Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Forza Horizon - Antevisão

Liberdade em estilo de simulação.

Depois de quatro jogos a ostentar a beleza da simulação automóvel com a série Forza volta-se agora para um sub-género, se é que posso chamar assim, abrindo os horizontes com a chegada no final do ano de Forza Horizon, mais precisamente a 23 de outubro. Mas este jogo não está a ser produzido pelo estúdio Turn 10, mas em colaboração com o recente estúdio Playgroung Games, onde Gavin Raeburn é o homem de serviço para explicar este novo conceito.

A tarefa em pegar numa série tão acarinhada na Xbox, sendo considerada por muitos como um dos melhores jogos de simulação automóvel, não é tarefa fácil. Principalmente quando estamos a falar do primeiro jogo desde novo estúdio, embora os seus membros venham de estúdios de renome no ramo automóvel, como Codemasters e o extinto Bizzare Creations.

Forza Horizon é classificado por Gavin Raeburn como algo único e realmente diferente. Na verdade o sub-género é classificado como Action Racing Game, pois tem como objetivo juntar duas comunidades, a que gostam de videojogos e as que são amantes de automóveis. O ponto de partida para esta comunidade congregada é o Horizon Festival, onde os jogadores se encontram, onde socializam e compete, é a "Meca para quem gosta de carros", conforme palavras de Gavin.

O local escolhido para este festival automóvel é o Colorado, mas ao todo foram pesquisados e recolhidas informações de 15 locais para o evento. A escolha pelo Colorado, nos EUA, foi devido à sua particular paisagem, onde temos longas e longas estradas para competir e ao mesmo tempo uma estrutura de paisagem e pistas na montanha, logo mais sinuosas e traçados fora da estrada. Aliás, Forza Horizon é o primeiro jogo da série que levará os jogadores e seus respetivos carros para fora da estrada, em corridas todo o terreno. Na demo mostrada vimos um Ferrari neste tipo de terreno, algo estranho, claro, e que acho que poderiam ter colocado outro veículo, principalmente se quisessem mostrar uma jogabilidade mais off-road.

Forza Horizon joga-se num mundo aberto, onde a passagem do tempo e clima é simulado. Mas, se esperam que tenhamos chuva ou outro tipo de acontecimentos meteorológicos, não esperem sentados. Quando questionado sobre a chuva, já que existe uma simulação do tempo de dia para a noite, Gavin Raeburn respondeu, "Gostaria de ir a um festival a chover?". A resposta foi rápida do jornalista, "Na Europa é algo normal". Apesar de ser um jogo num mundo aberto, a promessa é que não é um jogo arcada, mas que continua fiel à série, à sua simulação.

Gavin Raeburn acredita que têm o videojogo sobre automóveis mais bonito, credível e real de sempre. Afirma que Forza Horizon é um jogo para o show-off, para pessoas que gostam de mostrar os seus carros, de correrem de forma rápida contra os outros jogadores ou em eventos contra a IA. Afirma que os jogos arcada falham na autenticidade e comportam-se forma igual, na sua maioria. Em Forza cada carro comporta-se e sente-se de forma diferente e por isso a pesquisa foi muito importante para o estúdio. Assim para além da simulação, o condutor irá querer conduzir de forma estilosa, mostrando o seu valor.

O jogo recompensa o jogador por fazer coisas no mundo aberto. Pontos por drifting, andar em contra mão, tempo de voo, ultrapassagens. Ao todo existem 30 combos para aprender no jogo. Tudo que fazemos conta e a popularidade dos pontos é recebermos recompensas e oportunidades. Por exemplo, só um restrito número de corredores poderão ser convidados para determinados eventos no jogo, sendo analisado o seu grau de popularidade e habilidade. Estes eventos poderão ser gerados automaticamente no festival, mas poderão ir mais além. Imaginem a Microsoft organizar um evento no Live, com recompensas e apenas convidar corredores com X popularidade. É certamente algo que gostaríamos de ver no jogo, mantendo a comunidade interessada por diversos meses. O apoio da marca será certamente crucial neste aspeto.

A simulação vai também ao encontro do tipo de piso que temos nas estradas. Não é apenas uma questão de asfalto, terra batida ou algo sintético. O estúdio afirma que teremos 65 tipos de pisos em Forza Horizon. Que isto representa uma realidade, pois as estradas nem sempre são iguais, existem particularidades distintivas entre os diversos pisos.

"Gavin Raeburn acredita que têm o videojogo sobre automóveis mais bonito, credível e real de sempre."

No processo de mundo aberto, iremos encontrar pelo caminho outros jogadores (IA) e os podemos desafiar de imediato e ganhar dinheiro virtual com isso. A nível multijogador podemos desafiar pessoas estranhas ou os nossos amigos do Xbox Live. Na nossa lista podemos convidar amigos e quando eles entrarem veem logo para onde estamos. Esta estrutura de entrar e jogar no local do convite, foi feita para podermos apreciar a paisagem no local exato do convite. Todos os eventos single-player estarão disponíveis para serem jogados em multijogador. Outra novidade apresentada foi a inclusão de Rivais no jogo. Ou seja, poderemos criar um estatuto e este Rivals Mode estará em constante atualização após o lançamento.

O jogo ainda parece estar numa fase de desenvolvimento atrasada, apesar dos modelos dos carros já estarem fantástico, como a Turn 10 nos tem habituado. Podemos ver até 20km de distância no horizonte. Existe uma simulação dinâmica do sol e das nuvens que mudam de forma constante, pois não é imagem estática. O estúdio promete que tudo aquilo que vemos a 20km no horizonte podemos escolher ir para lá, não existem limites.

Os automóveis terão um GPS e podemos controla-lo recorrendo ao Kinect e comandos de voz. Podemos dizer para ir para X lugar e fica ativo esse lugar. Podemos dizer para ir para X festival e o mapa fica ativo para esse festival. Sobre os idiomas compatíveis, a promessa é que terão imensos, para além de dialectos. Quando questionado se os idiomas são mais que os do próprio Kinect via dashboard, a resposta foi evasiva e não conclusiva, remetendo-nos para informações posteriores.

Cada automóvel poderá ser personalizado, podemos por exemplo alterar a pintura do carro, ou as suas característica no Festival. Sobre os carros o estúdio ainda não quer revelar na sua totalidade quais estarão presentes, apesar de já ter saído uma lista onde os fãs do jogo juntaram tudo aquilo que já foi mostrado. Podemos ver na lista carros da marca BMW, Lamborghini, Bugatti, Chevrolet, Dodge, Lotus, Mercedes e muitos mais.

Forza Horizon está longe de ser apenas um novo jogo anual para a série. Chega no final do ano em exclusivo para a Xbox 360 e promete levar a série para outros caminhos. Mais que lançar um jogo num mundo aberto, a Microsoft espera criar uma comunidade à sua volta, trazendo eventos por intermédio do Xbox Live, reforçando o seu apoio após o lançamento. As primeiras impressões foram agradáveis, apesar de sentir que o universo do jogo ainda estava muito vazio.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Forza Horizon

Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.
Comentários