Nintendo não vai apostar em tecnologia cara para a Wii U

"Os gráficos não são tudo".

O presidente da Nintendo, Saturo Iwata, referiu que a companhia não irá apostar em tecnologia cara para fazer frente aos rivais da Wii U.

Numa sessão com os investidores, Iwata referiu que, apesar da nova consola oferecer gráficos de grande qualidade, a companhia espera apostar mais em outras áreas.

"Como vamos apresentar a Wii U na E3 deste ano os anúncios mais detalhados terão que esperar até lá, mas estamos com o objetivo de criar um sistema que não será forçado a competir com os outros onde os rivais lutam apenas com muitos dos recursos das produtoras e com longos tempos de desenvolvimento como as suas armas," disse ele.

Iwata acrescentou também que a Nintendo sempre adotou a máxima 'o tamanho não é tudo' no que diz respeito ao desenvolvimento de software e de que isso irá continuar com a Wii U.

"Olhando para o software das consolas domésticas, existem alguns títulos pelos quais gráficos muito ricos podem ser reproduzidos no ecrã em HD e que pedem que um grande número de produtores gastem muito tempo a desenvolvê-los."

"Essa é uma das verdades a que um certo número de jogos têm que estar preparados, ou os consumidores não ficarão satisfeitos. Mas nós não pensamos que todo e qualquer software deva ser criado dessa forma."

"Quando olham para o software da Nintendo, gráficos extraordinariamente ricos, grandes doses de gameplay e efeitos surpreendentes não são necessáriamente o ponto atraente. Na verdade, é importante para nós que os nossos jogos sejam também apelativos de outras formas."

Iwata deu como exemplo a série Rhythm Heaven, insistindo que, "se tivéssemos adoptado gráficos foto-realistas, teria perdido muito do seu apelo."

"Para nós não é necessário empregar um grande número de pessoas para desenvolver esses jogos," continuou, dizendo que, mais do que nunca, a Nintendo está a ter parcerias com as third parties quando precisa que sejam desenvolvidos jogos com gráficos mais complexos.

"Quando precisamos de muito poder e temos falta de recursos internos, colaboramos com recursos externos e colocamos os recursos necessários onde eles são precisos. Estamos a aumentar a frequência no que toca a trabalhar com produtoras externas onde antigamente trabalhavam apenas o Sr. Miyamoto e os nossos produtores internos."

"O que é importante é não diminuirmos o que podemos fazer," acrescentou ele. "Em vez disso, temos de criar um leque dinâmico que possa agradar aos consumidores."

Iwata referiu a série The Legend of Zelda como uma das franquias que irá certamente beneficiar da potência adicional da Wii U.

"Como mencionei, é verdade, que em algumas áreas do software, precisamos de envolver o poder com os jogos," afirmou ele.

"Tomem como exemplo a franquia The Legend of Zelda, os fãs deverão estar à espera de ver grandes representações gráficas quando o jogo for lançado para a Wii U. Quando for necessário, não hesitaremos em mostrar os nossos recursos."

Comentários (60) Latest comment 4 meses atrás

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

  • Immortality #1 4 meses atrás

    Disseram o mesmo da Wii.

    Comprei-a, detestei-a e nunca mais toquei nela.
  • johny_19 #2 4 meses atrás

    estes senhores sempre a dizer que os gráficos não importam, e que os gráficos não são tudo, etc... bem isto não augura nada de bom.. até parece que não estão seguros das qualidades da consola.
  • Trip_0 #3 4 meses atrás

    @Immortality Andaste a comprar os jogos errados.
  • lord2011 #4 4 meses atrás


    Gráficos não são tudo, concordo.
    Ao tamanho da consola, tanto faz que seja grande ou pequena.
    Em relação aos jogos continuem a fazer o que têm feito, com inovação em cada jogo.
  • lord2011 #5 4 meses atrás

    @Immortality
    Não jogaste os grandes jogos.
  • venajko1 #6 4 meses atrás

    Só quero bons jogos e bom apoio das produtoras...mais nada!
  • sdsurfrs #7 4 meses atrás

    Como eu sempre falo p um amigo meu noob "JÁ VAI CHORA ANTES DE COMEÇA O BAGULHO?!?"

    Brincadeiras à parte, a Nintendo sempre aposta mais na diversão, por isso que até hj eu ainda jogo Mario Kart 64 e não consigo enjoa desse jogo.
    Editado por sdsurfrs às 30/01/12 @ 19:21
  • finexi #8 4 meses atrás

    Não foi bem isto que a Nintendo disse, isso de não apostar em tecnologia high-end.


    A Wii U vai ser uma máquina poderosa, porém não quer dizer que todos os jogos tenham de usar esses recursos só para altes gráfiques. E foi isto que eles disseram: que não vão apostar nos altes gráfiques, em termos de software, como ponto de referência para a Wii U em todos os jogos deles, mas têm as ferramentas prontas para se as third parties o quiserem fazer.
  • Trip_0 #9 4 meses atrás

    Com este tipo de notícias é que dá para ver quem é, como é que se diz..graphics whore. A consola em termos de poder vai ser melhor que a PS3 e a 360 e o suficiente para fazer jogos bonitos. Mas isso é o que menos interessa. O que se quer é jogos.
  • metallicasf #10 4 meses atrás

    @johny_19 "até parece que não estão seguros das qualidades da consola."

    A mim deu-me a entender o contrário. O que parece (PARECE! Não sou o Pachter) é que estão tão seguros de que o que vão oferecer para divertir é tão bom que os gráficos passam assim a assumir um papel secundário, tal como fizeram com a Wii.

    Se isto será bom ou não... não sei. Ao contrário de muita gentinha, eu primeiro jogo depois digo mal. Ou bem! Try me Nintendo :)
  • pteixeira #11 4 meses atrás

    Só não capem muito. Sendo PS3-like tá bom. Zeldinha HD *o*
  • H3RO #12 4 meses atrás

    "Os gráficos não são tudo"

    Então em Portugal muitas pessoas não a vão comprar...
  • Bernkastel #13 4 meses atrás

    Pronto já não vai fazer sucesso cá.
  • venajko1 #14 4 meses atrás

    @Bernkastel
    Não necessariamente...a Wii comeu muito mercado à ps3 por cá desde que a Nintendo apostou na publicidade em Portugal!Quase toda a gente que conheço tem uma wii por exemplo lol
    Editado por venajko1 às 30/01/12 @ 19:29
  • OmniSlash #15 4 meses atrás

    A Nintendo inova em tanto mas nao consegue inovar nos gráficos? Não se inova só no truques de treta de hardware. Gráficos não passam só por ser realistas, e viu-se em jogos como Rayman, Trine, Deus Ex, entre outros. Se calhar se a Nintendo sai-se da zona de conforto dos seus titulos dos 80's conseguia perceber isso e tentava não só fazer jogos realistas (ao ponto de desafiar grandes engines como o Frostbite e o CryEngine) e mesmo assim fazer jogos bonitos e artísticos. Mas ao apostar apenas em jogos com um estilo cartoony e já adquirido, é dificil progredir. Vejam por exemplo a ND, que passou de Crash para Uncharted ou da Insomniac do R&C para Resistance.

    Porque vamos lá ser claros, o que é mais bonito, um jogo com falta de texturas, má iluminação e problemas de anti-aliasing ou algo mais à frente? As características técnicas também são importantes.

    Espero que isto não seja uma tentativa da Nintendo de se desculpar por ir apostar outra vez no mercado casual.
  • Luko #16 4 meses atrás

    Sim, os gráficos não são tudo, mas também não se pode desquecer que são muito importantes para os gamers.
  • Trip_0 #17 4 meses atrás

    @OmniSlash Inovar nos gráficos?? O que a Nintendo conseguiu fazer com o hardware da Wii é de louvar.
  • No_smoke #18 4 meses atrás

    Realmente a comunidade Gamer está cada vez mais degradada. É só miúdos irritantes, que julgam que um jogo só é bom se tiver grandes gráficos. Gente que provavelmente nunca soube o que era jogar na era do Gameboy, da Nes ou até mesmo da MegaDrive. Agora as pessoas só vêm gráficos e mais gráficos à frente.É evidente que os gráficos também são uma componente do jogo, mas não o definem, nem de perto. Para mim, apesar dos gráficos serem o que mais salta à vista, são ao mesmo tempo o elemento do qual mais rapidamente me abstraio. Jogabilidade, narrativa, originalidade, diversão ou até mesmo a banda sonora, são elementos bem mais importantes na minha opinião. Mas pronto, fiquem lá com os "altos gráficos".
  • venajko1 #19 4 meses atrás

    Omnislash

    Para ti não sei mas eu pessoalmente gosto mais disto no que toca a visual...








    do que isto...






    Ou seja...não estou minimamente preocupado com os graficos que a consola vai proporcionar lol
    Não desgosto do que postei em baixo,mas prefiro muito mais o visual que postei em cima...
    Editado por venajko1 às 30/01/12 @ 19:43
  • maiksonstrife #20 4 meses atrás

    Muito pirralho pedindo graficos e jogos "hardcore"

    Essa gente nunca conseguirá terminar um unico Zelda ou um Metroid, são muitos desafios, puzzles, game overs, exploração, Leitura...

    Mas fazer o que, não é hardcore e não tem um checkpoint a cada 5 segundos e graficos ultra realistas.
  • finexi #21 4 meses atrás

    @OmniSlash A Nintendo não inova nos gráficos? Já ouviste falar no Mode 7? SNES? N64? Gamecube?

    E atira-te ao rio se pensas mesmo que a Nintendo nem a nível artístico faz boas coisas. Só um otário grande pode pensar isso. Basta ver o que fizeram com Skyward Sword, DKCR, Kirby's Epic Yarn e com os Galaxy.
  • Trip_0 #22 4 meses atrás

    @venajko1 Edit: A img não funcionou. Buuut, YOU're Awesome.
    Editado por Trip_0 às 30/01/12 @ 19:46
  • TiagoMedeiros #23 4 meses atrás

    Realmente os gráficos não são tudo, mas duvido alguem aqui que queira jogar um jogo feio.
  • Trip_0 #24 4 meses atrás

    @TiagoMedeiros E jogos como o Okami ou Wind Waker ou mesmo Chrono Trigger são feios? Serão sempre bonitos.
  • Bernkastel #25 4 meses atrás

    Mas ao apostar apenas em jogos com um estilo cartoony e já adquirido, é dificil progredir. Vejam por exemplo a ND, que passou de Crash para Uncharted ou da Insomniac do R&C para Resistance.
    Yep, grande exemplo. Uma salva de palmas para os senhores que passaram de jogos com um estilo inconfundível para shooters genéricos.

    Enfim, lavagem cerebral.
  • DIFUNTO666 #26 4 meses atrás

    se for ver bem a nintendo sempre ficou atrás em graficos, acredito eu que só o game cube que deu uma melhorada boa em comparação aos rivais =)
  • NintendoLove #27 4 meses atrás

    Grande nintendo, como sempre um passo à frente dos adversarios que so pensam em graficos.

    Inovação acima de tudo!
  • Trip_0 #28 4 meses atrás

  • lord2011 #29 4 meses atrás

    @DIFUNTO666
    Na verdade foi a N64 que ficou muito à frente das concorrentes.
    A Gamecube ficou em 2º, a NES em 1º, a SNES não sei e a WII em 3º.
    Em termos de potencia.
  • Eloy_panda #30 4 meses atrás

    E3 2012 meus amigos!
  • cybertuga #31 4 meses atrás

    @LosFabyos

    Segundo o teu profile aqui na eurogamer:

    "Sou admirador dos games, joguei desde o Atari até PS3. Minha mente é uma biblioteca de jogs."

    Se dizes que a Wii U é para crianças essa tua biblioteca é muito limitada, coitada.
  • SummonerPascal #32 4 meses atrás

    Não são tudo, concordo, mas vá-se lá saber o que passa na cabeça dos graphic whores (que infelizmente, constituem uma grande parte dos gamers de hoje em dia).
  • rmmr #33 4 meses atrás

    porque quer mais lucro
  • Leandrordnael #34 4 meses atrás

    Se for mais poderoso que o ps3 e ter um preço muito acessivel, vai vender muito!
  • metallicasf #35 4 meses atrás

  • D.Mata #36 4 meses atrás

    Verdade, os gráficos não são tudo, tal como tudo o resto têm é de saber aproveitar cada recurso que a consola oferece.
  • D.Mata #37 4 meses atrás

    Apesar de um jogo ser mais ao estilo de Cartoom que outro não significa que é pior graficamente porque existem muitíssimos bons jogos com altos gráficos nesse estilo.

    @venajko1 gosto de todas as imagens que colocaste mas acho que isso é mais uma questão de gosto de estilo do que de gráfico propriamente porque existem estilo do de cima com muito mais gráfico que os de baixo apesar de que visualmente poder transmitir o contrario devido ao seu estilo, Zelda por exemplo.


    --------------


    Okami é, para mim, uma obra prima e isso é sinal de altos gráficos, não tem de estar propriamente de ter grandes texturas wherever

    Existem muitos jogos lindos visualmente ao invés dos habituais conhecidos como lindos, e isso também é alto gráfico, penso.
  • Xtroby #38 4 meses atrás

    Nintendo... I'm sorry but I'm a Xbox and PS dude!
  • maiksonstrife #39 4 meses atrás

    UI, he talks english to appear more smart than others!
  • ZE_SLB #40 4 meses atrás

    Não interessa apostar muito em gráficos... porque no fim temos uma consola com grandes gráficos mas muito cara, com jogos muito caros e se a consola não tem sucesso é um murro no estomago para a marca.
    A Nintendo aprendeu isso com a N64 e com a Gamecube. A Sony tendo em conta a PS Vita parece que ainda não aprendeu a lição, e segundo os rumores da nova Xbox parece que a Microsoft vai pelo mesmo caminho da Nintendo.

    Não digo que gráficos ao nível da Wii são bons e que é o que toda a gente quer... mas para uma nova consola dar um salto gráfico da Wii para 2x a Xbox 360 com um comando que tem tudo para ser um novo sucesso, é suficiente tanto para o publico da Nintendo (hardcores!!! :P) como para o publico casual da wii porque no fundo o que todos nós queremos são os jogos da Nintendo independentemente dos gráficos ou da forma de jogar...


    Agora em relação á Sony e à Microsoft, o seu publico é virado para os gráficos e se a próxima consola não tiver muito melhores gráficos do que a actual geração (ATI HD 6670 EPIC FAIL!!!) duvido que tenham qualquer hipotese contra a Wii U e o resultado final deverá ser igual ao da actual geração de consolas: 1º Nintendo, 2º Microsoft e Sony.
  • Nosferatus #41 4 meses atrás

    @finexi
    Bem visto.
    Tenho estado a jogar FF6, que faz uso intensivo do Mode7. É de facto impressionante o que a SquareSoft conseguiram fazer em 1994, numa consola 16 bits, e obter um resultado de tão elevado nivel, graças em parte a essa tecnologia desenvolvida pela Nintendo.
  • Pres__Shinra #42 4 meses atrás

    Concordo! mais uma vez aNintendo a comentar com muita cabeça, é por isto q gosto da Nintendo
  • DSCENCE #43 4 meses atrás

    de fato gráficos não são td + será interessante ver e jogar zelda em 1080p!
  • Xogum #44 4 meses atrás

    Se lançarem o Battlefield e Call of Duty com gráficos melhores que PS3 e XBOX360 na Wii U sem problemas!!!
    Eu compro e não reclamo mais!!!!
  • Bernkastel #45 4 meses atrás

    Que ideia! É que Resistance e as partes shooter de Uncharted são coisas nunca antes vistas. Nem há dúzias de jogos a fazer a mesma coisa nesta geração nem nada.

    Crash, Jak e Ratchet eram originais. Resistance é genérico e Uncharted safa-se por não se concentrar totalmente na vertente shooter.
  • DGBZ #46 4 meses atrás

    LOL esta nintendo tem graca! OS GRAFICOS NAO SAO TUDO MAS FIZERAM UMA TECH DEMO A MOSTRAR GRAFICOS SUPERIORES AOS DA GERACAO ACTUAL.. PORQUE ENTAO? Se nao sao tudo entao continuavao com os mesmos graficos da WII nao acham seu espertos? Olha me esta EHM..:cool:
  • DGBZ #47 4 meses atrás

    @ZE_SLB A sony vai a frente da microsoft nesta geracao.. isto é em termos graficos e exclusivos claro, agora a microsoft ganha a sony em umas outras coisas.
  • Tachiki #48 4 meses atrás

    Penso que a questão com os gráficos tem a ver com o facto da Nintendo fabricar o seu hardware e produzir o seu próprio software, não tendo grande apoio das third parties como a MS e a sony possuem.
    Se nesta geração a Wii fosse uma ps3 ou uma xbox 360, veríamos os seus maiores títulos de uma forma mais escassa e com um maior espaço de tempo de lançamento entre si...(ainda mais,lol), mas provavelmente também teriamos jogos como Bayonetta, Mass Effect 2,etc...
    Os gráficos não são tudo, mas o software é, e para além do serviço online espero que esse problema seja corrigido com a Wii u, porque a wii teve bons jogos, mas não tão frequentemente como as outras.
  • KryptonLion #49 4 meses atrás

    @DGBZ
    Editado por KryptonLion às 31/01/12 @ 00:29
  • DGBZ #50 4 meses atrás

    @KryptonLion isso mesmo fanboy da nintendo! espera ke a ps4 e a 720 te cossam.
  • No_Fear #51 4 meses atrás

    "Uncharted safa-se por não se concentrar totalmente na vertente shooter. "

    É com cada pérola que leio aqui e depois ainda leva com karma positivo.
    O Uncharted é só considerado pelos especialistas na matéria, como comprovam as reviews, um dos melhores jogos desta geração de consolas.

    Ainda bem que a Naughty Dog resolveu INOVAR e sair da sua zona de conforto e criado um Uncharted que é simplesmente inesquecível para quem o jogou.
    Sim porque eles podiam ter continuado a lançar Crash Bandicoots e Jak and Dexters em 1080p como fazem outras rivais mas nesse caso o mais certo era não ter comprado uma PS3...

    Este artigo comprova aquilo que penso sobre a Nintendo nada mais...
  • mig #52 4 meses atrás

    @No_Fear

    Mas porquê,o Crash e o Jak não eram bons queres ver?Ah espera,não tinham gráficos ultra realistas nem tiros nem sangue logo nem valia a pena.Mentalidade triste.
  • CALDAS #53 4 meses atrás

    acho que alguns aqui não sabem ou não querem ler, o homem só disse que não vai se preocupar em todo jogo estar mostrando o poderio gráfico do novo console, e que a preocupação maior é sempre com a diversão, porém se precisar de poder gráfico o console tem pra dar. ok!
  • HENRI7 #54 4 meses atrás

    pelo menos para mim é uma parte extremamente importante num jogo o detalhe gráfico em conjunto com a jogabilidade num hardware poderoso obviamente :wink:
  • sdsurfrs #55 4 meses atrás

    Só quero ver o novo Mario e Mario Kart, só isso, vão ser monstruosos, nossa me deu uma vontade de compra o antigo Wii n sei pq.
  • venajko1 #56 4 meses atrás

    @No_Fear
    Resolveu Inovar?inovar não é a palavra correcta...decidiram ir por outros caminhos de forma interna(fazer algo diferente dentro do próprio estúdio)!Uncharted é um bom jogo,mas não tem a personalidade que Crash e Jak tinham...pelo menos para mim,não!
    Desde que Jason Rubin saiu a ND mudou muito...
    Editado por venajko1 às 31/01/12 @ 12:13
  • Juminha #57 4 meses atrás

    @KryptonLion isso mesmo fanboy da nintendo! espera ke a ps4 e a 720 te cossam.
    É com cada pérola que leio aqui e depois ainda leva com karma positivo.
    Editado por Juminha às 31/01/12 @ 14:26
  • DomLu #58 4 meses atrás

    E não dá pra fazer jogos com gráficos high end e ainda por cima inovar na jogabilidade e diversão? Isso é desculpa... Na verdade eles querem um hardware barato pra vender mais barato e na quantidade terem lucro. Gosto dos jogos da Nintendo, mas gráficos são importantes tb, sim! Aliás pra mim metade da diversão, pelo menos na primeira jogada está em ver gráficos bons... Chama-se "imersão". Gráfico não é tudo mas ajudam e muito!!!
  • miguelcmb #59 4 meses atrás

    @LosFabyos
    Não é isso. A Nintendo passou a apostar também nos jogos dirigidos a jogadores casuais, mas continua a produzir jogos muito bons focados no público mais antigo. Não podes dizer que a Sony (com as dezenas de jogos casuais para o Move) e a Microsoft (com os jogos casuais para o Kinect) só produzem jogos para jogadores hardcore.
  • Ashyam #60 4 meses atrás

    @luis_matador_1
    Penso que o que ele quis dizer (e se for o que penso, então concordo inteiramente com ele) é que deixaram, ou pelo menos puseram de lado para já, de produzir essas grandes franchises para produzirem shooters (bons ou não não é o que está em causa para mim) por agora estarem na moda (e o dinheiro, diga-se de passagem). Eu admito que fiquei bastante triste por saber que iam parar de produzir para já Jaks e Ratchets (♥) para meterem mais shooters no mercado. Mas isso sou eu, pronto. O que sei que não falta é gente por aí que agradece a "mudança de ares", por isso ao menos alguém ficou contente.