Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

"Não é mais possível as consolas terem melhores gráficos que o PC"

Tony Tamasi da Nvidia assim acredita.

Em entrevista com o PCpowerplay.au, Tony Tamasi, vice presidente sénior de conteúdo e tecnologia na Nvidia, falou sobre o impacto que as próximas consolas, que ostentam tecnologia AMD, terão no PC.

Questionado sobre como no passado um novo jogo de consola parecia melhor que no PC mas como agora as demos PS4 e Xbox One simplesmente não parecem tão boas quanto no PC, Tamasi respondeu que "não é mais possível uma consola ser uma plataforma gráfica melhor ou mais capaz que o PC."

Tamasi diz que na era da PS1 e PS2 tal era possível, que apenas na altura da PS2 é que o 3D começou a chegar ao PC. "Antes dessa altura o 3D era domínico da Silicon Graphics e outras workstations 3D. A Sony, Sega ou Nintendo podiam investir para levar gráficos 3D a uma plataforma de consumo. Na verdade, a PS2 era mais rápida que um PC."

"Na altura da Xbox 360 e PS3, as consolas estavam a par do PC. Se olhares para dentro delas, ambas tem tecnologia AMD ou Nvidia, porque naquela altura toda a inovação gráfica estava a ser feita por companhias gráficas PC."

"A Nvidia investe $1.5 mil milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento em gráficas, todos os anos, e no curso de vida de uma consola iremos investir mais de $10 mil milhões em pesquisa gráfica. A Sony e a Microsoft simplesmente não podem investir esse tipo de dinheiro. Não tem a capacidade de investimento para igualar os tipos do PC; podemos fazer isso graças à economia de escala, pois vendemos centenas de milhões de chips, ano após ano."

O homem da Nvidia relembra ainda que tudo está limitado pelo poder atualmente. Se querem ser mais rápidos precisam de um design mais eficiente ou uma fonte de energia maior. Tamasi diz que as leis da física ditam a quantidade de performance que terás de gráficas é uma função da eficiência da arquitetura, e quanto orçamento estás disposto a lhe dar.

"As arquiteturas mais eficientes são da Nvidia e AMD, e não terás nada que é significativamente mais eficiente na energia numa consola, pois está a usar a mesma tecnologia central. Ainda assim as consolas tem orçamentos de energia de apenas 200 ou 300 Watts, para serem colocadas nas salas de estar, usando pequenas ventoinhas ou arrefecimento, ainda assim correm silenciosamente e frias. E isso será sempre menos capaz que um Pc, onde gastamos 250W apenas na GPU. Não existe forma de uma Xbox de 200W bater um PC de 1000W."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários