Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Creative Assembly: "70% dos jogos não são suficientemente bons"

"Muitos deles parecem ok ou até bons mas são uma porcaria quando jogados."

Renaud Charpentier, designer principal da série Total War Battles: Shogun, bateu o punho na mesa ao lamentar a falta de atenção no design na maioria dos produtores, referindo que 70 % dos jogos não passariam num teste prévio.

Os comentários de Renaud ganharam eco em mais uma sessão da Unite 2012 que decorreu no mês passado em Amesterdão, tendo o designer sido acompanhado pelos colegas Nick Farley e Mattijs Van Delden da Creative Assembly a respeito do valor de um protótipo de jogo em fase de desenvolvimento.

"Quando olhas para o mercado, provavelmente 20 ou 30 por cento dos jogos revelam segurança e talvez 60 a 70 por cento não sejam suficientemente bons. Habitualmente eles correm. Muitos não "crasham" - são competentes tecnicamente. Muitos deles parecem ok ou até bons mas jogam-se mal", disse Renaud.

Para Renaud Charpentier muitos produtores não valorizam suficientemente a fase protótipo do jogo e não refinam o produto. Falham em descobrir bem cedo as ideias centrais do jogo não conseguindo operar uma informação devida às outras áreas do jogo.

"O risco maior deles não é a tecnologia, a arte, ou o design. Tens de perceber isto: tem que ver com muitas outras decisões. Felizmente nós fazemos isso na Creative Assembly, mas isso ainda está a faltar e tem de mudar"

"Nós não podemos continuar a lançar jogos que ninguém diga que não são interessantes para jogar ao fim de 30 minutos quando 20 ou 30 pessoas passaram dois anos a trabalhar neles. Não faz sentido."

No fundo, a maior frustração de Renaud Charpentier não resulta enquanto designer mas como jogador: "Como jogador, eu detesto seguir todo o processo de descarga do jogo, instalação, configurar o comando, avançar para o tutorial, jogar durante mais algumas horas e aperceber-me que é tão aborrecido".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários