Just Dance 4 - Análise

Vai por todos lá em casa a dançar sem parar.

Just Dance 4 é um título essencial e indispensável para quem organiza regularmente festas em casa. E para quem quiser jogar sozinho, também não ficará mal servido.

Versão testada: Xbox 360

Foi na Nintendo Wii que a explosão dos jogos de dança teve início. Com um novo esquema de controlos que se distinguiam completamente dos controladores tradicionais da PlayStation 3 e Xbox 360, a Ubisoft viu uma oportunidade para preencher um vazio que existia no mercado. Foi assim que, em 2009, Just Dance veio despertar a febre da dança.

Mais tarde, também a Microsoft e a Sony lançaram os seus controladores por movimentos como uma resposta ao sucesso encontrado pela Nintendo na Wii, e sem reservas, a Ubisoft aproveitou a oportunidade para levar a febre dança para as consolas de alta-definição.

Três anos se passaram desde a estreia de Just Dance, e aqui estamos nós com Just Dance 4 em mãos. É impressionante como um novo jogo se tornou rapidamente numa série anual de sucesso, mas agora, uma questão surge. Será que Just Dance 4 tem novidades suficientes para justificar a sua compra?

A resposta não é difícil. A fórmula é a mesma, todavia, Just Dance 4 apresenta 44 motivos para a sua compra, isto é, 44 novas músicas com rotinas para aprenderem e dominarem. Para quem gosta de dançar (e certamente que quem está interessado no jogo gosta de dançar) é um motivo suficiente para comprar Just Dance 4.

A música é contagiante.

A banda sonora poderia ser melhor. Nota-se que com três jogos já lançados, começa a tornar-se difícil encontrar músicas populares para incluir no jogo, mas ainda assim, Just Dance 4 cumpre neste departamento e existem músicas para todos os gostos. Entre as favoritas estarão certamente "Moves Like Jagger" de Maroon 5 ft. Christina Aguilera, "Umbrella" de Rihanna ft Jay, "On The Floor" de Jennifer Lopez ft. Pitbull, e "Good Feeling" de Flo Rida.

A par destas músicas que deixaram a sua marca no ano que está a decorrer, há também músicas antigas mas que serão reconhecidas imediatamente. Quem não se lembra de "Livin' la Vida Loca" de Ricky Martin ou de "Jailhouse Rock" de Elvis Presley, um autentico clássico? O que estou a tentar dizer é, se querem dançar, não vão ficar desiludidos com Just Dance 4.

Mais sobre Just Dance 4

Just Dance 4 dá as boas vindas a qualquer jogador, quer saibam ou não dançar. Aliás, não saber dançar não deve ser um motivo para não comprar o jogo, deveria ser um incentivo. Ao jogarem, vão estar a aprender a dançar e a conhecer novos passos para impressionarem os amigos(as) quando visitarem uma discoteca. Como tal, em Just Dance 4 há uma margem considerável para erro enquanto tentam seguir os passos de dança das figuras coloridas no ecrã.

Em primeiro lugar vão fazer figuras, e vão poder vê-las sempre que terminarem uma música, dado que o jogo grava em vídeo alguns segundos de vocês a dançarem. Poderão apagar para que ninguém veja ou gravar, a escolha é vossa. Mas com a prática, vão começar a melhorar e a ganhar gosto pela dança. Pouco depois, começarão a conquistar as cinco estrelas (a pontuação máxima que se pode obter) em várias músicas. A seguir, já são capazes de acompanhar qualquer rotina com uma perna às costas.

A introdução das Dance Quests são um incentivo para continuarem a dançar. As Dance Quests são simples objetivos que podem ou não completar durante as rotinas. Se as completarem, vão ganhar pontos e desbloquear novas versões das músicas, como os "Mashups", que misturam passos de dança de outras rotinas. É através das Dance Quests que também vão desbloquear a dança de "Umbrella" de Rihanna com um guarda-chuva (sim, podem ir buscar um guarda-chuva e dançar com ele).

Just Dance 4 oferece diversão mesmo quando jogado a solo, mas é com a família ou amigos ao lado que a diversão atinge o seu pique. É o jogo ideal para aqueles que normalmente torcem o nariz aos videojogos. No meu caso, pela primeira vez consegui convencer a minha mãe e irmã a jogarem, ou melhor, nem foi preciso convencer, elas deliberadamente juntaram-se a mim enquanto estava a dançar. Com suporte para quatro jogadores em simultâneo, e qualquer um pode entrar a meio da dança, é uma autêntica festa. Para serões cheios de diversão dificilmente vão encontrar melhor.

Just Dance 4 - Trailer de lançamento

"Just Dance 4 é um título essencial e indispensável para quem organiza regularmente festas em casa. E para quem quiser jogar sozinho, também não ficará mal servido."

O Kinect funciona na perfeição em jogos de dança. Just Dance 4 não é uma excepção. É preciso, no entanto, levar em conta o espaço necessário para jogar em condições. Para uma pessoa só, são necessários pelo menos dois metros de distância em relação à TV. Para que quatro pessoas em simultâneo possam jogar à vontade, sem haver acidentes, o espaço necessário aumenta para quatro metros. Não consideramos que isto seja uma falha do jogo ou sequer do Kinect, é mais uma aviso para aqueles que vão comprar.

O novo modo "Battle" é a prova que Just Dance 4 fica melhor quando jogado em companhia. Este modo coloca as rotinas de duas canções frente-a-frente, e cada jogador ficará encarregue de dançar uma delas. No final de cada ronda, é escolhida a música do jogador que dançou melhor e essa música continuará a tocar na ronda seguinte. O única senão é que as músicas do modo "Battle" não são muitas, porém, isto é compensado por outras músicas com rotinas criadas a pensar especificamente em quatro jogadores.

Para além de divertir, Just Dance 4 também funciona como uma forma de fazer exercício. Basta visitarem o modo "Just Sweat" e selecionarem quantas calorias desejam perder, ou então, o número de minutos da sessão. Durante a sessão de exercício, o jogo avalia a intensidade dos vossos movimentos e calcula o número de calorias que estão a perder em tempo real. Este modo é excelente para quem quer fazer exercício sem sair de casa, mas apenas peca por não ter mais escolhas no que toca às músicas.

O que a Ubisoft conseguiu fazer num espaço de três anos é impressionante. Just Dance já é sinónimo de diversão e qualidade, e é isso que vão receber se apostarem em Just Dance 4. Os novos modos garantem-lhe uma nova dinâmica e ainda mais diversão quando jogado com companhia. É um título essencial e indispensável para quem organiza regularmente festas em casa. E para quem quiser jogar sozinho, também não ficará mal servido. Mas já os outros Just Dance cumprem esta função, pelo que para quem já têm a edição anterior, esta premissa não seja tão apelativa.

7 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação Just Dance 4 - Análise Jorge Loureiro Vai por todos lá em casa a dançar sem parar. 2012-10-15T08:00:00+01:00 7 10

Comentários

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!