Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sony Japan partilha o futuro PlayStation

PS Vita TV, nova Vita, 6 jogos Vita e 10 jogos PS4.

A Sony Computer Entertainment Japan deu uma conferência dedicada ao Japão e Ásia que inevitavelmente suscita as curiosidades mundias. Muitos estão espalhados pelo mundo fora à espera de quaisquer novidades sobre as suas consolas sejam elas a PlayStation 3 ou a PlayStation Vita e do outro lado muitos estão já à espera da PlayStation 4, à procura de justificar o novo investimento. Existe uma grande probabilidade de um fã PlayStation ser um fã dos produtos made in Japan logo será de presumir que todas as novidades ali nascidas suscitem interesse.

Com tanta informação a chegar ao mesmo tempo, pode ser difícil acompanhar e ficar a par de tudo o que se quer saber portanto decidimos elaborar este pequeno artigo. Serve para num só local ficarem a conhecer as novidades, as revelações e até como podemos ficar a saber mais da filosofia da Sony para o futuro da marca PlayStation. Temos uma PlayStation Vita nova que se faz acompanhar da Vita TV e ainda um forte foco na PlayStation 4 consoante entramos na semana pré-Tokyo Game Show. A PlayStation 3 não fica esquecida e consoante vamos ouvindo o seu canto de cisne sabemos que tem pela frente meses com grandes lançamentos. No entanto é claro que o foco está mesmo no futuro e no que podemos ficar a saber hoje.

O que é a Vita TV? Quais as novidades na nova Vita? Quais os novos jogos para a PlayStation Vita? Quais os novos jogos para a PlayStation 4 anunciados na nova conferência? Quais os jogos que chegam à PlayStation 3? Foram anunciados novos detalhes de jogos já conhecidos? Para tentar responder a estas perguntas temos aqui este breve artigo em jeito de resumo para todos estarem a par das mais recentes novidades.

Esta é a visão da Sony para o futuro. Completa harmonia entre a Vita e a PlayStation 4 com o apoio da Vita TV e de funcionalidades muito mais sociais.

A PlayStation 3

Este Natal será bem especial para a atual consola caseira da Sony porque irá receber em breve pérolas exclusivas como Kingdom Hearts HD 1.5 Remix, Puppeteer, Rain, Tales of Symphonia Chronicles, Dragon's Crown, BlazBlue: Chrono Phantasma, Beyond: Two Souls e claro Gran Turismo 6. Isto para ara além de todos os multi-plataformas anunciados (entre eles jogos cross-gen) como Batman: Arkham Origins, Watch Dogs ou Battlefield 4, sem esquecer o inevitável Grand Theft Auto V, confirmando que a PlayStation 3 tem muita vida assegurada à sua frente.

Mas agora queremos saber quais os jogos que a SCEJ anunciou para a PlayStation 3 e de que forma continua a injetar novos títulos que permitem à sua consola viver mais uns meses. É uma tarefa difícil promover uma nova consola quando a que os jogadores tem em casa uma que está repleta de novidades espantosas. A PlayStation 3 parece que quer mesmo dificultar as coisas à PlayStation 4.

Jogos anunciados para a PlayStation 3:

  • Yakuza: Restoration
  • Natural Doctrine
  • Guilty Gear Xrd: Sign

Foram três novos jogos anunciados pela Sony com o apoio da SEGA, Kadokawa Games e Arc System Works. Nenhum deles é exclusivo da plataforma mas todos eles asseguram que pelo menos em Fevereiro de 2014, quando a PlayStation 4 for lançada no Japão, a atual consola continuará a receber alguns importantes novos títulos. Será de esperar que as diferenças sejam perceptíveis entre as duas consolas e talvez seja mesmo parte do plano da Sony mostrar como a experiência é superior ou melhor na nova consola. Ao invés de arriscar que a PS3 roube vendas à PS4, a Sony pode tentar mostrar o que estão os jogadores a perder ao não saltar para a nova geração. Como vai aquele botão SHARE dinamizar Yakuza: Restoration pergunto eu?

A PlayStation Vita-2000, a Vita TV e os novos jogos

A Nintendo tem feito de tudo para dar força e vigor à sua Nintendo 3DS, anunciando até uma Nintendo 2DS sem funcionalidades 3D e que aborda as principais preocupações dos retalhistas e pais. A Sony apresentou uma descida no preço da sua Vita e dos cartões de memória mas perante uma concorrente que irá receber Pokémon X e Y ao lado de Monster Hunter 4, o preço é tão importante quanto os jogos que ela recebe e a sua filosofia no nosso dia-a-dia.

Assim sendo a SCEJ apresentou algumas novidades para a Vita que continuam na sua tradição de ser um sistema diversificado. Conta com produtos originais mas também é capaz de correr produtos que existem nas caseiras e os aclamados independentes. Ao todo foram seis os títulos anunciados e todos eles fortemente pensados no público Japonês e Asiático.

Esta é a Vita-2000: mais leve e mais fina. É parte da harmonia que a Sony pretende entre os seus sistemas.

