Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sleeping Dogs - Antevisão

Um drama policial em mundo aberto.

Sleeping Dogs foi pessoalmente das melhores surpresas da E3 em Los Angeles. Também ajudou o facto de ter sido dos títulos com que tive mais contacto, com um "hands-on" ao sistema de combate, e depois uma apresentação à porta fechada com um dos produtores, onde pude ver mais alguns elementos do jogo.

Para os distraídos, Sleeping Dogs é basicamente um "sandbox" estilo GTA, que utiliza como pano de fundo a cidade de Hong Kong. O seu principal aspeto diferenciador em relação a outros jogos do género, ė o facto de se concentrar imenso nas lutas corpo a corpo, aproveitando a herança histórica que a China tem com as artes marciais. Mas não é só, Sleeping Dogs propõe-se a ser uma mescla entre ação, drama policial, shooter, com elementos RPG e perseguições automóveis.

O protagonista é Wei Shen, um agente especial da polícia (triad bureau of Hong Kong), destacado para se infiltrar numa perigosa organização criminosa que controla a cidade de Hong Kong conhecida como "Sun On Yee". Grande parte do interesse e potencial narrativo do jogo está exatamente na gestão destes dois papéis diferentes, que fará Shen ter que ser duplamente cuidadoso, ao mesmo tempo que luta por salvaguardar algumas relações pessoais com gente próxima e por quem nutre fortes sentimentos.

Durante a demonstração, o primeiro elemento que me chamou à atenção foi excelente detalhe nos cenários. A cidade de Hong Kong está muito bem retratada, vibrante em cores e luzes, com sinais e cartazes por todo lado, misturados com o que ainda resta da arquitetura tradicional daquele país. É um ambiente caótico e desordenado, sujo até, mas que como um todo transmite credibilidade e vida ao meio envolvente.

Esteticamente pareceu-me então muito conseguido, já as texturas estão melhores nos cenários do que nas personagens. As expressões faciais estão medianas, os olhos são muito complicados de animar é certo, e a espaços percebe-se um pouco do efeito "novela mexicana" durante os diálogos.

A demonstração começava com um pouco de navegação, uma perseguição em corrida pelas povoadas ruas de Hong Kong, e finalmente duas séries de cenas de combate. Pareceu-me haver ainda algum trabalho pela frente para ajustar o sistema de embates contra os elementos do cenário, mas foi divertido perseguir um tipo pela rua fora, evitando e saltando vários obstáculos utilizando simples comandos dependentes do contexto.

O combate resume-se a um botão para ataque, outro para agarrar, e finalmente um contra-ataque muito semelhante ao que fazemos na série Assassin's Creed da Ubisoft. Os golpes eram algo repetitivos, mas existirá todo um modelo de progressão por trás deste sistema que acrescentará mais variedade às lutas de mão nua, ou por outras palavras, ainda tínhamos acesso a muito poucos golpes.

Este sistema é completamente adequado à estética e tom da própria história, e sinceramente é delicioso sentirmo-nos poderosos sem uma arma na mão, apenas porque confiamos na nossa habilidade em artes marciais para sair vitoriosos numa situação de 1 contra 10. A última vez que senti isso foi há vários anos, com uma saudosa série chamada Shenmue.

Durante a demonstração à porta fechada foi-nos mostrado então um pouco mais do outro "lado da moeda", mais concretamente os tiroteios e perseguições automóveis. O sistema de tiro manual oferece animações bastante conseguidas, mas o que realmente me surpreendeu foram as perseguições com os veículos, e como podemos disparar para os carros inimigos enquanto um colega conduz o carro.

"Sleeping Dogs propõe-se a ser uma mescla entre ação, drama policial, shooter, com elementos RPG e perseguições automóveis."

Se dispararmos para o motor várias vezes o carro incendeia, mas o melhor é mesmo neutralizar os pneus provocando despistes de grande espetáculo com uma fugaz "cutscene" utilizada para ampliar a experiência. Isto é aliás visível noutros instantes do jogo, em alguns momentos "slow motion" quando fazemos um grande salto, evitamos um objeto, e claro, durante as lutas corpo a corpo. Os disparos a pé são mais tradicionais, com direito a momentos "bullet time" para eliminar vários adversários com segurança, tipo Max Payne.

Como referi anteriormente, todo este gameplay variado vai ter como pano de fundo um autêntico drama policial. Não me tenciono alongar neste aspeto, mas pelo pouco que nos mostraram/revelaram em relação ao desenvolvimento dos acontecimentos, fiquem descansados que vão ter vontade de perseguir e derrubar todo e qualquer membro da Sun On Yee, sem piedade.

No geral, Sleeping Dogs não inova em nada, mas pareceu-me fazer várias coisas bem, juntando elementos célebres de outros jogos de sucesso. Conto por isso com um jogo muito competente, que como ponto forte terá o fato de oferecer um enquadramento diferente, e que adicionalmente nos permitirá experienciar uma fantasia à Bruce Lee, quem não fica entusiasmado com isso?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Sleeping Dogs

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.
Comentários