ridículo. A nível de desempenho seria um desastre. É por isso que finalmente acrescentaram um GPU, perto do final," disse uma das fontes.

Ao surgir a necessidade de acrescentar uma placa gráfica, a Sony teve que adiar o lançamento da consola, que só chegou ao mercado em novembro de 2006 (na Europa foi mais tarde ainda, chegando em 2007).

Por outro lado, se a consola não fosse adiada, nunca teria surgido o jogo Jak X da PlayStation 2, que serviu para o Naughty Dog preencher o ano de espera, antes de saltar para a produção do Project Big da PlayStation 3, que mais tarde viria a ser apresentado como Uncharted: Drake's Fortune.

Read this next