Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Trials Evolution - Análise

Há algo que precisas de saber sobre mim.

Não vale a pena começar com rodeios e tentar arranjar uma introdução elegante e cheia de estilo que vai mostrar o quão bem humorado consigo ser. A RedLynx é mesmo danada e foca-se mesmo em imprimir diversão e desafio nos seus jogos. Este estúdio Finlandês saltou para as luzes da ribalta em 2009 com Trials HD para o Xbox Live Arcade, jogo que conquistou a atenção das massas e que me deixou maravilhado. Desde então tenho seguido propostas similares como Joe Danger, Bike Baron para iOS e até mais recentemente MotoHeroz da própria RedLynx igualmente para iOS. Apesar de todos terem os seus pontos fortes e singularidades, não há nada como o primeiro amor, mas a RedLynx pode ter-se superado a si própria.

Trials Evolution é um jogo cujo nome diz tudo, não temos aqui qualquer revolução mas sim uma evolução, e de que maneira. Qualquer um que tenha tido o prazer de conhecer Trials HD, ou qualquer um dos derivados que motivou, sabe o que lhe espera aqui mas tendo em conta a evolução dos padrões qualitativos da própria indústria em si, não deixa de ser espantoso até que ponto o Evolution no nome faz sentido. Não é marketing, não é devaneio nem ausência de modéstia, é algo completamente justificado e entregue ao jogador.

Tal como há quatro anos atrás, tal como em HD, aqui em Evolution vamos controlar um condutor em cima de uma moto que tem como objetivo chegar ao fim do percurso. Tudo muito simples e direto mas quando temos leis da física ligeiramente alteradas e por vezes altamente exageradas, ultrapassar os obstáculos que nos são colocados ao longo de todo o percurso pode tornar-se em algo irresistivelmente desafiante. Recuperando a fórmula de jogo de corridas e plataformas em 2.5D, Evolution centra-se nos controlos simples e nas nuances impressas na gameplay que as relativamente poucas ações temos a desempenhar conseguem oferecer.

Acelerar, travar e balançar o corpo do condutor para trás ou para a frente, consoante achar-mos necessário para melhor abordar os diversos desafios que perigosas pistas nos colocam, é tudo o que temos que fazer. Quando temos uma combinação que junta uma curva de aprendizagem bem desenhada, uma sensação de crescente e respeitador desafio com um bom humor sempre constante então sabemos que podemos estar descansados e que este é o tipo de jogo que nos respeita enquanto jogadores e nos desafia enquanto pessoas.

Que tudo isto é do mais prazeroso que podem esperar encontrar no Xbox Live Arcade já se sabia, o melhor de tudo é quando verificamos o esforço feito pela RedLynx em elevar a experiência a todo um novo patamar. Criando um conceito que pode ser descrito quase como "sozinho mas com os amigos" que torna tudo muito mais intenso e cativante. Ao aceder ao modo principal de Trials Evolution vamos ter que entrar em vários percursos e dependendo da nossa prestação vamos ganhar uma medalha e dinheiro. As medalhas permitem aceder a novos desafios e o dinheiro permite comprar novos itens para personalizar o condutor e a mota mas estes não são os únicos incentivos.

"Criando um conceito que pode ser descrito quase como 'sozinho mas com os amigos' que torna tudo muito mais intenso e cativante.

Graças à abordagem adotada pela RedLynx temos sempre presente o nome dos nossos amigos que conseguiram as duas melhoras prestações na pista na qual estamos. Vemos o seu progresso em "tempo real" consoante vamos progredindo e temos uma sensação de constante desafio que une a comunidade, os amigos e nos deixa mais motivados pois dá desde logo um termo de comparação do mais direto que pode haver. É uma abordagem que até se pode considerar furtiva pois um dos elementos mais importantes da gameplay quase nem se nota e está a acompanhar-nos sem qualquer contorno de intrusivo.

Conquistar medalhas permite-nos tentar tirar uma nova carta de condução cujo nível serve como tutoriais que nos vão ensinando novas técnicas e melhores formas de abordar os crescentes desafios. Alternativamente vamos ter torneios com vários percursos e ainda desafios do mais estranho que pode haver, basta referir que num deles controlamos um OVNI e no outro é como andar de ski na lama. Tudo isto representa o irreverente e inteligente humor presente em todo o jogo e o design de percursos e cenários leva isso ainda mais longe ao homenagear algumas das mais famosas séries da atualidade. Algo que se destaca ainda mais é o facto de Evolution deixar os confins do armazém do anterior e levar-nos para percursos ao ar livre e em cenários que conseguem simplesmente espantar.

Ver uma moto a voar pelas trincheiras espalhadas por uma praia na qual aviões passam e largam bombas ou voar por um estranho lago com uma caserna no meio lembram-nos alguns momentos de famosas séries e até os seus nomes remetem-nos para esses mesmos jogos. Os desafios e a forma íntima como se relacionam com as exigências à gameplay fazem com que os exercícios de controlo e cálculo de timing sejam exigidos ao jogador. Tal vai sendo incutido ao longo da curva de aprendizagem e quando dá-mos por nós já estamos a tentar ter melhor prestação.