Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Call of Duty: Black Ops 2 - O multijogador dissecado

Fiquem a saber quais as novidades que a Treyarch preparou para os jogadores.

Call of Duty: Black Ops 2 preencheu todas as atenções da Activision na gamescom deste ano. Para além do enorme evento multijogador na segunda-feira, na zona pública uma enorme fila, talvez uma das maiores no evento, esperava ansiosamente para poderem testar as novidades do multijogador da versão deste ano. E as novidades são muitas, principalmente para as competições online e forma como encaramos o desporto electrónico.

O multijogador de Call of Duty é muito mais do que apenas entrar nos mapas e começar a jogar. A série leva consigo milhões de jogadores, muitos deles não jogando mais nada que o shooter da Activision. Por esta razão, mais e mais funcionalidades de comunidade são acrescentadas ao jogo, simplificando a forma como escolhemos por exemplo a nossa classe.

No novo jogo a escolha de classe sofreu alterações profundas. Por exemplo, pela primeira vez num jogo Call of Duty não somos obrigados a levar para o jogo a arma secundária, ou até mesmo a primária. Querem apenas levar uma pistola? Isso cabe ao jogador decidir. No fundo temos 10 espaços para preencher de conteúdos na classe. O estúdio chama de "nível 10", mas para simplificar não são mais que 10 slots disponíveis.

Dentro destes 10 slots podemos incluir o que quisermos. Por exemplo, não levando uma arma secundária, liberta um slot que poderá ser usado para poder ter dois Wildcards. É tudo uma questão de equilíbrio do tipo de armamento que iremos levar na classe. Temos assim espaço para a arma principal, arma secundária, perks, os attachments e os Score streaks, que vêm substituir os Killstreaks.

Mas com a inserção dos Wildcards, as regras são de certa forma mudadas. Podemos de certa forma aumentar os nossos atributos, contornando um pouco a regra dos 10. Um Wildcard poderá aumentar um attachment para a arma principal, ou até mesmo atribuir um novo perk. São cartões fixos, que teremos que escolher se quisermos mexer ligeiramente certa arma ou perk.

A escolha de classe teve direito a uma mudança estética. Agora temos acesso imediato a todo o menu da classe. Vemos as armas, os perks, os Wildcards e tudo o resto numa só janela, fazendo lembrar por exemplo o inventário de jogos como Resident Evil, nomeadamente os mais clássicos. Se por exemplo estivermos dentro de um sub-menu a escolher um attachment, e tivermos os 10 slots completos, não é necessário sair para o menu de escolha e depois retirar algo para podermos libertar um slot. Se escolhermos algo com 10 slots ocupados o jogo abre de imediato uma opção de podermos retirar o que já temos nos 10 slots. Esta é uma forma mais simples e eficaz de escolher tudo aquilo que quisermos para a nossa classe, tornando tudo mais compreensível devido ao uso de imagens.

De realçar que esta mudança na forma de escolha do armamento por slots não vem alterar em nada a eficácia do jogador. Por exemplo, lá por apenas irmos para o jogo com uma arma secundária, isso não fará de nós mais rápidos, pois não existe uma atribuição de peso a cada arma, perk, attachment, etc.

Existem novos attachments, bem como diversas novas armas e perks. Apesar de estarmos no futuro, as armas do jogo têm por base protótipos e funcionalidades atuais. Foi dado o exemplo do Millimeter scanner, que é uma tech real, que consegue ver através das paredes. Neste caso, como estamos em 2025, o Millimeter scanner fica na arma e conseguimos ver ao longe através das paredes, mas atualmente o Millimeter scanner é apenas colocado diretamente nas paredes, podendo assim ver através delas.

Outra novidade no modo multijogador são os Score streaks, que vêm substituir os Killstreaks. Os Score Streaks poderão ser escolhidos na Escolha de Classe, ocupando cada 1 slot dos 10 disponíveis para a classe. Ao todo podemos escolher três de 21 no total. Foi dado o exemplo do AGR, que desta vez tudo poderá ser automático e não é obrigatório o jogador estar no local quando o caixote chega. O AGR pode ser controlado pela IA ou pelo próprio jogador. Para quem não sabe o AGR é o novo "Killstreak", sendo um pequeno tanque blindado e extremamente poderoso. Mas a escolha por exemplo de um bom Wildcard poderá destruir rapidamente o AGR, pois como tem partes electrónicas um golpe com um choque de energia inutilizará o AGR. Estes Wildcards são os Rewards que ganhamos no jogo.

Assim temos os três Score Streaks disponíveis no jogo. Para os podermos desbloquear e usar, temos que ganhar pontos. Agora se matarmos um inimigo, ou matarmos o inimigo com a bandeira, ou conseguimos apanhar uma bandeira, ganhamos não XP, mas sim Score Streaks. Estes pontos servem para encher uma barra de energia, que cada Streak consome. É uma forma diferente de olharmos para os pequenos feitos dentro do jogo, onde rapidamente podemos adquirir os Streaks.

Um dos elementos mais interessantes no novo jogo é a IA/Player controle choice. Ou seja, recebemos imensas dicas da IA do jogo. Isto já acontece nos jogos anteriores, mas agora tudo parece mais real, pois são imensas as dicas e informações que recebemos. Inicialmente temos um limite de 55 níveis e 10 prestige, bem como as já famosas medalhas e outras recompensas estéticas.

"A ideia para este novo Black Ops em termos de multijogador é dar ao jogador mais conteúdos do que níveis. O novo jogo privilegia o jogador pela forma que joga, atribuindo mais e melhor coisas para o jogo em si."

A ideia para este novo Black Ops em termos de multijogador é dar ao jogador mais conteúdos do que níveis. O novo jogo privilegia o jogador pela forma que joga, atribuindo mais e melhor coisas para o jogo em si. É um tipo de crescimento interno, dentro de cada nível. Para esse fim temos o novo sistema de modos de jogo, o Multi-team, que poderá ser jogado em outros modos como o Team Deathmatch. Como o próprio nome indica, agora podemos ter mais que duas equipas a jogar no mesmo mapa e modo de jogo. Ao todo temos 18 jogadores ao mesmo tempo. Estes 18 jogadores poderão ser divididos por equipas, num total máximo de 6 equipas por jogo.

Foi apresentado o modo de jogo Hardpoint, que abre dentro do mapa um número de diferentes locais para capturar e preencher. Estes locais irão variar dentro de uma partida. Ganhamos um, protegemos e outro abre. Apenas conseguimos pontos se estivermos no local.

As novidades para Call of Duty Black Ops 2 não se ficam por aqui. Este ano temos o modo League Play, que é uma espécie de campeonato dentro do jogo com diversas ligas. Aqui temos a verdadeira percepção do tipo de jogador que somos dentro da comunidade mundial. O League Play coloca-nos dentro de uma liga, ou conjunto de jogadores que poderemos jogar. Se progredirmos bastante iremos subir para as próximas ligas, combatendo sempre contra jogadores que estão ao nosso nível. Esta medida não é obrigatória, é mais um tipo de cálculo matemático que analisa diversas variáveis para que quando joguemos seja sempre divertido e recompensador. É algo do tipo de jogos Ranked, mas que nos coloca num nível específico.

Treyarch apresenta todas as novidades do seu novo modo multijogador.

Por fim temos a adição do CODCasting. Aqui tudo gira em torno dos torneios e espectáculo. No fundo temos um espectador, ou espectadores, a verem o jogo e podem comentar. É como se fossem os moderadores de uma transmissão de um evento desportivo. Os moderadores têm acesso a uma janela de conteúdos, poderão saltar de jogador em jogador, ver as estatísticas, os nomes dos jogadores e quem está a ganhar, etc. Temos acesso ao sistema PiP, onde podemos por exemplo colocar a nossa imagem via câmara USB no ecrã. Esta transmissão é depois vista por quem quiser em todo o mundo. É um Live Streaming em vídeo de uma partida de Call of Duty. Não é algo inovador, pois já existe em outros jogos, mas algo que traz para a série uma das funcionalidades de comunidade e torneios mais pedidas.

Apesar da minha insistência sobre como fica a subscrição Elite em tudo isto, a equipa de produção da Treyarch recusou-se a falar sobre o assunto. Mas afirma que tudo aquilo que foi apresentado será gratuito, virá no jogo, incluíndo o CODCasting. De salientar que no modo CODCasting, os moderadores fazem parte dos 18 jogadores permitidos no jogo, e os seus comentários poderão ser desligados.

Call of Duty: Black Ops 2 promete voltar a conquistar os jogadores pelo seu modo multijogador. A Treyarch afirma que quiseram partir do zero. Ver onde podem alterar, não pensar que o jogo é uma sequela, mas sim um novo jogo. As novidades são muitas, mas teremos que esperar para poder ver se o tão desejado equilíbrio, reclamado por muitos jogadores, chega em grande ao jogo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Call of Duty: Black Ops 2

PS3, Xbox 360, Nintendo Wii U, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários