Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

A próxima Xbox não será compatível com versões anteriores

Os novos chips AMD não irão suportar jogos de Xbox 360.

Segundo novas informações, a decisão da Microsoft de mudar para novos chips AMD na sua próxima Xbox sugere que a consola não suportará jogos de Xbox 360.

A consola, ainda não anunciada e aparentemente chamada apenas “Xbox”, usará uma variante da tecnologia AMD Jaguar. A mudança para uma arquitectura de 32 bits mais aproximada à de um PC destina-se a tornar o desenvolvimento de jogos mais barato e fácil para produtores já familiares com esse padrão.

Mas, efectivamente, isto dá cabo da retrocompatibilidade com jogos da corrente geração, tal como reportado pela Bloomberg.

A Sony enfrenta a mesma questão com a Playstation 4 mas já encontrou solução: pode dar a volta ao problema fazendo streaming de jogos antigos usando a tecnologia Gaikai.

Já se sabia há algum tempo que a retrocompatibilidade era improvável. A Microsoft pretende lançar um novo modelo da Xbox 360 (que custará 99 dólares) juntamente com a nova Xbox, o que reforça a ideia de que a nova consola não será compatível com jogos mais antigos.

Mas qual é a probabilidade disso ainda acontecer?

“O facto de o hardware ser completamente diferente não facilita a retrocompatibilidade”, explica Rich Leadbetter, da Digital Foundry. “Posto isso, podia-se dizer a mesma coisa da transição da Xbox para a 360, em que a Microsoft tomou medidas para assegurar que uma boa parte do catálogo da Xbox original funcionassem na nova consola, que possuía uma arquitectura diferente. Efectivamente alguns deles até apresentaram melhorias, tal como antialiasing.” “Com tempo e recursos suficientes, poderia ser implementada uma forma de retrocompatibilidade semelhante na Durango, mas o tempo que demora a afinar os jogos antigos para correr bem no novo hardware (especialmente se o fizerem com o catálogo inteiro) torna isto bastante improvável.

A Microsoft deverá anunciar a nova Xbox no dia 21 de Maio, de acordo com o que foi reportado ontem por várias fontes. Os rumores são que a consola custará 500 dólares no lançamento, ou 300, com alguma forma de subscrição mensal.A decisão da Microsoft de mudar para os novos chips AMD da próxima Xbox, sugere que a próxima consola não irá suiportar jogos da Xbox 360, um novo relatório afirmou.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor

Ana Branquinho

Contributor

Comentários