Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo bloqueia o lucro de canais do Youtube com vídeos dos seus jogos

Youtubers com vídeos do tipo "Let's Play" revoltados com a situação.

A Nintendo está a impedir que os utilizadores do Youtube que fazem vídeos do tipo "Let's Play" ganhem dinheiro, utilizando uma funcionalidade do Youtube que permite identificar os seus conteúdos.

Ao identificar um dos seus jogos ou conteúdos num vídeo, a Nintendo pode monetizar com a publicidade incluída nos vídeos ou até bloqueá-los em determinados países, conforme explicado pelo GameFront, que se apercebeu da situação e das queixas de vários utilizadores.

O "Content ID Match", o nome desta funcionalidade, é diferente dos direitos de autor e permite que os vídeos continuem disponíveis, além de que só é aplicável a vídeos que excedam uma determinada duração.

Para quem grava e publica estes vídeos é uma situação problemática. Existem utilizadores que ganham dinheiro com o Youtube, e com a Nintendo a impossibilitar que ganhem dinheiro com vídeos dos seus jogos, muitos já afirmaram que vão deixar de gravar vídeos de jogos Nintendo.

Os utilizadores afetados argumentam que só porque a Nintendo é proprietária do jogo que estão a jogar, não significa que seja proprietária do vídeo, que inclui os comentários do jogador e a sua forma de jogar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários