Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Lost Planet 3 - Antevisão

Regresso ao planeta gelado.

A Capcom reservou para a Captivate 2012 o anúncio de um novo jogo. Assim que os convidados souberam do alinhamento de apresentações, houve quem dissesse que se trataria de uma continuação de uma série ou invés de um novo produto, faltava saber qual. Mas ainda antes do evento arrancar, a Capcom fez questão de acabar com a indefinição que se estabelecia na mente dos mais curiosos e, para gáudio destes, começou por mostrar um trailer.

Nele vimos uma personagem a tentar fugir por uma zona interior, escurecida, correndo ao longo de um percurso labiríntico e que ganhava conotações de um laboratório. Trata-se de uma personagem masculina, barbuda e de cabelo comprido, que parecia ficar cada vez mais encurralada por uma série de monstros que se aproximavam vertiginosamente e com uma sede de morte do ponto onde se encontrava. E quando se formava a impressão de que iria ser esmagado por um conjunto de seres impiedosos, eis que esta personagem que envergava um fato que dava os primeiros sinais indicadores de familiaridade sobre o jogo em questão, consegue abrir uma escotilha e passar para o lado exterior, fechando-a antes que os monstros o atingissem.

Jim a nova personagem de Lost Planet 3.

Cá fora um manto de neve cobre o chão e parece isolar a estrutura de onde escapara por pouco o nosso protagonista. Se poucas dúvidas restavam naquele instante, imediatamente desapareceram. Confirmava-se assim um novo Lost Planet. É um anúncio prometedor, de tal modo que na apresentação reservada ao jogo no primeiro dia da Captivate 2012, a Capcom mostrou imensas sequências de jogabilidade, muito embora não tivessem disponibilizado uma demo para experimentar. De acordo com Andrew Szymanski, produtor da Spark Unlimited (Call of Duty: Finest Hour, Turning Point: Fall of Liberty e Legendary), Lost Planet 3 deverá ser lançado no princípio de 2013 para a Xbox 360, PS3 e PC.

Depois de dois episódios geradores de alguma controvérsia entre os fãs e crítica, a Spark Unlimited pretende voltar às origens da série, a uma fase promotora de imenso fascínio em virtude do enredo narrativo que envolvia a exploração de um planeta gerador de vida e com condições semelhantes ao planeta terra. Devido ao aquecimento global e subida da temperatura, o planeta entrou numa fase de declínio marcada por grandes nevões e difíceis condições de sobrevivência. Conta Andrew Szymanski que Lost Planet 3 pretende marcar o regresso às condições extremas. Por isso, depois de um segundo jogo com arco narrativo apontado ao futuro, marcado pela selva e ambientes mais comuns aos que vivemos, temos agora um regresso ao passado, anos antes dos acontecimentos que tiveram lugar em Lost Planet.

A ligação entre ambos os jogos será de tal modo evidente que um dos pontos que opera a ponte advém dos pontos de energia termal que Wayne encontrava. Tudo isso foi trabalho de uma série de humanos sobreviventes como Jim, o novo herói do jogo, que foram colocando uma série de "data posts" que permitiram inclusivamente a Wayne recuperar energia termal, um recurso escasso, detido por criaturas letais denominadas Akrid, mas vital para a sobrevivência dos poucos humanos que resistem às duríssimas condições do planeta.

"Lost Planet 3 pretende marcar o regresso às condições extremas."

As Akrid estão de volta em grande número.

No fundo, o produtor de Lost Planet 3 pretende destacar dois elementos fulcrais para a experiência. Sobrevivência e exploração. Aproximando-se da versão original, o jogador terá de enfrentar criaturas que se adaptaram ao frio (pois possuem a energia termal), os Akrid, como forma de sobreviver, mas será fundamental explorar os recursos do planeta gelado.

Jim vive numa colónia com a mulher, onde estão concentrados mais humanos sobreviventes e onde também existe um hangar enorme onde repousam os Utility Rigs, uma espécie de mechs ou VS's. A diferença para estes é que os Utility Rigs são realmente colossais e uma autêntica máquina de batalha e adaptada a resistir às hostis condições. Jim comanda um deles. O acesso ao ponto de comando faz-se a partir de um puxador automático que o recolhe junto do chão e o iça até ao ponto mais elevado.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Lost Planet 3

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários