Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

LittleBigPlanet - Antevisão PlayStation Vita

Pequeno grande título a caminho da Vita.

LittleBigPlanet é sem dúvida uma das minhas propriedades intelectuais favoritas com a marca Playstation. Pelos puzzles, pela personalidade da sua estética, pela diversão de jogar em modo multijogador, pelas plataformas em "side-scrolling", mas principalmente, pela sua essência criativa que depende do conteúdo criado pela comunidade. De facto, LittleBigPlanet tem tanto de jogo como de ferramenta, oferecendo imensa liberdade para simplesmente criar.

Esta versão de bolso para a Playstation Vita não representa propriamente uma surpresa, facilmente se imaginava uma suave transição da franquia para a mais recente portátil da Sony, até para aproveitar as funcionalidades próprias da consola, capazes de acrescentar novas mecânicas, algo de novo ao jogo.

LittleBigPlanet Vita está dividido em três partes fundamentais, representadas por três planetas, o modo "story", "community, e finalmente o "my levels". O modo "story" ainda não oferece muito conteúdo, mas permite já ter uma ideia de como os produtores tencionam utilizar as funcionalidades da Playstation Vita para esta nova aventura de Sackboy. Alguns objetos e plataformas podem por exemplo ser movidos, utilizando para isso os dois painéis táteis da consola, o ecrã e o painel traseiro respetivamente.

Para dar um exemplo, um dos níveis da beta requer a interação com uns blocos azuis, deslizando uns e saltando para o topo de outros enquanto fugimos de um laser em movimento. Existem também plataformas que precisamos mover na altura certa, depois de um salto ou quando houver uma abertura.

Os utensílios clássicos de Sackboy estão obviamente de volta, sendo o gancho ("grappling hook") aquele que utilizamos mais frequentemente durante o conteúdo disponível na beta. O "creatinator" também regressa, juntando-se às novas mecânicas por toque exclusivas desta versão Vita.

O planeta "community" é onde podemos desfrutar das criações da comunidade, e a beta inclui já alguns níveis criados por utilizadores. Lembro-me por exemplo de ter jogado um nível chamado "Flowtation", um tipo de jogo que me recordou flower, e onde temos que conduzir uma espécie de medusa entre vários obstáculos, assim como interagir com vários elementos dos cenários e conduzi-los para a posição certa.

Outro dos níveis criados proporcionava a utilização de um The "megacopter", um hilariante helicóptero que dispara mísseis ao estilo de um shooter em "side-scrolling", "old school", que fez lembrar clássicos como R-Type para quem se lembra. Esta variedade de gameplay faz o charme de LittleBigPlanet, e só é possível graças a uma comunidade de jogadores dedicados e com grande imaginação.

Mas não são apenas os níveis dos utilizadores que estão já disponíveis, os próprios produtores ofereceram dois níveis para esta versão beta, ambos divertidos e com um tipo de gameplay completamente diferente. Um deles é uma batalha de tanques de vista de topo, onde utilizamos o analógico esquerdo para movimentar um pequeno tanque e o direito para rodar o canhão. Existem vários obstáculos nos cenários, o que permite tabelas capazes de surpreender o adversário e enviá-lo pelos ares.

O outro nível é mais um "showcase" de utilização do ecrã tátil. Movemos uma criatura redonda tocando na zona para a qual nos queremos movimentar, precisamos ultrapassar vários obstáculos até chegar ao final do nível, assim como libertar três semelhantes presos em jaulas algures pelo nível. O engraçado é que a tal criatura que parece saída de "World of Goo" se comporta de forma diferente mediante a superfície em que toca, havendo materiais em que ela fica colada e outros em que faz tabela com grande velocidade.

Como comecei por dizer, grande parte do apelo de LittleBigPlanet está na criatividade que proporciona, e por isso as ferramentas de criação e personalização dos níveis, planeta e personagem estão também presentes nesta versão de bolso. Podem esperar todo o tipo de materiais a que estão habituados na série, e ainda um novo chamado "effects", que como o nome indica, permite simular efeitos para cada camada (layer), como efeitos climatéricos, um cardume em movimento ou até total transparência.

Os controlos deste modo funcionam exatamente da mesma forma que na Playstation 3, aproveitando o segundo analógico para redimensionar os elementos à nossa vontade. Adicionalmente, os controlos táteis também servem muito bem o editor, tornando a navegação pelos submenus e a escolha dos elementos muito mais rápida e agradável.

Em suma, acabei por ter um sentimento misto com esta beta de LittleBigPlanet Vita. Se por um lado mantém a qualidade que a série nos habituou, enquanto oferece novos elementos que justificam a existência da franquia fora da consola de sala, por outro lado, por vezes pareceu-me algo desajustado lidar com alguns segmentos que me obrigavam a tirar as mãos dos botões físicos para fazer os dedos deslizarem pelo ecrã.

Esta versão beta ainda me pareceu muito "verde", inclusive devido a alguns problemas de "framerate" e outros momentos em que o jogo simplesmente encravou. Será um dos grandes lançamentos futuros para a portátil da Sony, e certamente um jogo obrigatório para todos os amantes da franquia.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

LittleBigPlanet

PS3, PlayStation Vita, PSP

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.
Comentários