Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PES 2013 - Antevisão

Já jogámos a versão deste ano e ainda falámos com a equipa de produção.

Uma das novidades da série Pro Evolution Soccer para este ano é a ausência de Shinji "Seabass" na liderança na produção de PES 2013, remetendo-se para o futuro da série, nomeadamente na projeção do Fox Engine da Kojima Productions no PES da nova geração. Mas a série está bem entregue para este ano, sendo agora liderada por Kei Masuda, um veterano.

Mas PES 2013 tem mais novidades para além das mudanças de liderança. A Konami promete um jogo extremamente refinado, mais dinâmico, imprevisível e fluído. São grandes chavões, principalmente se pensarmos que é um jogo que se renova a cada ano.

A temporada de PES começa cedo e já tive a oportunidade de poder jogar a versão deste ano, na Xbox 360, bem como poder ouvir diretamente da equipa produtora as novidades que os fãs poderão esperar no final do ano. A edição deste ano assenta em diversos pilares como novidades, pelo menos referente àquilo que já foi apresentado, pois questões como o online e Master League ainda não foram tocadas.

O estúdio promete que PES volta este ano como jogo de raiz, voltando-se para a essência do futebol, para o divertimento e liberdade. Funcionalidades tais como Player ID, PES Full Control e Pro Active IA são este ano cabeças de cartaz como estando num patamar bem acima do ano anterior. Mas também existem coisas novas, tais como o Dinamic First Touch, Deft Touch Dribbling, Full Control Response Defending e Manual Shooting. Tudo termos que definem uma jogabilidade mais fluída, dinâmica e em última instância, mais real.

As melhorias passam pelo controlo total do jogador e na forma como passa e direção correta. Na versão demo que pude experimentar tínhamos as equipas espanholas Real Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha e as equipas brasileiras Vasco da Gama, Corinthians, Flamengo e Santos, debaixo da Copa dos Libertadores. Se Cristiano Ronaldo é o rei europeu, no Brasil Neymar é a estrela de serviço. A escolha recaiu para um inevitável Real Madrid vs Barcelona, e para apimentar as coisas ainda pedi ao colega espanhol para entrar na peladinha no lado do Barcelona. Resultado? Uma hora passou e foi empate no final das partidas.

PES 2013 está diferente, principalmente na forma que os jogadores se comportam em terreno. Os passes e triangulações estão mais fluídas. Temos liberdade de passe no ar e chão e controlo total das ações pós recepção da bola, muito devido ao novo Dinamic First Touch. Por exemplo o Cristiano Ronaldo recebe a bola e no primeiro toque avança de imediato, num processo mais dinâmico e fluido. Podemos usar logo fintas ou simular, ou simplesmente trocar a bola. Já não existe aquela sensação de recepção, parar, virar e só depois arrancar.

Esta novidade é muito bem vinda, principalmente naqueles momentos de maior pressão atacante, quer nossa ou do adversário. Inicialmente parece estranho, mas quanto mais jogamos mais gostamos da ideia, pois por exemplo quando existe um passe para o meio campo, a meia altura, antes se tivéssemos pressão da defesa era complicado ficarmos com a bola e progredir ou fazer fintas de forma imediata. O jogador tinha a tendência a querer colocar a bola no chão e só depois arrancar com a bola jogada. O sistema ainda precisa de ser refinado, mas como um todo funciona, principalmente porque é dinâmico em relação à altura que a bola chega ao jogador.

"A Konami promete um jogo extremamente refinado, mais dinâmico, imprevisível e fluído."

No campo da IA, a grande melhoria verificada diz respeito aos guarda-redes e defesas. Os guarda-redes estão dotados de mais animações e as defesas são mais contextuais. Por exemplo, num remate à queima roupa, onde o guarda-redes nem tem tempo de abrir os braços, ele defende como pode, até mesmo com o peito ou braços. De realçar que devido a termos controlo total da força e direção da bola, temos agora que ter ainda mais cuidado com as reposições de bola em jogo. Esta característica leva em conta a "Skill" do jogador.

O mesmo se passa com o Manual Shooting. Foi-nos mostrado as melhorias a este respeito, nomeadamente no comportamento da bola em jogo e sua direção no remate. Em jogo jogado verificámos mais diferenças na forma que a bola rola de pé em pé, tendo comportamentos mais reais, mais aleatórios. No remate não consegui ver em profundidade esta funcionalidade, pelo menos não é aparentemente visível.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image

Pro Evolution Soccer 2013

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários