Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Game Dev Tycoon combate os piratas dando-lhes a provar o seu veneno

Piratas impedidos de progredir no jogo devido ao nível elevado de pirataria.

Há várias formas de tentar combater a pirataria. A primeira e a mais direta é implementar algum tipo de DRM, sendo o tipo mais agressivo aquele requer uma ligação constante à Internet. Outra forma é tentar sensibilizar os piratas de que os seus atos podem ser bastante prejudiciais para os produtores. Também há quem tente encorajar os piratas a comprar o jogo ao disponibilizá-lo nos sites de pirataria. Mas a forma mais original e prazerosa pertence aos produtores de Game Dev Tycoon.

O Greenheart Games, o pequeno estúdio que produziu este jogo, disponibilizou, ao par do lançamento oficial de Game Dev Tycoon, a sua própria versão pirata no maior site de torrrents da Internet, pedindo ajuda a alguns amigos para partilharem o ficheiro.

Se não sabem (precisam de saber para perceber a piada), Game Dev Tycoon é um jogo que simula a criação de um estúdio de desenvolvimento de videojogos, sendo o objetivo produzir jogos marcantes e fantásticos. Para alcançar isto é preciso, obviamente, ter sucesso financeiro, caso contrário, o estúdio acabará por encerrar, por mais qualidade que tenham os jogos.

Um comentário feito por um jogador com a versão pirata.

É neste ponto que a versão pirata de Game Dev Tycoon difere da versão original. Quem estiver a jogar a versão pirata acabará por chegar, inevitavelmente, a um certo ponto em que os jogos do estúdio criado terão um nível tão elevado de pirataria que o resultado é sempre a falência.

Com esta medida o estúdio procurou mostrar aos piratas as consequências dos seus actos. A comentar no blog do Greenhart Games, um dos produtores disse que como um jogador riu-se imenso com os comentários dos jogadores pela Internet fora que se queixavam que não conseguiam progredir mais no jogo, no entanto, como um produtor só lhe apetecia chorar devido ao elevado nível de pirataria.

No caso de Game Dev Tycoon a percentagem de pirataria é de 93.6 porcento. O estúdio sabe a percentagem em concreto porque a versão pirata está desenhada para enviar dados anónimos para a sua base de dados. Segundo os números revelados, pouco tempo depois do lançamento havia 214 jogadores com a versão original e 3104 com a versão pirata.

Game Dev Tycoon está disponível por apenas €6.49 (PC, Mac e Linux) e está a aguardar aprovação no Greenlight do Steam.

Read this next