Jogos anunciados para a PlayStation Vita:

  • Natural Doctrine
  • Samurai Warriors 4
  • Kagero: Dark Side Princess
  • DanganRonpa: Another Episode
  • Phantasy Star Nova
  • Soul Sacrifice Delta

SEGA, Tecmo Koei, Kadokawa Games, e Spike Chunsoft são algumas das editoras mais relevantes no mercado Japonês e todas elas mostraram apoio à PlayStation Vita. Ao lado dos já anunciados e aguardados God Eater 2, Tearaway, New Atelier Rorona, Ys: Memories of Celceta, Final Fantasy X HD, X-2 HD e Gundam Breaker vão tentar fazer com que a linha de jogos na Vita seja continuadamente interessante. Ao lado de uma nova consola que pretende ser ainda mais apelativa visualmente, pretende ter uma sensação ainda maior de estilo, a Sony acredita que os próximos meses da portátil vão ser do agrado dos jogadores.

Jogos anunciados para a PlayStation 4

Ao todo foram 10 jogos anunciados e o confirmar que a SEGA, Capcom, Namco Bandai, Tecmo Koei, Kadokawa Games, 5pb, Grasshopper Manufacture e D3 Publisher estão já a trabalhar para levar as suas principais séries para a PlayStation 4. Isto significa que todos os jogadores espalhados pelo mundo que se encantam com elas podem-nas vir a receber, seja diretamente ou via importação.

Para uma parte dos jogadores estes títulos não significam muito mas para uma outra parte é o confirmar que o gosto Japonês está a ser transportado para a PlayStation 4. É algo que se considera garantido mas que até ao momento ainda não havia anunciado. Por outro lado, temos novos detalhes sobre Deep Down, cuja exclusividade ainda continua confusa, e Final Fantasy XIV: A Realm Reborn.

Jogos Anunciados para a PlayStation 4:

  • Yakuza: Restoration
  • Lilly Bergamo
  • Natural Doctrine
  • Novo Mobile Suite Gundam
  • Novo Idolmaster
  • Novo Earth Defense Force
  • Dream Club: Host Girls
  • Guilty Gear Xrd: Sign
  • Dynasty Warriors 8: Xtreme Legends
  • Phantom Breaker Overdrive

Alguns destes jogos nem sequer nome têm ainda, nem sequer partilharam detalhes, o que é bem revelador da importância do simples desenvolvimento para o público Japonês. A Sony apressou-se em dizer aos seus adeptos que a sua nova consola também terá novos jogos nas suas adoradas séries, o que é bem mais importante do que se pode pensar. Para um jogador Japonês obter uma consola na qual terá no dia de lançamento Gundam, Dynasty Warriors, Yakuza, Guilty Gear para meses mais tarde receber Kingdom Hearts e Final Fantasy é bem aliciante.

Numa altura em que a Xbox One não tem lançamento confirmado para o Japão e em que a Nintendo Wii U passará o Natal a competir com a PlayStation 3, pedir aos consumidores para esperarem é arriscado. No entanto, a Sony anunciou séries que não estão na concorrência e anunciou o apoio de companhias e editoras que ainda não mostraram apoio às rivais. Por outro lado assegura que a transição PS3 > PS4 será muito mais rápida e suave que a da anterior geração, em que a PlayStation 3 demorou a receber as principais séries.

Demon's Souls encontra-se com Assassin's Creed? Será que este online-only RPG da Capcom irá agradar aos Japoneses?

Para quem está a desbravar a versão renovada de Final Fantasy XIV, conhecida como A Realm Reborn, a Square Enix e a Sony anunciaram hoje que a beta PlayStation 4 chega no lançamento. Quer isto dizer que no dia 22 de Fevereiro podem transferir o jogo e começar de imediato a jogar. Adicionalmente foi revelado que os jogadores PlayStation 3 podem passar para a versão PlayStation 4 sem quaisquer custos adicionais.

Adicionalmente a Sony e a Capcom partilharam mais detalhes de Deep Down. Foi confirmado que o jogo é exclusivo PlayStation 4 (no entanto não se sabe ainda se definitivo ou temporário) e que este usufrui de muitos elementos que nos remontam para outras séries como Demon's Souls. É uma tentativa da Capcom de entrar desde logo num mercado que ganhará imenso potencial na nova geração e ao mesmo tempo uma amostra do seu novo motor. O Tokyo Game Show de 2013 está-se a moldar como um evento fascinante.

A Sony continua a mostrar que pretende ser o mais abrangente o possível e cobrir o melhor dos dois mundos consoante estes se juntam cada vez mais. Sem a momento algum se esquecer que a PlayStation é uma marca centrada nos videojogos, mostra que o mundo do entretenimento é cada vez mais social e que os media são cada vez mais uma parte importante da equação. Ao mesmo tempo relembra que antes do nome PlayStation existe o nome Sony e que esta é multi-média.

Longe vão os tempos em que uma consola era unicamente algo dedicado aos videojogos, estamos na era da alta definição em que jogos são o prato principal rodeados por televisão, cinema e música. A PlayStation 4 tinha prometido uma era mais social e mais imediata na partilha de conteúdos e interatividade entre jogadores, a PlayStation Vita TV vem reforçar esses valores e colocar em completa harmonia todo o eco-sistema PlayStation da Sony. O futuro está interessante.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários